Olá Amigos!
Os Mestres – A Hierarquia do Planeta e as Iniciações
Tudo o que irei escrever não está provado por provas concretas e indesmentíveis. Baseio-me nas explicações transmitidas a A. Bailey pelo mestre DJWAL KOOL – o Tibetano – mas tenham sempre presente as palavras do BUDA:
– Só devemos acreditar num escrito, numa doutrina ou numa afirmação, quando a nossa razão e a nossa
experiência íntima as confirmem.
Portanto, eu transmito-vos um resumo do que estudei e li, e cada um é livre de acreditar ou não no que vai ouvindo.
O que mais me seduziu na doutrina da Escola Arcana, foi saber e acreditar que há uma Hierarquia viva no Planeta em que vivemos, que é constituída pelos Mestres da Sabedoria que velam por nós e tentam ajudar a Humanidade.
Não estamos sós, como nunca estivemos e se, durante muitos milhões de anos, os Mestres se mantiveram num relativo silêncio, vivendo um pouco à parte dos homens, hoje vamos aproximando da época em que ELES novamente virão viver entre nós, física e etéricamente, e em que nós seremos capazes de os ver e contactar diariamente com ELES, como já alguns de nós, mais evoluídos, o fazem hoje.
Antes de entrar propriamente no tema Hierarquia, quero lembrar para todos vós a constituição do homem, que é essencialmente tripla:
Assim, temos:
1º A MONADA, ou Espirito Puro, O Pai nos Céus;
O homem só entra em contacto com ela aquando das últimas Iniciações, quando se aproxima do fim da sua viagem e se tornou perfeito.
2º O EGO, ou Eu Superior, ou a Individualidade, ou a Alma.
O Ego começa a fazer sentir o seu poder nos homens avançados e de maneira crescente, ainda sobre o Caminho da Provação, até que à 3ª Iniciação, o domínio do Eu Superior sobre o Eu Inferior seja perfeito e que o aspecto mais elevado comece a fazer sentir a sua energia.
O Ego reflecte-se na 3ª junção ou Personalidade, ou Eu Inferior – o Homem sobre o Plano Físico.
Este aspecto do homem físico é triplo:
Corpo Mental – ou Manas Inferior
Corpo de Desejos – Corpo Astral
Corpo Físico e Corpo Etérico – ou corpo físico denso.
A evolução tem por fim levar o homem à realização do aspecto Egoico e de submeter a natureza inferior à sua vontade.
Isto vai-se fazendo ao longo de inacreditável número de vidas e de reencarnações e, à medida que vamos passando pelas diversas Iniciações de que falarei mais adiante.
Para melhor compreender certos factos devo relembrar o seguinte; que vem explicado em vários livros de ocultismo da nossa época e sobre o que é bom reflectir:
“Em 1º Lugar: – Para crear o Sol e os 7 Planetas Sagrados que compõem o nosso Sistema Solar, o nosso LOGOS Solar empregou a matéria que já possuía determinadas qualidades, adquiridas em evoluções anteriores, pois como sabem, nós encontramos-nos a meio do caminho: já vimos de qualquer lado e iremos para outro a partir daqui.
Em 2º Lugar: – Toda a manifestação é de natureza Setenária e a Luz Central, que chamamos Deus, o único Raio da Divindade, manifesta-se primeiro como triplicidade e depois como Setenário – O Deus Único manifesta-se por Deus Pai – Deus Filho e Deus Espírito Santo, e estes três são de novo reflectidos pelos “Sete Espíritos perante o Trono” – ou pelos sete LOGOS Planetários.”
O Raio Único, que se manifesta pelos 3 Raios Maiores e os 4 Raios Menores, formando assim o Divino Setenário ou Sete Raios.
O Raio que os sintetiza todos é o grande Raio AMOR-SABEDORIA; porque Deus é Amor.
” 3º Lugar: – Os 7 Planos de Manifestação Divina ou os Sete Planos Maiores do nosso sistema solar, são apenas os 7 sub-planos em que se divide o Plano Cósmico mais baixo.”
O assunto é de uma complexidade extrema e apenas podemos ficar com uma ideia geral do plano – se pensarmos que só os mais elevados dos Anjos e dos seres Perfeitos começam agora a conceber a estrutura real do Plano – e que o Homem médio, a cuja categoria pertencemos, só é plenamente consciente no Plano Físico, parcialmente no Plano dos Desejos e Emoções, e que apenas começa a desenvolver a sua consciência no Plano Mental é evidente que a compreensão dos dados cósmicos poderá apenas ser rudimentar. A nossa capacidade de compreensão é muito limitada e aquilo que aceitamos como um facto sob o ponto de vista humano, pode não o ser sob o ponto de vista da Hierarquia, que é composta de Seres muito mais evoluídos.
Assim, nós não podemos ainda compreender o princípio que opera através do caleidoscópio incessante dos sistemas solares, dos raios, das hierarquias, dos planetas, dos planos, dos sistemas de Evoluções, das raças e sub-raças, que nos parecem incompreensíveis, mas que para os Mestres se sucedem em ordem e segundo o plano previsto.
Um abraço
Maria