BHAKTI-YOGA

Olá amigos

BHAKTI-YOGA

Bhakti Yoga é a verdadeira e sincera busca do Senhor.
Bahkti é o amor intenso por Deus!

Quando o homem alcança Bhakti, ama todos os seres e a nenhum odeia; fica satisfeito para sempre.
Este amor não pode ser reduzido a nenhum beneficio terreno.

Bhakti é maior que Karma-yoga, maior que raja-yoga; pois enquanto estas pressupõem um objectivo, Bhakti encerra em si a sua própria fruição, os seus próprios meios e o seu próprio fim.

Entre o Conhecimento (Jnana) e o Amor (Bhakti) não há, realmente, grande diferença.
A grande vantagem de Bahkti é que constitui o caminho mais fácil e mais natural para alcançar o grande fim divino que nos propomos!
A sua grande desvantagem está em que, nas suas formas inferiores, degenera frequentemente em deformante fanatismo. Porém esse perigo não existe senão na etapa preparatória. Quando Bhakti amadureceu, não há que temer qualquer dessas odiosas manifestações de fanatismo.
A alma invadida por tal forma superior de Amor, está tão próxima de Deus que não pode converter-se no instrumento para a difusão do ódio.

Não nos foi dado a nós, nesta vida, poder construir harmoniosamente o nosso carácter. No entanto, sabemos que o tipo mais nobre de carácter é aquele onde os 3 elementos: Conhecimento, Amor e Yoga-estão harmoniosamente fundidos.

Aquele que segue o seu guru, ao fazê-lo, considera que a sua obediência é o seu único fim.

A meditação, por outro lado, é a recordação constante (do objecto no qual se medita), como a corrente ininterrupta do azeite quando é vertido de um recipiente para outro.

Quando se conseguiu essa espécie de recordação de Deus, todas as ligaduras se rompem.
Essa recordação é como a visão. Quando aquele que está longe e próximo é visto, os laços do coração se rompem, toda a duvida se desvanece e todos os efeitos das nossas acções desaparecem.
O facto de conhecer, que é a mesma coisa que uma adoração sempre repetida, foi descrito como recordação continua…assim, a memoria que é elevada a uma altura equivalente à percepção directa, está indicada como um meio de libertação.

Isto não pode ser alcançado pelas diversas ciências, nem pelo intelecto, nem pelo estudo das escrituras.
Isto quer dizer que o mero facto de ouvir, pensar e meditar não é o meio de alcançar isto.

O que é intensamente amado, é buscado; quem O ama intensamente, converte-se nele, no mais amado. E o Senhor ajuda: ” Aqueles que estão constantemente dedicados a Mim e Me adoram com Amor, eu dou à sua vontade a direcção pela qual eles Me vêem e vêm a Mim”. Aquele para quem esta forma de percepção directa é uma recordação constante é muito querido, porque lhe é querido o Objecto dessa percepção memorial.
Essa recordação constante é Bhakti! E tudo o que essa pessoa faz é SERVIÇO!

Um abraço
Maria