Autor Tópico: O Tesouro Espiritual - Allan Kardec  (Lida 9511 vezes)

Offline Onurb

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 112
  • Karma: +0/-0
O Tesouro Espiritual - Allan Kardec
« em: Julho 27, 2008, 19:40:52 pm »

Nascido em Lyon, França, no dia 3 de Outubro de 1804 e desencarnado em Paris, no dia 31 de Março de 1869.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------





---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vamos também ver o que diz este irmão!

Um abraço a todos
Om Mani Padme Hum


Offline Cascais

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 97
  • Karma: +3/-0
Re: O Tesouro Espiritual - Allan Kardec
« Responder #1 em: Julho 27, 2008, 23:24:28 pm »
Companheiros

Eis um grande Ser Humano!

Lutou por um ideal. A sua filosofia Espírita deixou para a humanidade muitas obras literárias de valor elevado. Hoje todo o Planeta Terra tem acesso às suas obras Reais que nos elucidam  que  somos seres viventes em almas encarnadas.
Para o meu entendimento uma máxima dele "quando sairem da ignorância ninguem cobra centimo pela ajuda ao seu semelhante".

Um abraço
Cascais
 

Offline Cascais

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 97
  • Karma: +3/-0
Re: O Tesouro Espiritual - Allan Kardec
« Responder #2 em: Julho 31, 2008, 20:42:54 pm »
Companheiros

Deficiências Mentais

Allan Kardec

Em 1860 apresenta a narrativa de uma evocação feita na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, no dia 25 Maio obteve informações de um Espírito que animava o corpo de um rapaz de 13 anos, cuja capacidade intelectual estava muito abaixo da faixa considerada normal (idiota).
O rapazinho com 13 anos, cujas faculdades intelectuais são de uma tal nulidade que nem conhece os pais.
Existia nele uma paragem completa do desenvolvimento em todo o sistema orgânico. Pensaram que poderia ser assunto interessante de estudo psicológico.
Começaram a pedir se poderiam evocar o Espírito dessa criança?
A resposta foi dada na reunião espiritual que poderiam evoca-lo como se fosse um morto.Supomos que a evocação pode ser feita a qualquer momento. - Sim. Sua alma se liga ao corpo por laços materiais, mas não espirituais. Ela pode desprender-se.

1º_ Feita a evocação o Espírito respondeu.  Sou um pobre Espírito, ligado à Terra como uma ave por um pé.

2º_ Em vosso estado actual, como Espírito, tendes consciência de vossa nulidade no Mundo (terra)?
     Certamente: sinto bem o meu cativeiro.

3º_ Quando vosso corpo dorme e vosso Espírito se desprende, tendes as ideias tão lúcidas quanto se tivésseis em estado normal ? Quando meu corpo infeliz repousa, estou um pouco mais livre para me elevar ao céu a que aspiro.

4º_ Como Espírito experimentais um sentimento penoso do estado corporal ? Sim, pois é uma punição.

5º_ Lembrai-vos da vossa existência anterior ? Oh, sim ! Ela é a causa de meu exílio actual.

6º_ Como pode vossa existência actual servir ao vosso progresso, no estado de nulidade em que estais ? Ela não me é nula perante Deus.

7º_ Prevedes a duração da existência actual ? Não: mais alguns anos e voltarei à minha reencarnação.

8º_ No estado de vigília tendes consciência do que se passa em vosso redor, a despeito da imperfeição dos orgãos ? Vejo, entendo,mas o corpo não compreende nem vê.

9º_ Podemos fazer-vos algo de útil ? Nada.

As preces são sempre boas e agradáveis a Deus. Na posição deste pobre Espírito, elas não lhe podem servir: servirão mais tarde, pois Deus as deixa de reserva.

A seguir, Kardec anotou esta observação
Ninguém desconhecerá o alto ensinamento moral que decorre desta evocação. Além disso, ela confirma o que sempre foi dito sobre os idiotas. Sua nulidade moral não significa nulidade do Espírito, que, abstracção feita aos órgãos, goza de todas as faculdades. A imperfeição dos órgãos é apenas um obstáculo à livre manifestação das faculdades: não as aniquila. É o caso de um homem vigoroso, cujos membros fossem comprimidos por laços. Sabe-se que, em certas regiões, longe de serem objectos de desprezo, os cretinos são cercados de cuidados benevolentes. Este sentimento não brotaria de uma intuição do verdadeiro estado desses infelizes, tanto mais dignos de atenções quando seu Espírito, que compreende sua posição, deve sofre por se ver como um refugo da sociedade

Um Abraço
cascais 
 
« Última modificação: Agosto 01, 2008, 01:17:32 am por Cascais »

Offline Cascais

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 97
  • Karma: +3/-0
Re: O Tesouro Espiritual - Allan Kardec
« Responder #3 em: Setembro 24, 2008, 13:02:33 pm »
Amigos


Devemos  analisar a sinceridade, a moral, e  o medo. Os espíritas segundo Allan Kardec devem ser também discípulos de Jesus.

PENSEMOS!!!

 Abraço fraterno

Cascais

Offline Cascais

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 97
  • Karma: +3/-0
Re: O Tesouro Espiritual - Allan Kardec
« Responder #4 em: Setembro 26, 2008, 09:43:29 am »
Amigos

Lembremos-nos de que a mediunidade bem praticada ainda se assemelha muito ao caminho do Gólgota. E a esse respeito, o generoso instrutor EMMANUEL assim se expressa:

"A missão mediúnica,  tem os seus percalços e suas lutas dolorosas, é uma das mais belas oportunidades de progresso e de redenção, concedidas por Deus a seus filhos. Sendo luz que brilha na carne, a mediunidade é um atributo do espírito, património da alma imortal, elemento renovador da posição moral da criatura terrena, enriquecendo todos os seus valores no capítulo da virtude e da inteligência, sempre que se encontre ligada aos princípios evangélicos, na sua trajectória pela face do Mundo."

Portanto, integrados em sua tarefa mediúnica, com amor e constância, concorrendo para a realização de curas, encaminhando espíritos obsessores, combatendo a ignorância espiritual em que se debatem os homens, servindo de instrumentos para a disseminação do Evangelho, os médiuns perfazem obras pelas quais os homens glorificam a DEUS


                                                                           EMMANUEL 

Abraço fraterno
Cascais    
« Última modificação: Setembro 27, 2008, 22:24:46 pm por Cascais »

Offline Cascais

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 97
  • Karma: +3/-0
Re: O Tesouro Espiritual - Allan Kardec
« Responder #5 em: Outubro 22, 2008, 20:41:32 pm »
Amigos


          Diversas Correntes do Espiritismo



         1º - KARDECISMO

         2º - TRINCADISMO

         3º - ESPIRITISMO LAICO

         4º - ROUSTAINGUISMO
 
         5º - UBALDISMO

         6º - ESCOLA BASILIO

         7º - RAMATIS

         8º - UMBANDA

         9º - ESPIRITISMO ANGLOSAXON



               1º - KARDECISMO

É a coluna vertebral de todo o Espiritismo, é a escola espirita mais divulgada do mundo, tem como principais activistas: Francisco Xavier e Divaldo Franco.



               2º - TRINCADISMO
 
Foi fundada pelo espanhol Joaquim Trincado (1866-1935) emigrou para a Argentina em 1903, aí travou conhecimento com o espiritismo Kardecista na célebre sociedade "Constancia". Em 1911 fundou a escola Magnética Espiritual da Comuna Universal. Nos seus trinta anos iniciais da (E.M.E.C.U.) alcançou grande prestígio particularmente, na Argentina, Colômbia, Venezuela, Nicarágua, Guatemala, El Salvador, México, Porto Rico e Estados Unidos.
O TRINCADISMO, concorda com as fontes básicas do Kardecismo: Existência do Espírito, Reencarnação, Mediunidade e pluralidade dos mundos habitados; Distancia-se porque todo o seu contexto ideológico está marcado por um forte anticlericalismo, e por algumas concepções particulares, tais como: Negação da Evolução do homem e da Evolução das espécies, subestimação da obra de Kardec, etc.
O TRINCADISMO desapareceu na maioria dos países por se ter convertido num movimento dogmático com monopólio da Verdade.



               3º - ESPIRITISMO LAICO

É uma corrente minoritária, sustentado por alguns escritores latino-americanos. Opõem-se ao espiritismo Cristão, assinalando que a doutrina dos espíritos é Universal, por isso não pode estar ligado a nenhuma ideia religiosa!



               4º - POUSTAINGUISMO

Foi criado em 1865 por Jean Baptista Roustaing (1806-1879) em França com a publicação do livro "Revelação das revelações ou quatro evangelhos" recebido mediúnicamente pela senhora Emille Collignon.
A tese fundamental é a afirmação de que Jesus não foi um homem com corpo carnal, mas sim que o seu organismo era de natureza fluídica.
Na altura encontrou pouco eco no mundo espirita. Nos nossos dias expandiu-se mais no Brasil devido à divulgação da F.E.B.



               5º - UBALDISMO

Escritor italiano Pietro Ubaldi (1886-1972). Radicou-se no Brasil a partir de 1952.
Escreveu dezenas de obras espíritas, nunca aceitou a qualificação de espirita para sua doutrina à qual chamou de Monismo, nem o carácter mediunico dos seus livros.
Na verdade as suas ideias podem melhor catalogar-se como Espiritualistas reencarnacistas do que como espíritas.
Tem muitos seguidores no Brasil, Argentina e Uruguai.



               6º - ESCOLA BASILIO

É um movimento resultante de uma mistura do Espiritismo com o Catolicismo, foi fundada em 1917 pelo argentino Eugénio Portal e a médium francesa Blanca Lambéret em Buenos Aires. O nome deriva do pai do fundador, Basilio Portal.
As suas reuniões são muito religiosas, com forte influência católica, encontra-se muito divulgada na Argentina e tem ramificações noutros países sul-Americanos.



               7º - RAMATIS

Na cidade de Curitiba no Brasil o Dr. Hercílio Mães, ditado por uma entidade que se diz chamar Ramatis, sustenta as bases fundamentais da doutrina Espirita Kardecista, introduzindo uma tendência orientalista.
Tem grande difusão no Brasil e em muitos países de língua espanhola.



               8º - UMBANDA

Ritualismo mediúnico  apro-católico amplamente divulgado no Brasil onde é praticado por milhões de pessoas.
Dezenas de milhões de negros, escravos africanos forçados a trabalhar nas plantações brasileiras, levaram consigo seus cultos e rituais religiosos, os quais misturavam com práticas católicas e espíritas

Os espíritas consideram essas práticas primitivas e supersticiosas.



                 9º ESPIRITISMO ANGLOSAXON

Predomina nos países saxónicos da Europa e nos Estados Unidos. É um movimento muito influenciado pelo protestantismo, que funciona profissionalmente e com caracteres de Igreja organizada, ignoram Kardec e os grandes escritores espíritas latinos, a grande maioria não aceita a reencarnação.
mais do que espiritismo, é um protestantismo mediúnico.
 

Offline Cascais

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 97
  • Karma: +3/-0
Re: O Tesouro Espiritual - Allan Kardec
« Responder #6 em: Novembro 29, 2008, 21:34:34 pm »
Companheiros

A subjugação obsessionante, designada outrora sob o nome de possessão, é um constrangimento físico exercido sempre por Espíritos da pior espécie e que pode ir à neutralização do livre-arbítrio do paciente. Ela se limita, muitas vezes, a simples impressões desagradáveis; porém, muitas vezes provoca movimentos desordenados, actos insensatos, gritos, palavras injuriosos ou incoerentes, de que o subjugado, às vezes, compreende o ridículo, mas não pode abster-se. Este estado difere essencialmente da loucura patológica com que erradamente a confundem, pois na possessão não há lesão orgânica alguma; sendo diversa a causa, outros devem ser também os meios de curá-la.
Aplicação do processo de tratamentos corporais poderá, muitas vezes, determinar o aparecimento de uma verdadeira loucura, onde só havia uma causa moral

Na loucura propriamente dita, a causa do mal é interna; importa restituir o organismo ao seu estado normal; na subjugação, essa causa é externa, e tem-se necessidade de libertar o doente de um inimigo invisível, não lhe opondo remédios materiais, porém uma força moral superior à dele.
A fonte do mal foi identificada?  Então nos centros Espíritas pode-se ajudar, fazendo a educação moral do Espírito obsessor; por conselhos prudentes mostrando a realidade,  o obsessor, renuncia na maior parte dos casos de livre vontade o enfermo, que fica livre.

ALLAN  KARDEC


PAZ A TODOS

Offline Cascais

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 97
  • Karma: +3/-0
Re: O Tesouro Espiritual - Allan Kardec
« Responder #7 em: Dezembro 02, 2008, 17:33:11 pm »
Companheiros

O casal (juntos, casados, namorados, etc). é uma instituição divina. Unem-se dois seres para evoluírem juntos e providenciarem corpos materiais para outros espíritos encarnarem e progredirem.
Grande é a responsabilidade dos cônjuges; de seu bom ou mau comportamento podem advir consequências felizes ou dolorosas. É comum o mau procedimento dos cônjuges arrastar a família para caminhos de trevas já nesta vida e no futuro, a reencarnação de sofrimentos; ao passo que os cônjuges procedendo bem, facilmente guiarão a família a planos felizes do Universo.
No espiritismo à quem concorde e quem não concorde com a separação. Mas a separação (tirando  forni.... ) dos casais é quase toda motivada pelo ódio. E a parábola de Jesus diz-nos: Amai-vos uns aos outros. E além disso, a separação nada resolve de definitivo; bem sabemos que os espíritos que erram juntos, juntos terão de corrigir o erro.
A incompatibilidade de génios, tão citada para justificar a separação, é o reflexo dos erros das encarnações passadas. E dois espíritos que se odeiam, frequentemente se unem pelos sacros laços de família para, com menos repugnância, extinguirem o ódio que os separava. Por conseguinte, a separação é um recurso provisório apenas; porque nas encarnações futuras, terão de trilhar juntos os mesmos caminhos, até que se harmonizem com as leis divinas.


Abraço fraterno

Cascais 
« Última modificação: Dezembro 03, 2008, 16:45:18 pm por Cascais »

Offline Mario

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 22
  • Karma: +0/-0
Re: O Tesouro Espiritual - Allan Kardec
« Responder #8 em: Dezembro 24, 2009, 16:43:22 pm »
Companheiros


É bem interessante esse assunto. Qual seria o fundamento trazida por Allan Kardec para que seja denominado Tesouro Espiritual.
Não conheço quase nada de Allan Kardec.

Poderemos estudar Kardec com segurança para o nosso crescimento???


PAZ