Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
1 Hora
1 Dia
1 Semana
1 Mês
Para sempre
Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Junho 05, 2026, 21:25:51 pm
Início
Forum
Ajuda
Pesquisa
Calendário
Entrar
Registe-se
A Caminho do Templo
»
O Caminho do Discípulo / The Disciples Path
»
Livros, Artigos, Resumos / Books, Articles, Summaries
»
leituras
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o fundo
Autor
Tópico: leituras (Lida 4014 vezes)
ajce1962
Sr. Member
leituras
«
em:
Maio 27, 2009, 14:54:15 pm »
Em vez de dizer,com Nietzshe,"Deus está morto",estaria mais próximo da verdade,na opinião de Jung,dizer:o valor mais elevado,que dá vida e sentido,perdeu-se.Deus fugiu da nossa imagem e onde o encontraremos outra vez?
Nossas hipóteses são incertas e cambaleantes e nada nos dá a garantia de que possam vir a mostrar-se corretas.Que o mundo interior e exterior repousa num fundamento transcendente é tão certo quanto a nossa existência,mas também é certo que a percepção direta do mundo arquetípico interior é tão duvidosamente correta quanto a do mundo físico exterior.Se estamos convencidos de conhecer a verdade ultima no tocante a assuntos metafícos,isso não significa senão que as imagens arquetípicas tomaram conta de nossas faculdades de pensar e sentir.
Jung estava pronto a assegurar uma liberdade humana ultima da libertação da coerção exterior e interior.Ao adotar essa atitude,a experiência interior nada perde de sua realidade nem de sua qualidade viva para aquele que a tem,mas a pessoa em questão se manterá tolerante,não tentando impôr sua experiência ou sua convicção aos outros.Carl Gustav Jung os efeitos de sua vida e de sua obra têm influenciado profundamente disciplinas tão diversas como a antropologia,a física nuclear,a etnologia,a teologia e a parapsicologia,além dos campos específicos da psicologia e da psicoterapia.Adeus e muita tolerância.
Registado
ajce1962
Sr. Member
Re: leituras
«
Responder #1 em:
Maio 29, 2009, 10:00:42 am »
Bom dia a todo templo
C.G.Jung foi o primeiro cientista moderno a levar a sério a realidade do inconsciente e a manter diálogo com ele durante toda a sua vida,visto que os sonhos,são um dos principais meios para estabelecer contacto com o inconsciente,ele escrupulosamente prestou atenção nos seus sonhos e no que eles tinham a comunicar a respeito do seu desenvolvimento pessoal e do desenvolvimento da vida coletiva da sua época.
Não é apenas o indivíduo isolado quem está sujeito à enfermidade psíquica como resultado de uma atitude errônea para com o inconsciente,a mesma coisa pode acontecer a nações inteiras.
Jung interessava-se não somente pelas moléstias específicas da alma como também,e mais ainda,pelo próprio mistério da psique humana,que é a fonte de todas as actividades do homem.
Jung dizia dos simples e humildes;"essas são as pessoas que darão continuidade à minha obra,indivíduos isolados que sofrem e buscam,e que tentam seriamente aplicar minhas idéias à sua própria vida,e não aqueles que satisfazem a sua vaidade pregando-as a outros."
Adeus e obrigado ao templo por permitir este espaço.
"continua"
Registado
ajce1962
Sr. Member
«
Responder #2 em:
Maio 29, 2009, 10:39:01 am »
Mas o que é o inconsciente:
Na realidade,trata-se apenas de uma moderna expressão técnica para uma experiência interior que nasceu com a humanidade,a experiência que ocorre quando algo desconhecido toma conta de nós a partir de dentro de nós mesmos;quando as acções de forças interiores mudam subitamente nossa vida;quando sonhamos,temos inspirações e vislumbres que sabemos não terem sido "construidos"por nós,mas que vieram a nós a partir de uma psíque exterior e abriram seu caminho até á consciência.
No passado,e mesmo hoje,entre pessoas que vivem próximas da natureza,elas se acham entre as ocorrências óbvias e por si só evidentes da existência.Todo o curandeiro primitivo,ou xamãs,depende de suas visões e de seus sonhos;Toda pessoa genuinamente religiosa teve,em alguns momentos de sua vida,essas experiências interiores.Mesmo no contexto da nossa civilização ocidental,um número de pessoas maior do que pensamos experimenta coisas desse tipo,embora pouco falem sobre isso,por temerem encontrar a rejeição racionalista tão característica da cultura contempor~^anea.
Registado
ajce1962
Sr. Member
Re: leituras(a realidade de Nietzsche)
«
Responder #3 em:
Junho 14, 2009, 03:19:23 am »
Olá
Os médicos da alma e do sofrimento_Pregadores de moral e teólogos possuem um tique comum: procuram todos persuadir o homem que se encontra muito mal de que tem necessidade de uma cura enérgica, de uma cura suprema e radical. E o homem de tanto ouvir, com demasiado zelo e durante séculos este género de professores acabou por sentir, na verdade, uma parte dos males que essa superstição lhe impõe: de modo que está sempre mais do que pronto a suspirar, a não encontrar nada de bom na vida e a acrescentar cara triste à cara triste do vizinho, como se a própria cara fosse dura demais para suportar.
O meu cão_Dei um nome ao meu sofrimento: chamo-lhe "cão"...
É tão fiel, tão importuno, imprudente, distractivo e avisado como qualquer outro cão...Posso apostrofá-lo num tom tirânico e descarregar nele os meus humores: como outros fazem com os seus cães, com os seus criados e com as suas mulheres.
NIETZSCHE
A recordação é uma traição à Natureza.
Porque a Natureza de ontem não é Natureza.
O que foi não é nada, e lembrar é não ver.
Fernando Pessoa
Adeus amigos
Registado
hermes
Full Member
«
Responder #4 em:
Agosto 16, 2009, 17:58:22 pm »
AMIGOS
Gostei e por isso dejedo partilhar convosvo mais um excrito de WAGNER BORGES.
ONVITE DO CORAÇÃO
:: Wagner Borges ::
Disse o coração à mente atormentada:
"Querida, por que reclamas tanto?
Qual é o motivo de tanta gritaria?
Acaso achas que o Senhor do Universo é surdo?
Pára teus lamentos e vem mergulhar nas ternas águas das praias do amor.
Vem banhar-te nas águas da compaixão que tudo cura.
Eu te acalentarei em um abraço multidimensional.
Estaremos juntos na aventura de servirmos à luz.
Viajaremos pelos lótus de Brahman em uma canção de amor.
Irmã, Jesus, Buda, Krishna e Kuan-Yin perguntaram por ti ainda há pouco.
Não queres vir ter com eles?
Acalma teus pensamentos agitados.
Nada é teu, ou meu.
Que tal te juntares a mim nessas praias da consecução divina?
Não queres assistir comigo o despontar do sol do samadhi nos horizontes de nossas aspirações espirituais?
A vida não é um ringue! Não estás aqui para vencer ou perder.
Estás aqui nas lides da vida para aprender.
Pára de guerrear pelas ilusões do ego e vem comigo. É uma oportunidade maravilhosa!
Jesus, Buda, Krishna e Kwan-Yin estão banhando-se agora nas águas da compaixão. Eles estão te esperando. Vem!"
* * *
Certa vez, o Senhor disse a Hamsa:
"Vá a Terra e relembre aos homens que sem amor ninguém segue...
Nade nos lagos de seus corações e convide-os aos bons propósitos.
Leve-os a nadar com você pelas águas da compaixão e mostre-lhes a luz da sabedoria. Guie-os para os caminhos auspiciosos.
Se eles não lhe ouvirem, balance suas asas e crie ondulações que despertem neles o movimento criativo.
Vá, meu amigo. Nade bem e eleve seus espíritos a Mim!"
Desde então, o tigre do ego, que mora no coração dos homens, vem sendo incomodado pelo bater das asas de Hamsa.
Ele continua nadando e dizendo aos homens o recado de Senhor:
"Sem amor, ninguém segue..."
- Um amigo de Tagore -
(Recebido espiritualmente por Wagner Borges).
Wagner Borges é pesquisador,
conferencista e instrutor de cursos de Projeciologia
e autor dos livros Viagem Espiritual 1, 2 e 3 entre outros.
Visite seu Site e conheça a área de áudio e vídeo.
Email:
Com muita amizade. Hermes
Registado
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
A Caminho do Templo
»