Escola Arcana – Mestres da Hierarquia

Olá Amigos!

Numerosos seres, vindos de outros planetas e sistemas solares, vieram algumas vezes viver e trabalhar no nosso planeta, estimulando as evoluções terrestres através da energia que corria através deles.Mas também numerosos humanos pela sua evolução mais rápida e mais perfeita ocuparam os lugares da Hierarquia – nomes como Shri Sankaracharya, Mahomet, Jesus de Nazaré, Krhisna e outros de menor impacto, como Paulo de Tarso, Lutero, etc. São bem conhecidos de todos nós.

Alguns apareceram como forças benéficas, trazendo consigo a paz e a beleza. Outros vieram como agentes destruidores  aniquilando as  formas antigas de religiões e governos, a fim de que a vida interior pudesse ser libertada de forma que cristalizasse rapidamente e se construísse um novo e melhor veículo. podemos aqui falar de Nero, Napoleão, Hitler, etc.

Acima de todos estes está o Senhor do Mundo, SanatKumara cooperando com ele, há os chamados 3 Budas de Actividade.
Todos os 4 encarnam a vontade Activa, inteligente e amorosa.Cumpriram num sistema solar anterior o que o homem se esforça agora por aperfeiçoar.
Há ainda 3 outros kumaras que com os já mencionados constituem os 7 da manifestação planetária.
Cada um encarna um dos 7 tipos de energia, ou Raios e está em relação com cada um dos 7 planetas sagrados.
Estas 7 personalidades presidem na Câmara do Conselho de Shamballa.

Há ainda os 4 Maharajas ou 4 Senhores do Karma, do sistema solar, que se ocupam principalmente da evolução do reino humano e ajustam o Karma mundial, o Karma racial, o Karma nacional, o Karma do grupo e o Karma individual.

Com estes grupos, poucos contactos há, pois só os iniciados a partir da 3ª Iniciação podem contactar com eles.
O resto do pessoal da Hierarquia está dividido em 3 grupos principais e 4 grupos subsidiários.

1º – GRUPO -presidido pelo Manu Vaivasvata que é o Manu da 5ª Raça-mãe – a ariana, a actual à qual todos nós pertencemos desde há cerca de 100.000 anos, preside ao 1º aspecto ou Raio. Vive nas montanhas do Himalaia e orienta a política planetária e a fundação, direcção e dissolução dos tipos e formas raciais. O Manu da 4ª Raça, a anterior, a Atlântica vive na China e aí permanece para favorecer o desenvolvimento e o desaparecimento total dessa raça, que ainda hoje subsiste nos tipos da raça chinesa e oriental.

2º – GRUPO -tem como chefe o Instrutor do Mundo, aquele que os Cristãos chama Cristo e os Orientais Bodhisatva ou Senhor Maitrey a Ele tem presidido, aos destinos da vida desde 600 anos antes de Jesus Cristo.
Através Dele passa a energia do 2º Raio, o Raio do Amor.
Preside aos destinos espirituais do homem. Desde que deixou a Terra há cerca de 2.000 anos.

3º – GRUPO – é orientado pelo Mahachohan, e representa o aspecto inteligência ou 3º Raio. Tornou-se adepto na cadeia Lunar e preside à civilização dos povos. É a fonte espiritual de energia eléctrica tal como a conhecemos.

Assim a Vontade, o Amor e a Inteligência, ou seja os 1º, 2º, e 3º grandes Raios são representados por estes 3 grandes Senhores que orientam respectivamente o governo racial, a religião e a civilização.
Estão em contacto diário com o Senhor do Mundo em Shamballa.
Sob a orientação destes 3 grandes Senhores, trabalham vários Mestres dos quais darei umas muito breve notas:

[ Mas é preciso ter em conta que tudo isto se refere apenas à evolução humana e que os detalhes são
relativos pois o trabalho da Hierarquia é muito mais complicado atendendo a que presidem a todas as
evoluções dentro do sistema terrestre. ]

Os trabalhadores ou adeptos que se ocupam da evolução humana são 63 – 49 trabalham exotericamente e 14 esotéricamente.
Estes últimos mais em relação com a manifestação subjectiva.

Assim por exemplo, o Mestre Júpiter que já passou a 5ª iniciação e que é o mais antigo de todos, é regente da Índia.
O Mestre Moriya, um dos mais conhecidos, reflecte a energia do 1º Raio, a Vontade ou Poder.
O seu trabalho refere-se à execução dos Planos do Manu actual e é o inspirador dos governantes da Terra.

O Mestre Kuthumi que se encontra no 2º Raio – de Amor e Sabedoria, tem o trabalho juntamente com o Mestre Jesus e o Mestre Moriya, interessa-se pela manifestação do pensamento ocidental, a fim de darem origem a uma Igreja Universal.

O Mestre Jesus que se encontra sob o efeito do 6º Raio – o de Devoção ou Idealismo abstracto, é bem conhecido da história Bíblica.

O Mestre Djwal khul – também do 2º Raio foi o orientador de Helena Blavatsky e de Alice Bailey – Recebeu a 5º iniciação já depois de 1875. É o Mestre Tibetano e habita junto do seu Mestre Kuthumi ao qual é muito dedicado. Trabalha com os que curam e com os que se dedicam a obras filantrópicas como a Cruz Vermelha.

O Mestre Hilarion – que está no 5º Raio – o do Conhecimento Concreto, foi ele que deu ao mundo o livro ” A Luz no Caminho”. Trabalha para desenvolver a Intuição no género humano e estimula através dos seus discípulos, os grupos de pesquisas psíquicas e foi ele que lançou o movimento espirita.

O trabalho actual dos Mestres incide sobretudo na formação de alunos e discípulos para se prepararem para a vinda do Instrutor do Mundo e para a formação da 6ª sub-raça que virá a seguir à nossa 5ª sub-raça.

Com o Instrutor do mundo virá também um grupo de Mestres, que já se estão preparando para isso, de maneira a que no final do século no topo de todas as organizações se encontre quer um Mestre,quer um iniciado da 3ª iniciação.

(Trabalho apresentado no Clhelas nª 11 em Março de 1983)
Zinda

Um abraço
maria