Autor Tópico: Código de ética dos índios norte-americanos  (Lida 2926 vezes)

Offline Susana

• Jr. Member
  • **
Código de ética dos índios norte-americanos
« em: Abril 29, 2008, 00:54:11 am »
No seguimento de um texto anterior, fiquei deliciada com a sabedoria dos índios Sioux, e fui pesquisar um pouco mais. Para além de histórias baseadas na natureza e nos animais, com um fundo educativo, normativo, ético e religioso, encontrei estes 20 príncipios de conduta para praticar no caminho:

Em simultaneo vou tentar fazer um pouco de introspecção, para aguçar a mente e "limpar o pensamento antes de adormecer", tal como me foi sugerido, e muitas vezes faço...

1. Levante com o Sol para orar. Ore sozinho. Ore com frequência. O Grande Espírito o escutará se você, ao menos, falar.
Para reflectir um pouco sobre o que escrevi, aqui, encontro em mim, o problema da disciplina diária, isto é, fazer de modo continuado no tempo, tudo a que me proponho e nas diferentes áreas da vida, vou fazendo e vou falhando, volto a fazer,...

2. Seja tolerante com aqueles que estão perdidos no caminho. A ignorancia, o convencimento, a raiva, o ciúme e a avareza, originam-se de uma alma perdida. Ore para eles encontrarem o caminho do Grande Espírito.
aqui, acho que consigo.

3. Procure conhecer-se, por si próprio. Não permita que outros façam seu caminho por você. É sua estrada, e somente sua. Outros podem andar ao seu lado, mas ninguém pode andar por você.
Aqui pensei na verdade das palavras do Mestre: ajuda-te a ti próprio e Deus te ajudará; de que não nos devemos deixar influenciar por outros, pelo menos excessivamente; e que cada um carrega a sua cruz, lógico, mas é bom ter companhia!

4. Trate os convidados em seu lar com muita consideração. Sirva-os o melhor alimento, a melhor cama e trate-os com respeito e honra.
Nota positiva, o máximo que pode acontecer é o assado ficar queimado, pouca coisa,  ;D

5. Não tome o que não é seu. Seja de uma pessoa, da comunidade, da natureza, ou da cultura. Se não foi ganho nem dado, não é seu.
Nota positiva, considerando uma escala de 0 a 20

6. Respeite todas as coisas que foram colocadas sobre a Terra. sejam elas pessoas, plantas ou animais.
Nota positiva

7. Respeite os pensamentos, desejos e palavras das pessoas. Nunca interrompa os outros, nem ridicularize, nem rudemente os imite. Permita a cada pessoa o direito da expressão pessoal.
Nota positiva

8. Nunca fale dos outros de uma maneira má. A energia negativa que voçê colocar para fora no Universo, voltará multiplicada a você.
Aqui, ainda sou imatura, sobretudo em alguns ambientes, sobretudo no trabalho, por exemplo, quando acabo de dizer algo menos bom, imediatamente penso - já fiz asneira, e tento emitir outro pensamento para aniquilar o anterior, é cansativo e não sei se é possível ou eficaz.

9. Todas as pessoas cometem erros. E todos os erros podem ser perdoados.
a primeira frase é mais fácil de aceitar que a segunda, a segunda é fácil se pensarmos em Deus

10. Pensamentos maus causam doenças da mente, do corpo e da alma. Pratique o optimismo.
Aqui vai uma mensagemdo livro Optimismo em Gotas - Desenvolva sua inteligência, melhore sua auto-imagem, aplique seus talentos para fins nobres e elevados..., Não se impressione com notícias alarmantes e tristes. Siga em frente sem temer os obstáculos..., Não desanime, não se lamente, não permita que o pessimismo e a descrença amofinem seu coração..., Viva com entusiasmo, persistência, confiança, buscando sempre melhores condições de vida..., Evite falar em crises, doenças, dificuldades. Fale em saúde, sucesso, paz, propsperidade..., Melhorando nossos pensamentos e nossas atitudes, melhoramos nossos negócios e nossos destinos..., Cultive pensamentos positivos e promissores, eles contribuirão para seu sucesso pessoal..., Pense no melhor, fale no melhor, trabalhe sempre para o melhor, espere somente o melhor..., O pensamento é vida... A vida é expansão..., Expanda-se... Reanime-se... Movimente-se...

11. A natureza não é para nós, ela é uma parte de nós. Toda a natureza faz parte da nossa família terrena.
Só nas férias do trabalho é que me sinto mais próxima da mãe terra

12. As crianças são as sementes do nosso futuro. Plante amor nos seus corações. Quando forem crescidos, Dê-lhes espaço para que cresçam.
já ultrapassaram a mãe

13. Evite magoar os corações das pessoas. O veneno da dor causada a outros, voltará a voçê.
É verdade. Aqui penso no sinal da Cruz como símbolo de proteção e escudo. Também me lembrei do sinal da cruz feito por Santo António, quando lhe deram um prato com veneno e nada lhe diziam para avaliar a sua santidade. O Santo foi informado... fez o sinal da cruz para o prato, comeu a sopa e nada lhe sucedeu, provando aos malfeitores o poder da fé no Pai.

14. Seja sincero e verdadeiro em todas as situações. A honestidade é o grande teste para a nossa herança do Universo.
Aqui lembro-me de Dulce, de Minas Gerais, no Brasil, e autora do livro Almas Gémeas, ter referido a frase: "se for sincero você consegue", fazendo uma alusão à conquista de poderes extra-sensoriais e de outras coisas melhores ainda.

15. Mantenha-se equilibrado. Seu Mental, seu Espiritual, seu Emocional, e seu Físico, todos necessitam ser fortes, puros e saudáveis. Trabalhe o seu Físico para fortalecer o seu Mental. Enriqueça o seu Espiritual para curar o seu Emocional.
Aqui, penso que a tradução deve ter falhado, eu simplesmente transcrevi, mas penso que se referem aos veículos do homem, ao fortalecimento destes.

16. Tome decisões conscientes de como você será e como reagirá. Seja responsável por suas próprias acções.[
quote]Reflectir mais antes de agir, mesmo que implique maior lentidão de resposta. Lidar com o tempo, em especial com o moroso e o muito moroso, para mim é um sufoco.[/quote]

17. Respeite a privacidade e o espaço pessoal dos outros. Não toque as propriedades pessoais de outras pessoas, especialmente objectos religiosos e sagrados. Isto é proibido.
É semelhante ao mandamento do "não roubar", o que faz lembrar também, como as verdades Universais são conhecidas de todos, mas com diferentes roupagens

18. Começe sendo verdadeiro consigo mesmo. Se voce não puder nutrir e ajudar a si mesmo, voce não poderá nutrir e ajudar os outros.
semelhante ao ponto 3

19. Respeite outras crenças religiosas. Não forçe suas crenças sobre os outros.
hoje já tinha falado, com outras pessoas, sobre a necessidade das diferentes religiões, que servem diferentes pessoas, em diferentes estados evolutivos.

20. Partilhe sua fortuna com os outros. Participe com caridade.

CONCLUSÃO: Acho que os indios me aceitavam, podia viver com eles, tranquila.
Estes príncipios também podem ser encontrados na China de Confúcio, no Mestre Jesus, nos ensinamentos da Grécia de Sócrates, no fundo, difundidos por todo o mundo e em diferentes épocas, é só praticar, praticar, praticar...

Um abraço, Susana