Autor Tópico: Ensinamentos de Nityananda  (Lida 3704 vezes)

Offline Susana

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 81
  • Karma: +1/-0
Ensinamentos de Nityananda
« em: Março 28, 2016, 01:07:04 am »
Ensinamentos de Nityananda (1897 – 1961)

The Chidakasha Gita of Paramahamsa Bhagavan Nityananda in 61 topics (tradução livre / possível do Inglês para o português)
Trata-se de um resumo de vários ensinamentos orais entre Bhagavan Nityananda e os seus jiva / chelas
As notas foram inicialmente escritos por Swami Nirmalananda Giri e lidos por Kumuda

Este mestre faz parte do grupo (já desencarnado) de Sri Ramana, Sri Ma, entre outros mestres indianos de poucas vestes brancas e descalços, ...os registos que existem são filmagens e conversas orais com os que os rodeavam, ensinamentos de grande profundidade mas muito simples e baseados em exemplos do quotidiano, daí a forma como são apresentados.

1.   Ananda /êxtase
God /Deus é unbliss (não estado de graça) e é bliss (estado de graça/abençoado), esse é o néctar da sabedoria, esse néctar é Joy / alegria, quando nos aproximamos desse néctar experienciamos alegria.
A essência de cada criatura é a alegria eterna. O que é necessário para a eterna alegria? O que é Ananda eterna? Mukti eterno /iluminação.
A mente senta-se no trono do Rei, o eterno trono é a eterna alegria, quando Sat e chit (Sat Chit Ananda – existência, consciência, êxtase) estão unidos, o mesmo é paramatma ananda /atma absoluto.

2.   Atma /alma, espirito ou consciência
O inseto deixa o casulo e sacode-o, também a alma e o corpo devem ser tratados separadamente. O primeiro é a luz, por essa luz todos os vícios são consumidos. Bebemos o sumo do fruto e deitamos fora o caroço, similarmente o corpo é a casa do atma, quando se estraga construímos outro novo. É o ninho que perece não o pássaro, o ninho é construído de terra, os vasos sanguíneos e os nervos são terra, nos vasos circulam o sangue e o sémen, este corpo feito de carne é sujeito à morte, se não é lavado um dia cheira mal, não podemos confiar no corpo humano. Não é o corpo que existe ou desaparece, o corpo é a caverna, a atma é Moksha a libertação.
O que o ninho é para o pássaro a casa é para a alma, o corpo é a casa da alma. O que é esta casa? O que é aquela casa? É subtil discriminação. O corpo grosso é a casa roubada. O que dizer de bramaananda? Ninguém sabe descrever.
Da causa vem o efeito, o que é a causa? Causa e efeito são do atma, causa e efeito devem ser os escravos de si próprios, ambos são atma.
O atma absorve a causa e o efeito e fica um. Maya /ilusão que o atma cria é aquilado por atma. Como todos os rios vão para o mar, os bons e os maus, entram, de onde vieram, ambos são sacrificados ao atma. Mind /mente é a causa dos atos bons e maus, Mind é um instrumento de poder de atma, ninguém pode aumentar ou diminuir a força da atma.
O que irá acontecer, acontecerá. Acontecerá apenas num sentido, de acordo com as leis eternas. Porque seguras um chapéu-de-chuva? Para evitar que a chuva caiu em ti. A chuva é maya, a verdade é o guarda-chuva. Chit, a mente firme é o cabo do guarda-chuva. Em tudo há verdade, mas há poucos homens que se tenham apercebido da verdade. Maya vem do atma, mas o atma não é de Maya. O 1º ministro é do rei, mas o 1º ministro não é o rei. Mind não é atma, a mente é o reflexo de atma. A mente está abaixo de atma, a mente está sujeita à criação, a atma á indestrutível. A mente é afetada pelos objetos dos sentidos, por causa das 3 qualidades (sattva, rajas e tamas), atma não é sujeita a isso. A mind é um fragmento de atma. A mente é para o rio, o que atma é para o mar. Atma não tem fim nem principio, não vem, não vai, está em todo o lado, é só uma criação, antes e depois de ti, e não depende de ti, atma está para lá de todo o karma /peso e formalidades. És livre de karma se fazes o que fazes desinteressadamente. Darma / justo é o que é feito por intermédio de atma, com e sem paixão. Atma não é percetível aos sentidos. Atma é percebido pela inteligência, bodhi /iluminação não é percebido como forma, coisa, qualidade – é difícil de alcançar a paz se estás fixado no corpo. Oh mente! Entra na casa de ananda!
Se estás numa casa inundada, tu não vês nada, porque está escuro, tens de a iluminar. Qual é o estado de Jiva – o ser vivo, quando jiva se apercebeu que atma não é o corpo? O Eu e a mente estão acima do nariz, são invisíveis. Os objetos visíveis começam e acabam. Atma é invisível, não tem princípio nem fim, é constante, como o espaço em todo o lado. É impossível medir, o poder da atma são milhões de sóis, o olho e o sol são atma. O que é maior o olho ou o sol? Se o olho está danificado não consegues ver o sol! Então o olho é mais importante.
O bem e o mal são do atma, atma toma a forma que quer, quando o ninho está danificado o pássaro voa, e constrói outro em 1 ano, 6 meses, 6 minutos, depende do esforço despendido.
Daqui até à estação de comboio podes ir em 24 minutos ou num mês. Quando a mente está livre de todas as causas internas e externas, quando um sabe e não está consciente que sabe, vê atma.
Os homens que compreendem atma são cegos e surdos, mas ouvem, eles fazem, mas não sabem o que estão a fazer. Quando os sentidos estão desunidos, para eles a ideia da criação é menos e a ideia da nulidade é mais, o poder de perdoar é maior, as suas ações são inações, a sua ação está concentrada não no casulo mas no inseto, no atma e não no corpo. Estão para além do pecado e do mérito.
O barco e a água são distintos, fazem funções diferentes, mas concentrados em yana / caminho.
Quando o açúcar é manufaturado não volta a cana-de-açúcar.
Quando com a prática um percebeu que é Atma, a ideia que ele é corpo nunca mais regressa.
Como um velho vaso reparado brilha com o lustre de novo, bohdy /iluminação surge o contentamento.
Quando o gelo é colocado na água tornam-se um, similarmente, o homem que realizou atma submerge no atma, como o rio no mar. Atma não é uma coisa, karma é uma coisa.

Paz e prosperidade para todos os seres da criação!
« Última modificação: Abril 11, 2016, 19:33:39 pm por Susana »

Offline Elemental

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 2
  • Karma: +0/-0
Re: Ensinamentos de Nityananda
« Responder #1 em: Setembro 12, 2019, 09:07:45 am »
All the problems I've encountered May end by seeking knowledge from this post.