Autor Tópico: Pensamentos  (Lida 74537 vezes)

Offline Abrame

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 99
  • Karma: +4/-0
Re: Pensamentos
« Responder #45 em: Agosto 28, 2011, 18:32:23 pm »
Companheiros do caminho

Para indo concluindo vos mando mais uma históriazinha de um Homem que conseguiu realizar os seus objectivos.

"Religar"
"Era uma vez um homem que, em pequenino, foi levado para muito longe, a fim de iniciar a sua educação.

Não obstante a sua tenra idade, levou no seu coração a imagem e a beleza do ambiente paradisíaco da quinta onde nascera, junto à azenha movida pelas águas do rio, onde tantas vezes nadara e brincara.

Jamais se pôde separar da nostalgia daquele ambiente, de uma natureza cheia de encanto, harmonia e paz, em que a flora regada por água clara, de uma pureza sagrada, era o habitat de passarinhos de mil cores, e de lindos e belos animais, que deliciosamente pastavam em verdes prados.

Percorreu o mundo e foi iniciado em diversos ofícios. Aprendeu no mundo, no trabalho árduo e nas vicissitudes de que ele é composto, o segredo da vida, tendo sempre na sua mente, a ideia de voltar àquele local onde nasceu.

E assim aconteceu. Quando lá chegou, já não encontrou ninguém que o conhecesse. Os pais e os familiares já tinham partido, porque tinha havido uma grande catástrofe climatérica. O rio e a terra tinham secado; tudo era árido e desolador. A única coisa que lhe disseram, foi que os pais lhe haviam deixado a quinta por herança.

Cansado da vida e do mundo, não desanimou; tinha um último trabalho a efectuar. A sua alma assim lho pedia; queria que a sua quinta voltasse a ser o paraíso que, em tantos anos, acalentara. Queria voltar a ser pequenino, para poder viver de novo a inocente felicidade da liberdade infantil.

Aquela terra não deixava entrar enxada, era verdadeiramente amarga; necessitava de água revigorante, porque tinham sido muitos anos de infortúnio, de uma secura imensa naquela solidão, onde padecia muita sede.

Percorreu montes e vales, até que, ao voltar, crendo ainda, encontrou, surpreendido, bem pertinho, um riacho que sempre ali estivera sem que tivesse dado por isso e por onde, borbulhante, deslizava água de uma pureza imaculada. Precipitou-se no rio, louco de alegria, saciando a sua sede e, de imediato, tratou, com esmero, de colocar canais para que a água irrigasse a sua herdade.

Trabalhou sem descanso, cavando a terra já maleável, plantou árvores, jardins cheios de flores, relvou os campos, reuniu animais e tratou deles, tornando-os mansos e cooperativos; os passarinhos
voltaram a encher os céus com os seus chilreios e a sua graça.

Refez o lar da sua felicidade. Todo o deambular pelo mundo, por tudo que nele passou, pelo esforço de reconstrução da sua quinta, foram aprendizagem e elevação que lhe deram a satisfação do cumprimento de ser vida consciente.

Depois de tanto tempo, era o regresso e a reconstrução da casa de onde saíra".

Com um abraço do vosso amigo Abrame
« Última modificação: Setembro 01, 2011, 10:52:33 am por Abrame »

Offline Cascais

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 97
  • Karma: +3/-0
Re: Pensamentos
« Responder #46 em: Agosto 28, 2011, 22:01:09 pm »
Companheiros
A lei é só uma a 28/8/11 deuses colocaram tripoli  abandonada, Deus colocou nova ior abandonada.
Paz a todos
Cascais

Offline ajce1962

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 284
  • Karma: +4/-0
Re: Pensamentos
« Responder #47 em: Agosto 29, 2011, 09:32:53 am »
Só o Espírito existe, ou Deus, como lhe queiram chamar. Quando se pensa que ele não está aqui ou ali, é apenas ilusão das várias aparências manifestadas pelo Espírito, a que vulgarmente e ilusoriamente se chama homens, mulheres ou outras aparências quaisquer.

Namasté

Offline Centelha

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 6
  • Karma: +0/-0
Re: Pensamentos
« Responder #48 em: Setembro 01, 2011, 11:14:26 am »
Angustiante caminhar por entre monotonias, repetições, medo e pequenos prazeres. Caminhada ciclicamente sustentada por ambições, ilusões e crenças que ombreiam entre sí por um protagonismo que ora perdem ora ganham alternando entre si o trono do que motiva mais meia duzia de passos. Boias de salvação para quem perde a vontade de se manter à tona. Via do conhecimento? da punição? do conhecimento pela punição? conhecimento pela experiência? Responderá o Romantismo ou o Realismo? As boias de salvação vão perdendo o ar a cada desilusão, a cada consciencialização de que o que nos move não nos dá a felicidade que pretendemos. Mas voltaremos a essa boia, inevitavelmente, enquanto ela ainda boiar, enquanto houver em nós algum do ar que nela existe. E quando o ar de todas as boias acabar? A que nos agarraremos? Resta-nos respirar fundo e aguentar... o mais que pudermos... e esperar pelo fim... pelo começo de algo novo... assim pensamos!

Offline Cascais

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 97
  • Karma: +3/-0
Re: Pensamentos
« Responder #49 em: Setembro 01, 2011, 15:32:15 pm »
Companheiros no caminho
Mas a luz é, ante tudo um veículo, sobre cujos raios cavalgam microespécies, idéias e pensamentos, tornando possível o facto que muitas das verdades cósmicas que conhecemos, hajam chegado até nós pelo veículo da luz, obra do Senhor ao criar a inteligência.
UM........
Cascais

Offline Abrame

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 99
  • Karma: +4/-0
Re: Pensamentos
« Responder #50 em: Setembro 03, 2011, 11:59:17 am »
Companheiros do Caminho

O interagir com os seres em harmonia só resulta com conhecimento de causa real, por isso vos envio mais um dos nossos pensamentos.

"Na interacção humana, quando confrontados, o segredo está em haver a capacidade de compreender pelo conhecimento do processo da creação, o outro, saber pro-agir, porque ninguém poderá dar aquilo que ainda não tem. Daqui nasce o sentimento do perdão, que abre o caminho da compaixão".

Muita fraternidade do vosso amigo Abrame

Offline Abrame

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 99
  • Karma: +4/-0
Re: Pensamentos
« Responder #51 em: Setembro 03, 2011, 23:06:26 pm »
Amigo(a)Centelha(a)
Gostámos muito do que escreveu. Na verdade pensamos que o caminho é
orlado de perguntas a nós próprios, que constituem o objecto da meditação, pois que quanto mais perto estivermos da nascente mais pura é a água. Dissecado esse objecto surge o nada, porque interiorizámos  completamente e conscienciosamente a sua realidade que a intuição nos revelou.   
 
 Abraço fraterno do Abrame

Offline Abrame

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 99
  • Karma: +4/-0
Re: Pensamentos
« Responder #52 em: Setembro 06, 2011, 12:22:04 pm »
Companheiros do Caminho

Vos envio mais um pensamento da mossa colecção.

"Devemos ter em atenção que tudo tem uma razão de ser e nada acontece por acaso visto a creação ser perfeita e, portanto, resolver-se por si mesma tendo como objectivo a sublimação dos seres em termos de perfeição e sabedoria".

Com um abraço fraterno do Abrame.

Offline Centelha

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 6
  • Karma: +0/-0
Re: Pensamentos
« Responder #53 em: Setembro 07, 2011, 11:19:59 am »
Espero que me desculpem por ocupar este espaço com as minhas procuras e desabafos...

Árdua é a caminhada para aqueles que não estando ainda preparados para o trabalho espiritual sentem no entanto o seu apelo. Encontram-se entre dois mundos, dois caminhos, e ora seguem por um ora optam pelo outro. Não sendo ainda capazes de se realizar através do trabalho espiritual, talvez por não lhes ser possível observar os seus resultados, caem na dúvida que desmotiva e os leva mais uma vez a centrar a sua atenção no trabalho material, mais palpável e onde mais facilmente observam os resultados do seu esforço. Contudo, para quem iniciou o caminho espiritual, para quem tem em si o apelo e os sinais de que existe algo mais, a dedicação exclusiva ao trabalho material conduz a um vazio interior que os sufoca e constrange. Este ciclo, deve ser natural à evolução, pois de cada vez que volta ao trabalho material mais depressa o abandona em favor do outro, que lhe parece o verdadeiro, pois a transição sempre enche o seu peito de uma força que não sabe definir e que lhe fortalece a vontade. Com força renovada, apesar de subsistir a dúvida, resta-lhe trabalhar, iniciar mais uma jornada, encarando os apelos dos seus instintos que reclamando satisfação desviam a sua atenção do trabalho a que (mais uma vez) se propôs. Resta seguir e cimentar a confiança, com tranquilidade... assim espero.
« Última modificação: Setembro 08, 2011, 12:21:27 pm por Centelha »

Offline Abrame

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 99
  • Karma: +4/-0
Re: Pensamentos
« Responder #54 em: Setembro 09, 2011, 19:13:45 pm »
Amigo Centelha(0)

Na verdade é como diz e nós concordamos. O problema reside no facto de muitas pessoas que, quando começam a sentir a necessidade do alimento da alma, passarem a viver  com denodo apenas aquilo que diz respeito ao espírito e, não tendo ainda assimilado o conhecimento básico que o faz compreender e prosseguir, não tem em atenção a dimensão em que a sua vida se desenrola e o que exige, pois se a sua alma necessita de alimento o corpo que habita também necessita de alimento. Daí que Buda no seu trajecto evolutivo deparou-se com essa porta que franqueou por ter percebido e deu-lhe o nome do "Caminho do Meio" regido pelo caminho óctuplo. Pensamos que o segredo está no equilíbrio até ao momento que o nosso ser real se emancipa.

Qual de nós não tem dúvidas? Elas são necessárias para que nos levem a interrogar-nos e assim as irmos dissecando através da meditação que, nos aproximará cada vez mais a um contacto interior de conhecimento sobre elas, do qual nascerá gradualmente aquilo a que chamamos fé e a que Jesus indicou à Samaritana designando por Fonte de Água Viva que, quando bebida, jamais teremos sede - ou seja - dúvidas.

Nós acreditamos que não sabemos nada e que, estamos neste mundo para uma aprendizagem constante.

Amigo(a) eu não sou dono do fórum nem de coisa alguma mas, quanto a mim, acho que ninguém se incomodará com o que escrevemos, pois que abrir a nossa alma aos outros já é por si só um intercâmbio participativo que ajuda a todos a compreender o que é a fraternidade.

Com muita amizade Abrame. 

Offline Abrame

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 99
  • Karma: +4/-0
Re: Pensamentos
« Responder #55 em: Setembro 12, 2011, 18:06:03 pm »
Companheiros do Caminho
Hoje vos envio mais uma história que faz parte dos nossos pensamentos.

"Manta de Retalhos"
"Era uma vez um homem que, em pequenino, mandaram à religião. Gostou muito. Lá lhe disseram que havia Deus, o qual tudo tinha creado e era nosso pai.

Não foi novidade, porquanto sua mãe já lho havia dito.

Mais lhe disseram que sempre que os meninos e as pessoas faziam maldades, Deus os castigava pelas suas más acções. Isso ele não sabia mas, como era despreocupado, não deu importância.

Foi crescendo e deu conta que, na generalidade, as pessoas, de uma forma ou de outra, sofriam, tinham desgostos de variada ordem, e como estava num meio mais ou menos precário, havia miséria e parte das outras crianças andava mal nutrida e suja.

De todas aquelas pessoas que conhecia, umas lhe pareciam boas, e outras, achava que o não eram.

Foi crescendo e olhando a vida como ela se apresenta. Aí pensou que sempre era verdade! Deus castigava as pessoas, porque as pessoas sofrem.

Como era de índole rebelde, encheu-se de receio, medo e revolta ao mesmo tempo.

Foi crescendo e, a dado momento, deu-se o colapso. Não queria ter medo Deus não existia! Era uma história que fora inventada e, de imediato, pô-la de parte.

Foi crescendo e aprendendo, com os professores, a harmonia do cosmos, a precisão das estações do ano, as fases da lua, como tudo aparecia e se desenvolvia com equilíbrio, no planeta em que vivia.

Desse conhecimento concluiu a existência de uma inteligência superior, que tudo tivesse creado e organizado de forma tão magnífica. Os homens não poderiam ter sido, seguramente.

Foi crescendo e pensando que, se havia uma inteligência superior, teria que pertencer a alguém. Devia ser ao tal Deus, o pai. E, determinadamente, naquele instante, resolveu tirar o assunto a limpo.

Foi crescendo, estudando Jesus e filósofos de todos os tempos; às suas mãos vieram parar escritos sobre religiões, doutrinas e vias espiritualistas.

Em essência, mais ou menos, todas tinham pontos comuns. Apenas diferiam da procedência, da fraseologia e da forma.

Ao examinar certos textos, eis que se lhe depara o maior conselho que jamais lhe tinham dado. Estava ali! Escrito!

Aconselhava Paulo de Tarso: deveis fazer exame nítido, racional, inteligente, de todas as escrituras, examinai tudo, mas abraçai só o que é bom.

Através do estudo da doutrina espírita, também deu conta da advertência de que não se deve aceitar tudo, sem que primeiro passe pelo crivo da razão.

Fez destes dois ensinamentos as colunas - base da sua demanda, que ladeavam a pedra irradiante e infinita, contra a qual nada pode, e sobre a qual foi acumulando os pedaços de retalho, para a sua construção.

Foi crescendo na procura daquilo que já era plágio de outras procuras, plagiando sempre o que para si era bom, acrescentando de si o que achava intuitivamente que faltava para ser muito bom, porque descobriu que existe uma fonte de água viva, de onde todo o conhecimento flui.

Foi crescendo e construindo essa manta de retalhos, a cujo calor abriga a sua alma, livre do gelo paralisante da descrença, na certeza de que existe Deus. Não o Deus que castiga, mas o Deus cuja essência é amor e que ama a todos os seus filhos de igual modo.

Agradecendo a Deus a existência daquela providencial fonte inesgotável, que existe no interior da alma humana, e a todos os seres que legaram e legam aos vindouros o produto das suas procuras, canta hoje no seu coração:


                                             “o amor, na sua essência, é chama ardente, que brota
                                         incessantemente do núcleo incandescente vital da                                             vida, que tudo governa, movimenta, harmoniza e
                                  aquece".".

Com muita amizade fraternal. Abrame
 

Offline Centelha

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 6
  • Karma: +0/-0
Re: Pensamentos
« Responder #56 em: Setembro 13, 2011, 15:38:53 pm »
Obrigado Abrame pela sua resposta ao meu tópico anterior. Agradeço também pelo texto "Manta de Retalhos" que me fortaleceu e inspirou. Veio no momento certo. Agradeço-lhe ainda tudo o resto.

Deixo aqui algo que escrevi pouco antes de ler o seu texto. Após lê-lo uma frase em particular ressoou em mim "Como era de índole rebelde, encheu-se de receio, medo e revolta ao mesmo tempo."

Estamos neste planeta (re?)formatório para nos (re?)formarmos. A experiência poderá ser diferente para outros, não nego, mas para mim e para alguns outros que posso observar, esta vivência é uma experiência de dor e tristeza. Dor no convívio com os demais, dor pela repetição esgotante de tarefas básicas, dor pela falta de tempo, dor pelo afastamento de nós próprios. Observo os demais. Seus papéis. Rodeando-se daqueles que engrandecem suas atividades e rebaixando os que não as louvam. Resta-me caminhar abandonado ou esforçar-me para ser aceite. Difícil a vida em sociedade quando queremos ser nós próprios e ainda assim ser aceites pelos demais. Não sei ainda respeitar a diferença. Julgo perceber a sua importância mas ainda não sei conviver com ela. No entanto ao escrever estas palavras algo mudou.

Obrigado
Centelh(o)

Offline Abrame

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 99
  • Karma: +4/-0
Re: Pensamentos
« Responder #57 em: Setembro 15, 2011, 17:06:03 pm »
Companheiro do Caminho Centelha.
Segundo pensamos nós passamos ou já passámos por aquilo que o amigo descreve e, como os mundos da forma são estabelecimentos de ensino de diversos escalões ascendentes, vamo-nos posicionando conforme o escalão de evolução atingido. O problema reside na compreensão como a creação se desenvolve de acordo sintonizado com a capacidade de consciência alcançada gradualmente por cada Ser.
Acreditamos que a creação se resolve por si mesma e, ninguém sobe ao escalão seguinte sem ter adquirido as condições desse escalão, pois somos seres em evolução que atravessámos milénios de experienciação vivida desde a inconsciência à consciência, desta à super consciência e realizar-nos-emos na supra consciência quando atingirmos a Consciência do Todo.
O segredo está em sabermos aceitar tudo aquilo com que deparamos nas nossas vidas nos mundos de aprendizagem, pois bem compreendido tudo se encontra disposto para ser tomado como lição a consciencializar. Por isso tentar compreender o nosso semelhante, o estado evolutivo em que se encontra e, perceber que ele só nos pode dar aquilo que tem e nada mais, pois é dessa compreensão que nasce em nós a tolerância e o amor fraternal.
Compreendendo o desenrolar da Creação nasce em nós a aceitação do nosso próprio sofrimento e dor, por sabermos que aquilo que nos acontece foi tecido por nós próprios, leva-nos à compreensão dos outros e podemos ficar certos de que não estamos sós, Seres superiores em grau evolutivo nos acompanham por amor, intuindo-nos fraternalmente nesta caminhada cósmica que é a epopeia Cósmica do Ser Humano e que tem como resultado o "Filho do Homem".
Este é a nossa maneira de entender.

Um abraço do vosso amigo Abrame           

Offline Abrame

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 99
  • Karma: +4/-0
Re: Pensamentos
« Responder #58 em: Setembro 15, 2011, 17:14:50 pm »
Companheiros do Caminho
Hoje vou enviar-vos mais um pensamento que em tempos ao acordar me surpreendeu. Penso que sobre
pensamentos vou descançar durante algum tempo.


 "Não te deixes embalar pelo canto da sereia nem temas o sibilo da    serpente, porque a Verdade mora no altar do teu verdadeiro coração e está guardada no sacrário da tua alma, imanente e transcendente".

Com abraço fraternal do vosso companheiro Abrame.

Offline ajce1962

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 284
  • Karma: +4/-0
Re: Pensamentos
« Responder #59 em: Setembro 23, 2011, 15:51:53 pm »
A força e a beleza da flor estão em sua total vulnerabilidade. Os ambiciosos desconhecem o belo. A beleza está na percepção da essência de todas as coisas.

O pensamento é matéria e pode ser transformado em qualquer coisa, bela ou feia.

Existe, porém, o sagrado que não vem do pensamento, nem de um sentimento por ele reavivado. Não é reconhecível pelo pensar nem pode ser por ele utilizado ou concebido. A palavra ou o símbolo não podem definir o sagrado. Ele é incomunicável.

Ler mais... http://dim-dim-universos.blogspot.com/2011/04/percepcao-da-beleza.html?spref=fb


Namasté