Autor Tópico: O SERVIÇO É UMA OFERENDA  (Lida 5525 vezes)

Offline maria

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 182
  • Karma: +2/-0
O SERVIÇO É UMA OFERENDA
« em: Janeiro 02, 2009, 23:14:45 pm »
Olá Amigos!

O SERVIÇO É UMA OFERENDA

O Serviço é uma PRECE através da acção!

A experiência que um determinado Serviço pode proporcionar é aquilo que muita gente procura, que muita gente deseja. é o saber porque estamos nós em sociedade.

Muitas pessoas interroga-se: Porque vivo em sociedade? Porque o homem é social?

Podem fazer esta pergunta milhares de vezes, que a resposta não virá por si só. A verdadeira resposta ninguém nos pode dar. Ela só surgirá se aprofundarmos muito o Serviço; se Servirmos a Humanidade desinteressadamente. Mas esse Serviço tem que ser cultivado no nosso interior, tem que ser cuidado como uma flor rara que desponta dentro de nós. Só então a nossa vida é um Serviço constante; só então a nossa vida se tornará numa Prece contínua!

Porquê vivermos em sociedade? Porque é que temos que conviver com todo o tipo de pessoas? Como aprender a estar em Paz com elas? A resposta a esta questão só pode vir através do Serviço - a resposta sentida, experimentada, vivida realmente.

Primeiro temos que aprender o que é Serviço e como devemos praticá-lo!

Não é fazer qualquer coisa de qualquer maneira, fazer tudo o que nos dão ou nos pedem para fazer. Não! Isso não nos dá a resposta. Quando muito, podemos é chegar à conclusão de que estamos a servir os outros e ainda por cima podemos ser desrespeitados e ninguém ligar nenhuma ao nosso trabalho. Então ficamos com a amarga sensação de que não vale a pena fazer nada, que as pessoas são umas ingratas, etc...
Se agirmos dessa maneira estamos a nadar em seco. Ou, pelo menos,estamos a viver apenas na superfície das coisas.

Isto faz-me lembrar a história de um homem que chegou junto de Ramakrishna e lhe ofereceu um saco de moedas de ouro (Este homem era um comerciante próspero, que não tinha a consciência tranquila, pois tinha acumulado imensa fortuna à custa de prejuízo de muitas pessoas).

O Mestre olhou para ele e disse: "Muito obrigado! Agora que me ofereceste esta pequena fortuna, por favor vai deitá-la ao rio, deita nele todas as moedas desse saco"!  O homem então pensou: " deve estar louco; deitar todo este dinheiro ao rio". Mas o Mestre insistiu: " Tu ofereceste-mo. Agora é meu esse ouro, posso fazer dele o que quiser. Portanto,faz o que te digo: vai deitá-lo ao rio!" - e disse isto sem sequer tocar no saco que continha o ouro.
O homem hesitou (naturalmente!)...mas lá foi. O Mestre mandou um discípulo segui-lo. Imaginem qual não foi o espanto desse discípulo quando, ao chegar junto do rio, avistou uma multidão à volta do nosso homem e ele, no meio, atirando alto e sonoramente as moedas uma a uma, contando-as para que toda a gente visse bem:...42....43...44...45..."!

é assim que a nossa mente funciona! O Mestre conhecia bem aquele homem e quis ver se ele era capaz de ser humilde e desapegado.

E é assim! Se nos apegarmos ao resultado do Serviço estaremos a utilizar as coisas na superfície.

O Serviço é um acto de Amor, que nós praticamos e que oferecemos a Deus.

Por exemplo: Num grupo se uma pessoa tem o Serviço do Hatha yoga. Ele oferecerá o seu serviço a Deus ou ao seu Mestre preferido, com quem tiver maior afinidade. Então a aula que irá dar a seguir não será mais dele e o fruto desse Serviço é com o Mestre ou com Deus. Ele ofereceu a aula e isso fará com que a aula seja uma coisa mais perfeita, pois não vamos oferecer a Deus uma coisa que não seja o máximo que nós consigamos fazer com Amor. ELE fará com que essa aula não seja só qualquer coisa que essa pessoa ensina; será algo mais, será um Serviço, será uma coisa que foi doada e que por intermédio está a fluir; estaremos então a beneficiar duma coisa que nos é oferecida por Deus. Nós não ficamos devedores a essa pessoa pela aula que ele ensinou, mas ficamos sim devedores a quem ele ofereceu o Serviço.

Assim, devemos fazer tudo na vida como se fosse para o Senhor, para o nosso Mestre, para Deus. E, todos os actos na nossa vida se tornarão numa oferta permanente para aquele que nos deu a nós tudo o que somos. E essa oferta constante é que nos poderá dar a resposta às perguntas anteriores: Porque vivemos em sociedade?

                                                                                                 (continua...)

Um abraço
maria

                                                                               



« Última modificação: Janeiro 02, 2009, 23:28:51 pm por maria »

Offline maria

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 182
  • Karma: +2/-0
Re: O SERVIÇO É UMA OFERENDA
« Responder #1 em: Janeiro 03, 2009, 09:38:56 am »

olá amigos!

Temos que viver aprendendo a compartilhar. E não num negócio permanente como quase todas as pessoas vivem; "toma lá,dá cá" interesseiro.

Se o mundo existe é porque foi criado; nada é "nosso"; como podemos então dizer que isto ou aquilo é "nosso"?
Nada nos pertence efectivamente, mas tudo existe à nossa disposição para utilizarmos. Tudo existe para ser compartilhado. Nós não podemos dar nada a ninguém, porque nada é nosso. Só podemos compartilhar o que está ao nosso alcance.

Este é o sentido do Serviço!

Porque se nós fizermos uma oferta ao ser que mais amamos, seja o que for que façamos,isso vai sair o melhor possível, sem apego e com muito Amor; porque nós sempre gostamos de dar o melhor que podemos a quem mais amamos.

Vamos portanto, tentar fazer das nossas vidas um acto de Amor, sem apegos e com a continuação cada vez mais cheios de Amor, fluindo através de nós e um dia, como a oferta é constante, nós seremos os canais perfeitos, onde não mais existe o "dar e receber"- o "toma lá,dá cá", a falsa doação que exige receber algo sempre em troca, como se fossemos negociantes de tudo.

Um abraço
maria


Offline maria

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 182
  • Karma: +2/-0
Re: O SERVIÇO É UMA OFERENDA
« Responder #2 em: Janeiro 04, 2009, 18:38:22 pm »

Queridos amigos!

Havia uma devota que todos os dias limpava muito bem a sua casa, varria a entrada e o quintal, punha flores á entrada da porta e nas jarras da casa. todos os dias ela fazia tudo de novo, todos os dias ela limpava e arranjava tudo na sua casa. Um dia uma vizinha, que vinha observando aquele constante cuidado diário, aquele esmero exagerado,perguntou-lhe a razão daquele excesso de zelo, e ela respondeu:

-" Um dia o Senhor, o meu Mestre virá e quando Ele chegar quero que Ele se sinta bem aqui. E eu tenho que ter a casa limpa e arranjada florida para Ele, sempre, porque não sei qual o dia que Ele virá e não quero que Ele me encontre desprevenida. O Senhor não pode ser recebido na minha casa suja e desarrumada.
Para Ele tem que ser o melhor, porque o Amo muito e acima de tudo o mais na vida! Ele é o meu hospede mais querido, por isso espero por Ele todos os dias preparada!"

Esta história ilustra bem o Serviço! É uma história utilizada como exemplo no Raja Yoga e no Karma-Yoga. Porque, quer num caminho quer noutro, entre Deus, entre os Mestres (desencarnados) e os devotos existe o Guru, cuja função é despertar o coração dos discípulos; então as pessoas esperam constantemente que os seus Gurus vão a sua casa, pois eles simbolizam o canal através do qual Deus e os Mestres se manifestam.

Como nem toda a gente tem capacidade para fazer Serviço, dada a sua importância e grandeza intrínseca, o Serviço tem que ser pedido (ex: se está inserido num grupo). As pessoas têm que pedir para fazer Serviço; então lhes será dado. E se tiverem realmente humildade, farão como serviço qualquer tarefa que lhes seja dada, porque no Serviço não há Hierarquia ; não há cargos. Só existe Serviço, seja qual for a tarefa: limpar a casa-de banho ou dar Satsang; aspirar a alcatifa ou falar com um Ministro.

O Serviço é isso mesmo: Serviço!

Um abraço
maria