Olá Amigos!
Apenas por si próprio é feito o mal. Ele é autocriado.
Por si mesmo alguém é corrompido, por si mesmo
se evita o mal.
SRI MAHA KRISHNA SWAMI
APEGO AO SOFRIMENTO
O homem não nasceu para sofrer, mas sim para ser feliz, para ser consciente do divino. Essa afirmação não é muito conhecida, não por culpa dos Mestres, mas de quem profere ensinamentos em nome dos Mestres, sem estar preparado. Esses falsos orientadores indicam que o sofrimento é a maneira de se libertar porque não sabem qual é a solução para a libertação da dor. Provocam o sofrimento e se valem de um ensimamento do Mestre Jesus de desapego do corpo para dizerem que temos que sofrer para sermos conscientes do Ser Supremo. Mas somos divinos em essência e não temos que sofrer. Se sofremos é porque queremos.
Para se viver em harnonia não pode haver apego à dor.
Um maha yogue permanece em estado de felicidade perfeita e não deseja as coisas mundanas nem as celestiais, não se importa se o mundo o louva ou censura-o, não se preocupa se faz frio ou calor: se faz frio coloca uma roupa mais grossa, não reclama; e se faz calor, tira-a. É simples. Por que reclamar do tempo, do quotidiano, do mundo?
Deve-se ter confiança em si mesmo, confiança nos ensinamentos dos Mestres. Só assim o homem não será perturbado pela dualidade das tendências mentais.Terá purificado os seus sentimentos, seus impulsos e poderá sentir a realidade divina. É fácil vencer o ódio com o amor supremo, o apego com o discernimento, a falsidade com a verdade, a maldade com a bondade, a cobiça com o desapego. Muitos vencem batalhas, ganham fama no mundo e são aclamados como heróis. Porém somente aquele que elimina seus próprios apegos é um autêntico vencedor,
A tristeza e a dor surgem do egoísmo. Quando o ego desaparece, a tristeza e a dor cessam. é preciso esforçar-se para eliminar o ego profano para que possa viver a felicidade perfeita. Todos procuram essa felicidade, mas cada um já é a própria felicidade. É preciso apenas romper a idéia falsa de que não se é o divino, e desativar essa parte de forte apego eliminando o medo de que vai faltar algo, de que não se pode mais participar das coisas do mundo se tentar viver a essência divina. Porém é a pessoa com fantasias, com problemas que está proibida de participar do mundo. somente quando se vai pelo caminho da autoconscientização é possível emancipar-se, é possível realmente decidir se se vive ou não determinada experiência. A pessoa terá o discernimento, saberá o que é certo, o que é errado e assim tudo o que fizer será bem consciente. Nem por isso estará entrando ou saíndo do caminho espiritual.
Um abraço
Maria