-
Olá amigos!
(http://lotussutra.files.wordpress.com/2008/12/ramana20rosto.jpg)
Ramana Maharshi ensinou o caminho do Auto-Conhecimento. "não pode haver resposta para a pergunta Quem sou Eu? A resposta vem com o despertar da consciência pura, uma corrente de despertar no coração!"
Isto é Jnana Yoga pura, mas Ele também ensinou o caminho do Bakti yoga. Muitas vezes ele dizia:" Há 2 caminhos: a Auto- Investigação e a Submissão". logicamente estes 2 caminhos não seriam compatíveis, mas apesar da Lógica, Maharshi disse, e demonstrou, que eles são compatíveis e os seus discípulos tiveram (e experimentaram) a prova disso.
O seu ensinamento também tem uma forte influencia de Karma-Yoga, pois Ele sempre esperou que os seus discípulos seguissem o Seu Caminho no mundo;de vez em quando aparecia alguém que Lhe vinha pedir autorização para renunciar ao mundo e ele não a dava.
" porque é que pensas que és dona de casa? O mesmo pensamento de que não estás bem te acompanhará se te tornares sannyasin (renunciante).Onde quer que estejas, continuando a ser dona de casa ou se renuncias e vais para a floresta, a tua mente persegue-te na mesma!"
" O propósito do Guru exterior é apenas despertar o Guru interior no coração dos discípulos!"- dizia Ele muitas vezes. "Não se preocupem com o Jnana (conhecimento intelectual). Primeiro procurem saber quem são e , quando o tiverem feito completamente, então vocês serão Jnana Yogues!"
in "sri Ramanasraman-
- Yesterday and Today"
Trad. Teresa
um abraço
maria
-
Olá a todos!
Vou partilhar convosco mais alguns conhecimentos que me foram transmitidos por uns mestres com quem tive o privilégio de conviver há muitos anos.
Ensinamentos de Ramana Maharshi
Alguns excertos sobre o Mestre e Arunchala, comentados por Mouni Sadhu no seu livro "Dias de Grande Paz" e do livro " O caminho do Auto-Conhecimento" de Artur Osborne.
Tentarei descrever as frases mais interessantes destes livros, que foram escritos ainda com a Presença Física do Mestre, por isso não alterarei o sentido dos textos e eles serão aqui simplesmente relatados como se tivéssemos o privilégio de ter ainda Sri Ramana encarnado e entre nós.
*
Ramana Maharshi é um sábio contemporâneo e Ele é a prova da Verdade que trouxe do seu próprio campo de experiência espiritual.Descobriu o Vichara antes de conhecer qualquer filosofia religiosa. Quando tinha 16 anos, mergulhado no estado transcendental de Samadhi, alcançou a compreensão do
Ser - a Verdade Suprema: Nele não havia duvida alguma sobre a Verdade, porque se tornara na própria Verdade.
Foi o que sentiu o conhecido escritor e poeta Grant Duff (Douglas Ainslie) quando viu Sri Ramana pela 1ª vez. No seu relato sob o titulo "O grande acontecimento na minha vida" ele fala-nos do impacto que sentiu ao olhar pela primeira vez os olhos de Ramana Maharshi: sentiu que Ele "era a Verdade e a Luz"
*
Quando Gandhi mandou o seu mensageiro (Sri Rajendra Prasad, depois presidente da Índia) a Sri Ramana, pedindo que lhe mandasse uma mensagem, Ele respondeu: " Que utilidade têm as palavras quando falamos de coração a coração?" E o mensageiro voltou para o seu mestre, Mahatma Gandhi, que ficou satisfeito com a resposta do Grande Vidente.
continua....
Um abraço
maria
-
Sri Ramana esteve presente na nossa reunião de 18 de Abril. Não tenho palavras para agradecer a presença do Mestre, apenas posso dizer que olha para nós com uma simpatia, uma alegria de estar ali presente, com uma certeza de nos conhecer e saber tudo o que se passa connosco, e com um entusiasmo, um incentivo ao nosso caminho. Obrigado, Sri Ramana!
-
Olá a todos!
O Sábio de Arunachala deu-nos também outro grande preceito.
Devemos esforçar-nos por Obter Agora, nesta vida, esse nível de consciência que transcende o "normal", pois então atingiremos a consciência que durará sempre, independentemente da morte do corpo. Esse estado liberta-nos de todo o medo e incerteza. Essa é a "pérola de grande preço" e o "tesouro" digno de ser descoberto a todo o custo, esta é a "parte boa" que não nos será tirada nunca.
As diferentes religiões do mundo são destinadas ao homem médio. Elas indicam regras de conduta para uma vida correcta, prometendo o "céu" como recompensa. Estão no seu campo. As leis de causa e efeito são verdadeiras. São leis da Natureza. Produzindo o Bem nas nossas diferentes formas de existência criamos condições propicias ao nosso progresso. Mas uma vez vista a gloriosa meta da nossa existência, outros alvos mesquinhos perdem a sua atracção e, gradualmente, tornamo-nos incapazes de fazer o Mal.
O Mal está no campo do nosso Ego efémero, condicionado pelos sentidos, que Maharshi chama "produto híbrido, surgindo entre o verdadeiro Eu e o corpo".
Um abraço
maria
-
Olá a todos!
Outro ensinamento no qual Maharshi põe ênfase é que não existe evolução do Espírito Puro, Eu Puro. Ele diz que o Eu Real está sempre presente e somente as sombras do véu material o encobrem. Tudo o que é necessário fazer é remover a ilusão (Maya) e o Eu brilhará em nós, não há necessidade de procurá-lo noutra parte.
Pelo que foi dito acima pode-se considerar que os ensinamentos do Grande vidente não serão aceitáveis por todos. A Humanidade, até certa fase, preferirá viver na ilusão da mente e no campo da matéria e dos sentidos. Não podemos fazer a criança passar por adulto instantaneamente, assim como não podemos deitar 1 litro de água num copo pequeno.
Mas a criança crescerá no seu devido tempo. O que é essencial é que as almas que já estão suficientemente adiantadas aproveitam a presença do Mensageiro. Ele reúne essas almas ao seu redor, durante a sua vida física e ajuda-as a dar os seus últimos passos para a Realização.
" A vossa Auto- Realização é a maior forma de SERVIÇO que podeis prestar ao mundo". "Tende fé em DEUS e em vós mesmos; isso cura tudo; esperai pelo melhor; trabalhai pelo melhor e tudo terminará bem para vós."-palavras de Ramana Maharshi.
Um abraço
maria
-
Olá Amiga Maria
Não posso deixar de lhe dizer que gostei muito do que disse na sua última mensagem em alusão a Ramana Maharshi, sobretudo pela conclusão a que chega. Um assunto que me é muito caro:
Cumprimentos do seu amigo Hermes
-
Olá Amigos!
Sri Ramana Maharshi defende, ou melhor, demonstra a teoria não-dualista (do Advaita Vedanta), o qual reconhece uma única Realidade: o Atmar o Eu, o Espírito. Tudo é Uno.
Quando compreendemos que há um Caminho infalível para este alvo final, senti mo-nos empolgados de alegria por esse Conhecimento. É esta a água que mata a sede humana, pois a Humanidade nunca é deixada sem remédio ou assistência nas suas peregrinações e seus sofrimentos. Os que procuram, acham. Mas a busca deve visar a mais alta Verdade e não deve contentar-se com ilusões, mais ou menos sublimadas. A virtude cardeal do discernimento desempenha papel supremo nessa busca. Pois, quando o caminho directo se torna visivel, todos os outros desaparecem como se jamais tivessem sido procurados. Não há necessidade alguma de rejeição por parte do discípulo; ele simplesmente parece esquecer o que deve esquecer - bem esquecido; e somente se lembra do que é digno de ser lembrado.
Um abraço
maria
-
Olá a todos!
Bem no fundo do nosso coração jaz uma fonte, tantas vezes mencionada pelo Mestre. É comparável ao centro do circulo, donde podemos abranger todas as direcções; nenhuma outra perspectiva nos pode dar semelhante vantagem. Compreendo agora porque esse Caminho de Maharshi é chamado o "Silêncio Interior".Também com quem poderia falar o "único Vidente"? "Homem, vai directamente para a Verdade no teu centro espiritual, pois a distancia mais curta entre 2 pontos é a linha recta"- uma verdade mística jaz oculta detrás do axioma geométrico atrás referido. Aceita-o e já estás com os pés no caminho directo. Não há necessidade alguma de procurá-lo noutra parte." Uma viagem de mil quilómetros começa com um único passo; mas se o viajante não der esse passo primeiro, ficará parado no ponto de partida.
Meditemos!
Um abraço
maria.
-
Querido amigos!
Quando tentamos excluir todos os caprichos e fantasias da nossa mente irrequieta e concentrar-nos em alguma coisa, num alvo escolhido, definido, ela luta desesperadamente a fim de resistir ao controle. Depende da nossa vontade sermos vencedores ou vencidos nesse combate. Descobri quem é o criador dos pensamentos - e a meta estará alcançada.
Tal é a verdadeira Realização. Mas isto é demasiadamente místico e para compreende-lo é necessário esforço implacável.
Na presença do Mestre, na presença da Luz em forma visivel, compreendi mais claramente a unidade básica de todos os Mestres espirituais da Humanidade. O homem profano enterrou em túmulos de dogmas e mandamentos transitórios as verdades espirituais vivas dos ensinamentos deles.
A crença na "superioridade" de qualquer religião não existe para aquele que se senta aos pés de um Mestre da Sabedoria.
Maharshi fala também sobre a "Ultima Verdade", mas isso transcende todos os credos e poucos a podem alcançar.
Um abraço
maria
-
Queridos amigos!
Falando ainda de Ramana Maharshi
Quando jovem, antes da sua Iluminação, Maharshi quase nada sabia sobre as escrituras sagradas hindus, mas depois compreendeu tudo facilmente e pode dar-nos incomparáveis explicações baseadas na sua própria sabedoria espiritual: Este é o único processo natural. Algumas vezes a comparação é esclarecedora. Uma pessoa que conhece apenas uma língua não poderia ler e pronunciar outra língua, se bem que escrita com as mesmas letras. Assim se passa com as escrituras. Elas falam outra língua, ainda que empreguem as mesmas palavras que nós.
Um poder omnipotente e desconhecido jaz latente em todos nós. Sri Maharshi falou muitas vezes sobre isto, principalmente nas suas instruções. Esse poder não se manifesta uniformemente e aparece ao discípulo (não ao Mestre) em diferentes aspectos - karma, Bakti, Jnana,,etc. O Mestre vê-os de um único modo. o Todo! Alguns de nós sabem que não há nada que possa ser comparado com a Graça da presença do Mestre para fazer com que esse poder Universal se apresente. e o auxilio indirecto da Sua graça tem sido experimentado por muitos dos que se esforçam por conhecer a última verdade, isto é, entrar no mundo interior do seu Amado Mestre.
Esse poder é o verdadeiro segredo, ele capacita o homem a dominar a sua mente irrequieta, causa principal dos seus problemas, tanto exteriores como interiores. Dá-lhe afinal essa admirável certeza interior da qual surge o silêncio e a paz.Aqueles que despertam em si esse poder sabem que alcançarão a união suprema a através dela a Imortalidade.
A melhor forma de auxilio ao aspirante é não fatigá-lo com muitos ensinamentos, dogmas e definições exteriores. Há um método melhor, pela palavra, pelo olhar, pelo silêncio ou satsang, que põe o aspirante em tal atitude que lhe permite encontrar a solução dos seus problemas. E essa solução será a própria sabedoria necessária para viver.
O Grande Vidente, certa vez,falou a um ocidental sobre esse assunto:
"Quando alguém pela primeira vez, reconhece o seu verdadeiro EU, então das profundezas do seu ser surge algo...e esse algo toma posse dele e está do outro lado da mente. Esse algo é infinito, divino e eterno."
Os fenómenos que vemos são curiosos e surpreendentes; porém o mais maravilhoso dentre eles nós não o compreendemos e consiste na única força sem limite que é responsável:
____por todos os fenómenos que vemos e pelo acto de vê-los!
" Não fixeis a vossa mente(atenção) nas coisas mutáveis da vida, como a morte e os fenómenos, mas somente naquilo que vê todas essas coisas,
AQUILO QUE É RESPONSÁVEL POR TUDO..."
"EXPERIMENTAI CONSERVAR A MENTE INABALAVELMENTE FIXADA NAQUILO QUE VÊ E QUE ESTÁ NO INTERIOR DE VÓS MESMOS."
"Estas coisas que vemos e sentimos são apenas cores dispersas do único espírito ilimitado. O Mestre, quando em meditação, se bem que os seus olhos e ouvidos estejam abertos, fixa a sua atenção tão firmemente NAQUILO QUE VÊ, que ele não ouve, não tem consciência mental ou física, mas somente espiritual"
um abraço
maria
-
Queridos amigos!
Uma tarde , em que lá estavam somente um jovem e um dos seuss assistentes permanentes eu fui também ver Maharshi, pelo menos por um instante senti aquela estranha ansiedade de obter a sua aprovação para todos os meus esforços e as modificações que se estavam operando na minha consciência sob a sua influencia.A intuição dizia-me que eu não poderia ter depositado a minha confiança - era jóia rara - em melhores mãos.
Na nossa vida comum quão raros são os que se podem gabar de ter sequer um amigo no mundo, digno da sua confiança absoluta e incondicional, o que praticamente seria a possibilidade de unir a sua consciência com a do outro. geralmente gostamos de mostrar "o nosso lado melhor aos outros". Tentamos esconder as nossas desarmonias, temendo que a pessoa cuja amizade procuramos se afaste de nós. Temos que tomar cuidado com as palavras e os gestos para evitar discórdia. tudo isso não é natural nem sincero. A hipocrisia, embora em forma subtil, oculta-se por trás de tais actos. Mas nada disso pode existir com Maharshi (ou alguém realizado).
Sei que há certas condições que possibilitam essa mudança interior; não aceitá-las é um empecilho positivo para o nosso progresso espiritual.
o melhor aparelho fotográfico não pode dar um retrato perfeito se o diafragma não se abre convenientemente. Se o diafragma ou a porta da nossa consciência permanece fechada na presença do mestre, como poderemos esperar receber a Luz que dele irradia?
É aí que está a explicação do facto de que milhares de pessoas que visitaram o Ashram do Sábio de Arunachala, sri Ramana Maharshi, muito poucas foram capazes de aproveitar plenamente o privilégio da sua luz. Agora mesmo, na sua presença, eu percebo isto claramente, mas é possível que disto me esqueça quando tiver voltado à vida no mundo e mergulhar em circunstancias muito menos propicias. Apresso-me, portanto, a escrever as minhas impressões agora mesmo.
continua....
um abraço
maria
-
Queridos Amigos!
Muitas vezes as pessoas não podem abandonar velhos preconceitos, teorias e crenças consagradas e quando vêem Maharshi dão-lhe o nome de "Yogue" ou "Mahatma", vendo através dos seus próprios óculos coloridos e rotulando-o com algum termo rotineiro, de acordo com as suas próprias ideias, que não são senão o resultado da sua própria ignorância espiritual.
O raciocínio deles é mais ou menos o seguinte. "Sim indubitavelmente é um Santo, mas houve no mundo outros maiores, como Buda, Cristo,etc. Eles eram completamente diferentes...temos os ensinamentos deles e ninguém pode negar a sua grandeza."
Outros dizem: " Nos longínquos Himalaias há Yogues que operam milagres; têm vivido,há séculos, controlando as forças da natureza. não são eles maiores que Maharshi?"
E assim em vez de aproveitar a presença viva, estão sonhando com outros Mestres....
A essas criaturas eu gostava de dizer:
Não será de pessoas como vós que o Cristo disse:" Eles têm olhos e não vêem; têm ouvidos e não ouvem?"
Eles nada sabem dos outros grandes mestres a não ser por informação em "segunda-mão" ou por livros escritos por discípulos ou historiadores.
E assim desperdiçam a oportunidade de usufruir a força do seu Mestre,Aquele que está ali, mesmo ao pé de si!
Foram alguns comentários de" O nosso Ser real"
de Sri Shankaracharya
Meditemos!
Um abraço
maria
-
Olá amigos bom dia ao templo
Falta consciência intelectual à maior parte das pessoas;pareceu-me até muitas vezes que quando a possuímos,se está tão só no deserto como na cidade mais povoada,todos olham para nós com se fossemos estranhos e continuam a fazer funcionar a sua balança,dizendo que isto é bom,que aquilo é mau.
Aos olhos das naturezas vulgares os sentimentos nobres e generosos parecem faltos de pertinência.
Se acabarem por ser convencidos por uma evidência muito premente da ausência de intenções egoistas nesse homem,do seu desprezo pelos pequenos lucros,vêem nele uma espécie de louco;desprezam-no pela sua alegria e riem do fulgor dos seus olhos.
Todos os esgotados amaldiçoam o sol;
Para eles o valor das árvores está...na sombra!
NIETZSCHE
Sejamos tolerantes adeus
-
Olá amigos!
Estes são mais uns ensinamentos dados directamente por Sri Ramana a devotos e a visitantes do seu Ashram.
São anotações de Swami Ramananda Saraswati, de "CONVERSAS" que cobriu o período de quatro anos, ou seja de 1935 a 1939.
Só é possível transmitir-vos graças aos devotos de Ramana Maharshi do Brasil .
Conversa
Com SRI Ramana Maharshi
15 de Maio de 1935
1. - Um monge nômade (Sanyasi) em dúvida: " Como conceber que o mundo todo é Deus?"
R.M.-Se perceberdes com sabedoria descobrireis que o Mundo é Deus. Sem conhecer o Espirito Supremo (Brahman), como descobrireis sua omnipenetração?
2. - alguém inquiriu sobre a natureza da percepção?
R.M.-As percepções dependem do estado em que estamos. A explicação é que no estado de vigília (jagrat) o corpo grosseiro percebe nomes e formas; no estado de sono (swapna) o corpo mental percebe as criações deste em suas múltiplas formas e nomes; no do sono sem sonhos (sushupti), tendo perdido a identificação com o corpo, não há percepções; de modo semelhante no estado Transcendental o estado de identidade com Brahman, coloca o homem em harmonia com tudo e nada há separado do SER
3. - Alguém perguntou sobre a natureza da felicidade.
R:M.- Se o homem pensa que deve sua felicidade a causas e posses exteriores é razoável concluir que sua felicidade deve crescer com o aumento de posses e diminuir na proporção da diminuição delas. portanto se ele nada possuir não haverá felicidade. Qual é a experiência real do homem? Conforma-se ele com essa concepção?
no sono profundo o homem nada possui nem mesmo seu corpo. ao invés de sentir-se infeliz é ele completamente feliz. Todos desejam dormir profundamente. A conclusão é que a felicidade está inerente no homem e não é devida a causas externas. devemos realizar o SER para abrir o armazém da felicidade pura.
4. - Um jovem académico perguntou a Maharshi:
" Como dizeis que o coração está no lado direito quando os biologistas de toda a ciência já descobriu que está do lado esquerdo?" e pergunta qual a autoridade em que se baseia sri Ramana.
R.M.-Perfeitamente. O órgão físico está mais ou menos à esquerda, isto é inegável, mas o Coração de que falo não é o fisico, e está unicamente ao lado direito. è a minha experiência e nenhuma autoridade é exigida por mim. Contudo podeis achar confirmação no livro " Malayall Ayurvadic" e no " Sita Upanishad" e reproduziu o Mantrado último e repetiu o texto do primeiro.
5. - o eng. sr. Frydman, referindo-se à GRAÇA do Mestre observou: " A boneca de sal que mergulha no mar não será protegida por uma capa impermeável".
foi uma comparação feliz e como tal foi aplaudida e Maharshi acrescentou:
"Corpo á a capa impermeável".
6. -Um monge (sanyasi) perguntou como impedir que a mente seja destruída.
R.M. -Ao esquecerdes o próprio Ser vedes os objectos. Se vos agarrardes ao vosso Ser não vereis o mundo objectivo.
7.- Quando lhe perguntaramse os poderes ocultos (Siddhis) eram atingidos com a Omnipotência(Isvaratva) conforme menciona o último versículo do " Dakshinamurti Ashtakam", Maharshi disse:"Deixai primeiro que se execute a Omnipotência (Isvaratva) e então perguntai, aí podeis então perguntar".
8. - "Pode-se obter benefício pela repetição de sílabas sagradas "MANTRAS" apanhadas casualmente?"
R.M. - NÃO! Ele deve ser completamente iniciado em tais Mantras.
Maharshi ilustrou isso pela seguinte história:
Um rei visitou um premier na sua residência. Ali lhe disseram que o premie estava empenhado na repetição de silabas sagradas (japa) . O rei esperou e ao ve-lo perguntou-lhe qual era o japa ou mantra. O premie respondeu que era o mais sagrado de todos, o Gayatri. O rei desejou ser iniciado pelo premie mas este confessou sua incapacidade de iniciá-lo. O rei então procurou aprende-lo com outra pessoa, repetiu o Gayatri desejoso de saber se estava certo. O Ministro disse que o mantra estava correcto, mas que não era bom que ele o repetisse. Ao ser pedido para explicar melhor, o Ministro chamou um pagem e ordenou-lhe que segurasse o rei. a ordem não foi obedecida. Foi repetida a ordem, mas novamente não foi obedecida.O rei exasperado ordenou ao pagem que segurasse o Ministro o que foi imediatamente obedecido. O Ministro riu-se e disse que o incidente era a explicação pedida pelo rei. "Como?" perguntou o rei. A ordem foi a mesma, mas a autoridade era diferente. assim se passa o mesmo com os Mantras.
Chelas, nº13
Maio 1983
um abraço
maria
-
Olá amigos!
Hoje vou transcrever mais um ensinamento de Ramana Maharshi .
"Se nós progredirmos o mundo progride. Como tu és, o mundo é. Sem compreender o Ser qual é a utilidade de compreender o mundo? Sem o Auto-Conhecimento, o conhecimento do mundo não tem qualquer utilidade. Mergulha internamente e encontra o tesouro escondido aí. Abre o teu coração e vê o mundo através dos olhos do verdadeiro Ser. Destrói os véus e vê a magnificência divina do teu próprio Ser".
Ramana Maharshi.
Um abraço
maria
-
Olá amigos!
Um dos discípulos de Ramana Maharshi foi Maha Krishna Swami.
(http://img858.imageshack.us/img858/2346/mahaclose1.jpg) (http://img858.imageshack.us/i/mahaclose1.jpg/)
Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)
Quem é Sri Maha Krishna Swami?
Nasceu na Índia, em 1935, num meio-dia de maio, recebendo as vibrações do signo de Gêmeos. O seu único interesse desde criança foi a meditação: descobrir, ampliar, estender-se até o Ser Universal. Seus pais, percebendo que ele não era uma criança comum, pois vivia sentado na postura de lótus, em profunda meditação, desligado do mundo material,resolveram, por sugestão de Mahatma Gandhi, levá-lo à presença de Bhagavan Sri Ramana,um grande Mestre que vivia no Sul da Índia, em uma aldeia chamada Tiruvannamalai, aos pés de Arunachala, a montanha sagrada.
Sri Maha Krishna Swami descreve em seu livro Ramana Meu Mestre como foi esse
encontro:
“No mesmo dia de minha chegada a Tiruvannamalai, tive a graça de contemplá-lo pela primeira vez. Isso aconteceu nas vésperas de Kathikai, ocasião em que, uma vez por ano, acende-se uma tocha no cume da montanha Arunachala, em devoção a Shiva. Uma grande multidão estava presente. Era um quadro maravilhoso, o mais maravilhoso que já vira, tão natural e simples. Ali estava Arunachala. Era majestosa a face que a montanha apresentava aos que a olhavam da praça do Ashram, e ao longe se via, descendo por um de seus caminhos, um homem apoiando-se numa vara, detendo-se a observar uma flor e a sorrir para uma criança e continuando a andar entre as árvores. Caminhava sem pressa, de forma natural, dirigindo-se finalmente ao Ashram, onde a multidão o aguardava. O seu olhar suave e sua expressão pura contagiava o coração de todos aqueles que o observavam. Até mesmo os mais cépticos, os aparentemente indiferentes fitavam-no sem poder ocultar uma expressão
de ternura.
“À medida que convivia com Bhagavan Sri Ramana, observei que ele parecia estar
bastante atento ao que se passava ao seu redor, reagindo de acordo com a vida exterior,porém sem se envolver com o resultado das acções. Compreendi que, de acordo com seus ensinamentos, o plano da existência física é apenas temporário e não tem realidade em si mesmo. Tinha consciência absoluta de que deveria seguir plenamente esse ensinamento, caso contrário jamais conseguiria consciencializar-me do Supremo Ser. Sentia que deveria desenvolver cada vez mais o controle dos pensamentos, aniquilar a mente pensante se quisesse estar receptivo às subtis vibrações ininterruptamente irradiadas por Bhagavan.
“Num determinado momento ele encarou-me com seu olhar penetrante, que adquiriu uma intensidade indescritível. Desceu então sobre mim uma quietude, uma paz profunda, uma leveza e felicidade infinitas. Ele disse-me: “O silêncio é a mais poderosa forma de ensinamento transmitido de Mestre a discípulo. A voz sem som é a intuição pura, é a voz do som espiritual que fala no mais íntimo de nosso Ser e nos revela a natureza original do Criador do Cosmos.”
“Chegando a hora de partir, Bhagavan disse-me que eu deveria promover a grande união entre os homens, no Ocidente. Pediu-me para não divulgar sua pessoa, porque estaria divulgando o ego. Disse-me que divulgasse seus ensinamentos, pois assim estaria revelando a essência de ser, ou o que realmente somos.”
Os anos que Sri Maha Krishna Swami passou em Arunachala marcaram-no para
sempre. A consciência de sua unidade com o Ser Divino jamais se apagou. Bhagavan Sri Ramana foi sempre uma presença em sua vida. Ele esclarece que o relacionamento entre Mestre e discípulo não cria laços de dependência nem sentimentos de posse. Ao contrário, o objectivo do Mestre é que o discípulo se emancipe, torne-se livre de qualquer laço, mesmo em relação ao próprio Mestre.
um abraço
maria
-
Olá Amigos!
Falei-lhes de Sri Maha Krishna Swami,(discipulo de Ramana) que também nos deixou grandes ensinamentos. Hoje vou transcrever do seu livro Maha Gita, uma mensagem dirigida especialmente aos que pertencem ao signo Câncer.
Cada ensinamento desta obra é dirigido a um signo do Zodíaco em particular, conforme a Astrologia Iniciática. É a sublime mensagem que cada Constelação dirige às pessoas, dando-lhes exemplos de como se autoconscientizarem e indicando virtudes que devem ser adquiridas.
RESSSUSCITAR A ESSÊNCIA
Os homens já devoraram os profetas
E os caminhos por eles prometidos,
Mas nada digeriram,
Por isso foram absorvidos
Pela poeira da estrada.
Ora! Já ouviram muitas mensagens.
Por que não procuram entendê-las?
Todos devem percorrer
Os caminhos já vividos,
Ressuscitar a essência das palavras
E reparar todo o mal que causaram.
Sou a Luz do mundo,
Do eterno presente.
Talvez deva compor
Milhares de Param Bhaktis,
O eterno som prometido
Que provém do amor divino.
Um abraço
maria
-
Olá amigos!
Para os nossos amigos que pertencem ao signo do Leão, transcrevo um dos ensinamento de Sri Maha Krishna Swami
O CONSCIENTIZADO
Aquele que medita
Torna-se consciente
De sua unidade
Com o divino
E pode ajudar
Na multiplicidade
Da manifestação.
Sem querer exibir-se
Ele resplandece
Como o Sol.
Pelo seu modo
Natural de agir
É considerado.
Ele nada espera
De ninguém
E por todos
É gratificado.
Não hostiliza
A nenhum ser vivo
E por ninguém
É hostilizado.
Meditemos!
um abraço
maria
-
Olá , Companheiros do Caminho !
__________________________________________________
Partilho :
ONDE TUDO COMEÇA
Bem Aventurado
É aquele
Que encontrou
O ínicio
E o fim .
O fim
Que começa
Onde termina
O princípio .
O Princípio
Que finda
No começo
Da verdade .
A verdade
Que termina
No Ser ,
Onde tudo
Começa .
SMKS - 37*17a
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Foi um prazer !
Namasté
Kunti
-
Um texto do Discíplo e Mestre
Sri Maha Krishna Swami
Também para o signo do Leão.
Um signo ( signifer - sinal ) do SOL
O Pastor
Disse o Sublime Mestre
"Pedi e dar-se-vos-á ,
Batei e sereis atendidos" .
Você já pediu ?
Já bateu ?
Eu já pedi , bati ,
E muito me foi doado .
Hoje apascento os rebanhos
E cuido das ovelhas que
O Cristo Universal confiou-me .
Também consolo
E ajudo todo aquele
Que quer conscientizer-se
Da Verdade Suprema ,
A única Verdade
Que se pode sentir
Com o coração
E com todo o Ser .
Só por essa consciência
Será possível
Amar o próximo
Como a si mesmo .
Só assim será possível
Conscientizar-se da unidade
SMKS-91*23l
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Meditemos !
================================================
Namastê
Kunti
-
De :
Sri Maha Krishna Swami :
Também para o SIGNO do Leão .
Reencontro
Sou
Consciência
E venho
Da Luz
Apenas
Para arrancar
Desta humanidade
Alguns anos
Que não existem ,
Mais próximo
O nosso encontro
Na eternidade .
SMKS-91*26i
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Namastê
Kunti
-
Olá Amigos!
Do Discípulo de Ramana ( Sri Maha Krishna Swami)
Meditação Iniciática
Dê-me um minuto,
Apenas um.
Em troca, revelarei
O silêncio da meditação.
Dê-me mais um minuto
E lhe transmitirei
O segredo da contemplação.
Se me der mais um,
Ensinar-lhe-hei como sentir
A doçura da devoção.
E se ainda você tiver
Mais algum tempo,
Tornar-se-à um
Com a Eternidade.
A meditação não é outra coisa senão a transcendência da mente, do corpo denso, dos sentidos. Por esse processo a pessoa terá a chance de viver no estado natural de ser. Dessa forma ela não será contaminada pelos assuntos do mundo profano e não será dominada pelo egoísmo das paixões humanas; será paciente no sofrimento, aumentando a cada dia a felicidade e a gratidão.
Um abraço
maria
-
Olá Amigos!
Muitas pessoas perguntavam a Bhagavan Sri Ramana :
"Como é a verdade?"
Um dia, Ramana, para dar exemplo, dirigiu-se a uma pessoa do grupo, dizendo:
-" Não deve se preocupar com ela. Diga-me, quem é você?"
" Eu não sei", respondeu o visitante.
Bhagavan tornou a interrogá-lo:
-Você existe,não é'? Você precisa conhecer-se a si mesmo antes de conhecer a verdade; antes de conhecer a Deus. Não se pode conhecer a Deus antes de conhecer-se a si mesmo, porque aquele que conhece a si mesmo automaticamente conhece tudo. E aquele que não conhece a si mesmo não conhece nada".
O caminho da sabedoria é o do conhecimento eterno.
Nós temos três estados de realização na vida. Por exemplo, temos as estrelas no céu, mas aquele que não tem a visão não pode ver as estrelas. Então aquilo de que primeiro necessitamos é a visão. Logo após ter a visão, precisamos estabelecer a relação entre as estrelas e a nossa visão. E logo a seguir nós temos que voar na direcção das estrelas.
Isto quer dizer que precisamos captar a ideia exacta da verdade e usar a nossa determinação para andar pela verdade, aprofundando-nos mais e mais nessa verdade suprema.
Algumas religiões ensinam que nós temos uma alma; outras ensinam que temos um espírito, outras, ainda, ensinam que temos um ser.
Bhagavan Sri Ramana afirma:
Somos essa alma.
Somos esse espírito.
Somos esse ser eterno e presente.
E ainda diz.
Nós não temos, nós somos-
Eu sou a consciência.
Eu habito no corpo, assim como habito na casa.
Devemos realizar essa verdade suprema, enquanto vivemos!
Um abraço
maria
-
''Não há passado nem futuro, é só o presente.
Ontem foi o presente para você quando você experimentou,
e amanhã será também o presente quando você experimentá-lo.
Portanto, a experiência só ocorre no presente, e além da experiência não existe nada.''
-
Ramana Maharshi
-
A felicidade é a sua natureza.
Não é errado desejar isso.
O que está errado é procurá-lo fora quando está dentro.
Ramana Maharshi
-
A felicidade é a sua natureza.
Não é errado desejar isso.
O que está errado é procurá-lo fora quando está dentro.
Ramana Maharshi
Olá Amigos!
Falei-lhes de Sri Maha Krishna Swami,(discipulo de Ramana) que também nos deixou grandes ensinamentos. Hoje vou transcrever do seu livro Maha Gita, uma mensagem dirigida especialmente aos que pertencem ao signo Câncer.
Cada ensinamento desta obra é dirigido a um signo do Zodíaco em particular, conforme a Astrologia Iniciática. É a sublime mensagem que cada Constelação dirige às pessoas, dando-lhes exemplos de como se autoconscientizarem e indicando virtudes que devem ser adquiridas.
RESSSUSCITAR A ESSÊNCIA
Os homens já devoraram os profetas
E os caminhos por eles prometidos,
Mas nada digeriram,
Por isso foram absorvidos
Pela poeira da estrada.
Ora! Já ouviram muitas mensagens.
Por que não procuram entendê-las?
Todos devem percorrer
Os caminhos já vividos,
Ressuscitar a essência das palavras
E reparar todo o mal que causaram.
Sou a Luz do mundo,
Do eterno presente.
Talvez deva compor
Milhares de Param Bhaktis,
O eterno som prometido
Que provém do amor divino.
Um abraço
maria
Caros Amigos,
Linda mensagem de nosso Sagrado Mestre Sri Maha Krishna Swami
"... A tríade - cobiça, ira e tolice - é chamada de os três fogos do mundo. A cobiça consome aqueles que perdem o bom senso no querer possuir as coisas do mundo; a ira consome aqueles que perderam o bom discernimento e vivem no ódio; a tolice consome aqueles que deixam de praticar os sagrados ensinamentos de libertação.
A cobiça surge em virtude da satisfação, a ira por causa da insatisfação; a tolice é o fruto da corrente constante de pensamentos. O homem pode transcender estas expressões pondo em prática os sagrados ensinamentos do Mestre. Quando se está pleno no caminho espiritual, não há lugar para as paixões mundanas fazerem ninho.
A cobiça, a ira e a tolice são como a febre. Se um homem estiver com essa febre, será atormentado pela insônia, mesmo estando em um quarto confortável. A cobiça, a ira e a tolice são, portanto, a fonte de todas as aflições humanas. Para se livrar dessa fonte de aflição, deve-se praticar a meditação iniciática e a devoção suprema ensinadas pelo Mestre..."
Fonte: Maha Yoga - O Caminho da Não-dualidade
Sri Maha Krishna Swami
Segue o link de seu blogger: http://poesiaemsuaessencia.blogspot.com
Shanti Prem, hari om!
Sundari Devi
-
Poderosos parecem ser os sentidos; poderosa parece ser a mente; e mais poderosa do que esta parece ser a razão. Mas, superior a tudo é o Ser Supremo. Quando o homem reconhece em si o Ser Supremo é possível dominar os falsos poderes e assim subjugar o ego profano.
Na vasta amplitude da natureza universal, por ciclos intermináveis, manifestam-se infinidades de flores, compostas de harmonia de formas e cores, e morrem pouco depois para serem substituídas por outras. As maravilhas da natureza não nascem para serem elogiadas. Não se preocupam em serem vistas. Sua única razão de existir é ser, simplesmente. Esse testemunho da consciência pura e desinteressada é suficiente para o homem crístico que realiza com amor e harmonia o dever que tem a realizar. E como as flores, não esperam elogios ou louvores, nem teme as censuras.
Os homens estarão em estado natural quando olharem para os rios e sentirem-se parte deles, sentirem-se como a água que corre para o mar; quando olharem as flores dos campos e perceberem nelas mais que o perfume e as cores, perceberem nelas um oceano de paz, uma porta para se integrarem conscientemente com a Verdade. Quando se conscientizarem do estado natural, do estado sem ego, serão iguais aos rios, mares, flores, pássaros: vastos, plenos como o universo e conscientes do Divino Ser. Quando os homens retornarem à consciência do divino, conhecerão o real significado do Amor Supremo.
http://www.slideboom.com/presentations/337660/Palavras-de-Sabedoria---Sri-Maha-Krishna-Swami
Namasté
-
Quem se ocupa somente em alimentar o corpo, esquecido de que este é apenas um instrumento de conscientização do divino, não se liberta da ignorância espiritual. A fascinação pelo corpo e seus poderes constitui o maior perigo para quem procura a identificação com a Verdade Suprema. Corpo, mente e sentidos servem como meios de evolução espiritual. São coisas perecíveis e não são a real essência do homem. O corpo pode ser destruído, porém o Ser que o habitou permanece depois da destruição.
A Verdade é bonita. A Verdade é como um círculo. Imaginem um arco-íris, um meio círculo luminoso, onde as sete cores aparentemente distintas brilham juntas em harmonia. Ele representa que a comunhão é possível e que dela advém a beleza, e nos lembra também que devemos completar o círculo do arco-íris nas nossas vidas, vivendo em harmonia com a terra, em sintonia com as leis da natureza e em paz com todos os seres que nos rodeiam.
Nunca jurem por nada, nem pelo céu, nem pela terra, nem pelo divino, nem pelas suas cabeças, nem pelos seus pés, nem pelos seus corações. Sejam apenas naturais, pois tudo o que se fala permanece gravado nos ciclos intermináveis do porvir. Não esperem por milagres. Não busquem grandes demonstrações de poderes. Só os de pouca fé precisam ver para crer. Felizes os que têm fé sem nada verem, pois seguem o que lhes indica a intuição pura, e não o que os olhos físicos vêem com seu limitado alcance.
http://www.slideboom.com/presentations/337660/Palavras-de-Sabedoria---Sri-Maha-Krishna-Swami
Namasté