Autor Tópico: Pérolas de sabedoria  (Lida 11380 vezes)

Offline Shining Star

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 9
  • Karma: +0/-0
Pérolas de sabedoria
« em: Dezembro 04, 2008, 19:37:55 pm »
Pôr termo ao carma, a lei de causa e efeito que rege o ciclo das existências,
pressupõe pôr termo à ignorância fundamental que preside ao conjunto das nossas vidas.
É da ignorância que decorrem, em particular, o desejo, o ódio, a inveja, a cobiça,
bem como todas as emoções negativas que dominam o nosso espírito e o mantêm cativo
até realizarmos o despertar e nos libertarmos de todo o sofrimento.
   
   Dalai Lama

Tema que exige meditação a fim de trabalharmos para vencer a confusão.

bem hajam!

 
« Última modificação: Dezembro 04, 2008, 19:39:32 pm por Shining Star »

Offline kunti

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 438
  • Karma: +3/-0
Re: Pérolas de sabedoria
« Responder #1 em: Dezembro 09, 2008, 14:40:13 pm »
O Princípio da Sabedoria ...   é Desejá-la !!!

      Ibn Gabirol

_______________________________________________________________

Kunti

Offline kunti

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 438
  • Karma: +3/-0
Re: Pérolas de sabedoria
« Responder #2 em: Dezembro 11, 2008, 12:45:41 pm »
"Os que sonham de dia, têm conhecimentos de muitas
coisas que escapam aos que sonham de noite"

E. A. POE

________________________________________________________

Meditemos  !


_______________________________________________________

   Kunti
« Última modificação: Dezembro 24, 2008, 12:14:45 pm por kunti »

Offline maria

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 182
  • Karma: +2/-0
Re: Pérolas de sabedoria
« Responder #3 em: Dezembro 29, 2008, 23:55:11 pm »
Olá a todos!

 Por falarmos em pérolas de sabedoria dizia-me um amigo:

-A espiritualidade implica com toda a nossa vida. Não implica com as nossas coisas. Implica com a nossa vida toda. É uma coisa séria.

Nós estamos fartos deste mundo. Queremos ir para outro. Queremos evoluir, queremos entrar num mundo melhor.

Eu estou feliz com a minha opção. Acho que ganhei muito. Portanto, acho que todos podem ganhar muito também.

Mas uma coisa é certa: ninguém pode fazer isso por nós. Quando muito alguém pode-nos ajudar; podemos amparar-mo-nos uns aos outros e chegarmos juntos a pontos cada vez mais altos.

Mas o esforço é individual. Ninguém pode caminhar com as nossas pernas.

E só lá chegamos quando andarmos bem em todo o terreno. Temos que ser como um carro anfíbio. Para todo o lado, seja qual for a condição do piso. Temos que andar em frente sobre todo o terreno.

Quando um avião passa a barreira do som faz um barulho incrível, numa vibração alta. Mas quando está passada a barreira tudo é suave. Quase nem se nota. Mas antes de lá entrar torna-se quase insuportável.
É o ponto crítico.

Quando um submarino mergulha é o ponto mais critico, o mais perigoso; pode dar uma cambalhota ou pode ir muito devagar. A entrada na profundidade é que é vulnerável. Depois de lá estar, vai tudo bem.

Na espiritualidade é o mesmo. A verdadeira entrada é que é o ponto crítico. Não é o começo. É a passagem para a verdadeira espiritualidade. É aí que se vê quem quer realmente avançar, ou quem se anda a enganar a si próprio com parvoíces e desculpas para não fazer o que é suposto fazer se quer realmente evoluir.

É aí que se vê quem entra neste comboio e quem são os que ficam para o próximo comboio, para a próxima reencarnação.

A escolha é de cada um!

Um abraço
maria 


« Última modificação: Dezembro 30, 2008, 00:00:57 am por maria »

Offline kunti

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 438
  • Karma: +3/-0
Re: Pérolas de sabedoria
« Responder #4 em: Fevereiro 02, 2009, 18:32:39 pm »
"Um  Deus-Átomo dorme em cada pedra.
Logo,  desperta em cada planta.
Move-se em cada animal ;
Pensa em cada homem e
Ama em cada Anjo.
Por conseguinte, devemos tratar cada pedra
como se fora um vegetal.
A cada vegetal como um animal querido.
Cada animal como um Ser humano e
todo o Ser humano como um Anjo.

( Da Sagrada Tradição Tibetana)

________________________________________________________________




________________________________________________________________

Namasté

              Kunti
« Última modificação: Fevereiro 02, 2009, 18:39:26 pm por kunti »

Offline kunti

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 438
  • Karma: +3/-0
Re: Pérolas de sabedoria
« Responder #5 em: Dezembro 11, 2009, 23:38:13 pm »


Você não poderá resollver os problemas que tem hoje
pensando da mesma maneira que você pensava
quando os provocou.

Albert Einstein.


:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::.

Namasté         


                Kunti

Offline Mario

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 22
  • Karma: +0/-0
Re: Pérolas de sabedoria
« Responder #6 em: Dezembro 25, 2009, 13:24:57 pm »
Olá


Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá.
Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;
Dize à Sabedoria: Tu és minha irmã; e ao Entendimento chama teu parente;
Quanto melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! E mais excelente, adquirir a prudência do que a prata!
Com a sabedoria edifica-se a casa, e com a inteligência ela se firma;
A sabedoria protege como protege o dinheiro; mas o proveito da sabedoria é que ela dá vida ao seu possuidor.

Provérbios

Mário

Offline kunti

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 438
  • Karma: +3/-0
Re: Pérolas de Sabedoria
« Responder #7 em: Janeiro 13, 2010, 16:03:47 pm »
Olá.

Ás vezes não compreendemos as coisas simples,
metemos os pés pelas mãos, mas aprendemos com isso...

_________________________________________________

Reflexão !

_________________________________________________

 Namasté

    Kunti

Offline ajce1962

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 284
  • Karma: +4/-0
Re: Pérolas de sabedoria
« Responder #8 em: Janeiro 19, 2010, 11:35:58 am »

Olá!

Cristo, "Conhecereis a verdade e a verdade vos 'libertará"

Buda, "A iluminação é o 'fim' de todo o sofrimento"


Krishnamurti - A Verdade:

A verdade não é uma coisa contínua que se possa manter mediante prática ou disciplina, mas algo que se percebe num lampejo. A percepção da verdade não surge através de qualquer forma do pensamento condicionado, razão pela qual o pensamento não pode imaginar, conceber nem formular o que seja a verdade.

Para se entender, plenamente, o que é a verdade, tem de haver liberdade. Para a maioria de nós, liberdade é apenas uma palavra, uma reação ou uma idéia que serve de fuga à nossa escravidão, ao nosso sofrimento, à rotina entediante do dia-a-dia; mas isso, absolutamente, não é liberdade. A liberdade não vem através da busca porque não podemos buscar a liberdade e tampouco procurá-la. A liberdade só vem quando compreendemos todo o processo da mente que cria suas próprias barreiras, limitações e projeções a partir de uma base de experiência condicionada e condicionante.


Namasté 

Offline ajce1962

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 284
  • Karma: +4/-0
Re: Pérolas de sabedoria
« Responder #9 em: Janeiro 23, 2010, 10:11:10 am »

Olá amigos e a todo mundo!

O que é meditação?
-----------

" Budismo - Sempre Zen "

Existe a história de três pessoas que estão contemplando um monge que está parado no alto de uma colina. Depois de observarem-no por um certo tempo, uma disse: "Ele deve ser um pastor procurando uma ovelha perdida". A segunda falou: "Não, ele não está olhando para os lados. Acho que ele deve estar esperando um amigo". E a terceira comentou: "É provável que ele seja só um monge. Creio que está meditando". Começam a discutir sobre o que o monge estaria fazendo e, enfim, para finalizar, sobem até o topo da colina e aproximam-se dele. "Está procurando uma ovelha?" "Não, não tenho ovelhas que procurar." "Então, deve estar esperando por algum amigo?" "Não, não estou esperando pessoa alguma." "Bem, então deve estar meditando." "Não, estou aqui apenas, em pé. Não estou fazendo absolutamente nada."


Namasté

Offline ajce1962

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 284
  • Karma: +4/-0
Re: Pérolas de sabedoria
« Responder #10 em: Janeiro 23, 2010, 10:15:36 am »

Olá!

Qual o maior obstáculo à meditação, à liberdade, à iluminação, enfim, a conhecer Deus e viver em Deus?
------------

" OSHO "
Ego - o falso centro

Se alguém disser: "Não há nada", imediatamente começa a briga porque você também sente que não há nada. O outro o torna consciente desse fato.
O ego é falso, ele não é nada.
E você também sabe isso.
Como você pode deixar de saber isso? É impossível! Um ser consciente - como pode ele deixar de saber que o ego é simplesmente falso? E então os outros dizem que não existe nada - e sempre que os outros dizem que não existe nada, eles batem numa ferida, eles dizem uma verdade - e nada fere tanto quanto a verdade.
Você tem que se defender, porque se você não se defende, se não se torna defensivo, onde estará você?
Você estará perdido.

A identidade estará rompida.
Assim, você tem que se defender e lutar - este é o conflito. Um homem que alcança o eu nunca se encontra em conflito algum. Outros podem vir e entrar em choque com ele, mas ele nunca está em conflito com ninguém.
Aconteceu de um mestre Zen estar passando por uma rua. Um homem veio correndo e o golpeou duramente.
O mestre caiu. Logo se levantou e voltou a caminhar na mesma direção na qual estava indo antes, sem nem ao menos olhar para trás.
Um discípulo estava com o mestre. Ele ficou simplesmente chocado. Ele disse:
"Quem é esse homem? O que significa isso? Se a gente vive desta maneira, qualquer um pode vir e nos matar. E você nem ao menos olhou para aquela pessoa, quem é ela, e por que ela fez isso?"

O mestre disse: "Isso é problema dela, não meu."
Você pode entrar em choque com um iluminado, mas esse é seu problema, não dele. E se você fica ferido nesse choque, isso também é problema seu. Ele não o pode ferir. É como bater contra uma parede - você ficará machucado, mas a parede não o machucou.
O ego sempre está procurando por algum problema. Por quê? Porque se ninguém lhe dá atenção o ego sente fome.
Ele vive de atenção.
Assim, mesmo se alguém estiver brigando e com raiva de você, mesmo isso é bom pois pelo menos você está recebendo atenção. Se alguém o ama, isso está bem. Se alguém não o está amando, então até mesmo a raiva servirá. Pelo menos a atenção chega até você. Mas se ninguém estiver lhe dando qualquer atenção, se ninguém pensa que você é alguém importante, digno de nota, então como você vai alimentar o seu ego?

A atenção dos outros é necessária.
Você atrai a atenção dos outros de milhões de maneiras; veste-se de um certo jeito, tenta parecer bonito, comporta-se bem, torna-se muito educado, transforma-se. Quando você sente o tipo de situação que está ocorrendo, você imediatamente se transforma para que as pessoa lhe dêem atenção.
Esta é uma forma profunda de mendicância. Um verdadeiro mendigo é aquele que pede e exige atenção. Um verdadeiro imperador é aquele que vive em sua interioridade; ele tem um centro próprio, não depende de mais ninguém.

Buda sentado sob sua árvore Bodhi... se o mundo inteiro de repente vier a desaparecer, isso fará alguma diferença para Buda? - nenhuma. Não fará diferença alguma, absolutamente. Se o mundo inteiro desaparecer, não fará diferença alguma porque ele atingiu o centro.
Mas você, se sua esposa foge, se ela pede divórcio, se ela o deixa por outro, você fica totalmente em pedaços - porque ela lhe dava atenção, carinho, amor, estava sempre à sua volta, ajudando-o a sentir-se alguém. Todo o seu império está perdido, você está simplesmente despedaçado. Você começa a pensar em suicídio. Por quê? Por que, se a esposa o deixa, você deveria cometer suicídio? Por que, se o marido a deixa, você deveria cometer suicídio? Porque você não tem um centro próprio. A esposa estava lhe dando o centro; o marido estava lhe dando o centro.
É assim que as pessoas existem. É assim que as pessoas se tornam dependentes umas das outras. É uma profunda escravidão. O ego tem que ser um escravo. Ele depende dos outros. E somente uma pessoa que não tenha ego é, pela primeira vez, um mestre; ela deixa de ser uma escrava. Tente entender isso.


Namasté

Offline ajce1962

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 284
  • Karma: +4/-0
Re: Pérolas de sabedoria
« Responder #11 em: Fevereiro 07, 2010, 07:35:02 am »

Olá a todos, amigos!

Vamos meditar.

" Krishnanurti "

Amigos, eu gostaria que fizessem uma descoberta viva, não uma descoberta induzida pela descrição de outros. Se alguém, por acaso, lhes tivesse falado sobre este cenário, teriam vindo com as vossas mentes preparadas para tal descrição, e talvez ficassem depois desapontados pela realidade. Ninguém pode descrever a realidade. Devem experimentá-la, vê-la, sentir toda a sua atmosfera. Quando virem a sua beleza e graciosidade, experimentarão uma renovação, uma aceleração na alegria.

A maioria das pessoas que pensam que estão à procura da verdade preparou já as suas mentes para a receber estudando descrições do que procura. Quando se examinam religiões e filosofias, descobrir-se-á que todas elas tentaram descrever a realidade; tentaram descrever a verdade para vossa orientação.

Não vou tentar descrever o que é para mim a verdade, já que isso seria um intento impossível. Não se pode descrever ou transmitir a outro a amplitude de uma experiência. Cada um deve vivê-la por si próprio.

Como a maioria das pessoas, vocês leram, ouviram e imitaram; tentaram descobrir o que os outros disseram sobre a verdade e sobre Deus, sobre a vida e a imortalidade. Possuem, portanto, uma imagem na mente, e querem agora comparar essa imagem com o que eu vou dizer. Ou seja, a vossa mente procura apenas descrições; não tentam descobrir de novo, tentam apenas comparar. Mas como eu não vou tentar descrever a verdade, porque ela não pode ser descrita, haverá naturalmente confusão na vossa mente.

Quando retêm uma imagem que vão tentar copiar, ou se atêm a um ideal que vão tentar seguir, jamais poderão enfrentar uma experiência completamente; nunca serão francos, nunca serão verdadeiros no que respeita a vocês mesmos e às vossas acções; estão sempre a autoproteger-se com um ideal. Se realmente sondarem a vossa mente e o vosso coração, descobrirão que vêm aqui para obter algo novo; uma ideia nova, uma sensação nova, uma nova explicação da vida, de forma a poderem moldar a vossa própria vida de acordo com ela. Por isso estão realmente à procura de uma explicação satisfatória. Não vieram com uma atitude de frescura, para que com a vossa própria percepção, a vossa própria intensidade, pudessem descobrir a alegria da acção natural e espontânea. Muitos de vocês procuram apenas a explicação descritiva da verdade, pensando que se conseguirem descobrir o que é a verdade, poderão então moldar as vossas vidas de acordo com essa luz eterna.

Se for esse o motivo da vossa procura, então não se trata de uma procura da verdade. É mais propriamente uma procura de consolo, de conforto; não é mais que uma tentativa de escapar aos inumeráveis conflitos e batalhas que têm que enfrentar todos os dias.



Namasté

Offline kunti

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 438
  • Karma: +3/-0
Re: Pérolas de sabedoria
« Responder #12 em: Janeiro 09, 2011, 00:27:15 am »
"Um  Deus-Átomo dorme em cada pedra.
Logo,  desperta em cada planta.
Move-se em cada animal ;
Pensa em cada homem e
Ama em cada Anjo.
Por conseguinte, devemos tratar cada pedra
como se fora um vegetal.
A cada vegetal como um animal querido.
Cada animal como um Ser humano e
todo o Ser humano como um Anjo.

( Da Sagrada Tradição Tibetana)

---------------------------------------------------------------------------

Outros Povos  - Outras Culturas   - Outra Épocas ...

 A Mesma      REAL/idade  !!!
---------------------------------------------------------------------------


" Fui mineral, morri e me tornei planta .
Como planta morri e depois fui animal ,
Como animal morri e depois fui homem .
Porque teria eu medo ?
Acaso fui rebaixado pela morte ?
Vi dois mil homens que eu fui ;
Mas nenhum era tão bom quanto sou hoje .
Morrerei aínda como homem,
Para elevar-me e estar entre os bem aventurados Anjos .
Entretanto , mesmo esse estado de Anjo terei de deixar "
.
Al Rumi
 Poeta  Islamico
 
 (1210 - 1273 - DC )

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Um Agradecimento à amiga SHINING STAR , que iníciou este Tema  !
_____________________________________________________




    Meditemos !!!






_______________________________________________

Namasté

              Kunti
« Última modificação: Janeiro 09, 2011, 00:44:30 am por kunti »

Offline kunti

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 438
  • Karma: +3/-0
Re: Pérolas de sabedoria
« Responder #13 em: Janeiro 12, 2011, 23:38:39 pm »


"Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba.

 Não ame por admiracão, pois um dia você se decepciona.

Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação."  :D


        Madre Teresa de Calcutá

Offline kunti

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 438
  • Karma: +3/-0
Re: Pérolas de sabedoria
« Responder #14 em: Março 20, 2011, 22:32:15 pm »
As Quatro Leis da Espiritualidade ensinadas na Índia

A primeira diz :
A pessoa que vem é a pessoa certa.
Ninguém entra em nossas vidas por acaso.
Todas as pessoas ao nosso redor,
interagindo com a gente, têm algo para nos
fazer aprender e avançar em cada situação.

A segunda lei diz:
Aconteceu a única coisa que poderia ter acontecido.
Nada, absolutamente nada do que acontece em nossas vidas
poderia ter sido de outra forma. Mesmo o menor detalhe.
Não há nenhum “se eu tivesse feito tal coisa…” ou “aconteceu que um outro…”.
Não. O que aconteceu foi tudo o que poderia ter acontecido,
e foi para aprendermos a lição e seguirmos em frente.
Todas e cada uma das situações que acontecem em nossas vidas são perfeitas.

A terceira diz:
Toda vez que você iniciar é o momento certo.
Tudo começa na hora certa, nem antes nem depois.
Quando estamos prontos para iniciar algo novo em nossas vidas,
é que as coisas acontecem.

E a quarta e última afirma:
Quando algo termina, ele termina.
Simplesmente assim. Se algo acabou em nossas vidas é para a nossa evolução.
Por isso, é melhor sair, ir em frente e se enriquecer com a experiência.
Não é por acaso que estamos lendo este texto agora. Se ele vem à nossa vida hoje,
é porque estamos preparados para entender que nenhum floco de neve cai no lugar errado.

Namastê