Autor Tópico: ENSINAMENTOS DE BUDA  (Lida 3344 vezes)

Offline maria

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 182
  • Karma: +2/-0
ENSINAMENTOS DE BUDA
« em: Janeiro 08, 2009, 00:21:04 am »
Olá Amigos!

                         ENSINAMENTOS DE BUDA (comentados por Krishna Swami)

Buda disse um dia:
" Lembre-se de que se você depender dos sentidos, ficará muito frágil, porque eles não lhe podem dar força nenhuma; nem força, nem uma base constante para si. Eles estão em constante alteração; tudo está sempre a mudar. Como é que você se pode refugiar e basear nos sentidos que mudam constantemente?

Onde é que poderá fixar as suas bases se se deixar guiar pelos sentidos? Se você tomar decisões com base nos sentidos apenas, estará num constante tumulto, nunca poderá decidir nada , pois os sentidos estão sempre mudando de opinião.
Num momento uma determinada coisa parece fantástica, noutro momento a mesma coisa parece simplesmente feia e insuportável. E nós dependemos sempre dos sentidos. Não dependa dos sentidos.

Dependa da consciência! A consciência é algo que se oculta por trás dos sentidos. Não são os olhos que vêm. Se você for a um bom oftalmologista, ele dirá que os olhos vêm; mas não é verdade. O olho é apenas uma janela. A janela não pode ver. Mas quando você está por trás da janelas, você pode olhar para fora. Ao passar alguém na rua, uma pessoa talvez pense: A janela está olhando para mim ".
O olho é apenas uma janela, uma abertura.

Quem é que está por trás desse olho, dessa janela?
O ouvido não ouve!
Quem ouve por trás dos ouvidos?
Quem é que sente?

Continua buscando tudo isto e pode ser que descubras alguma base.
Senão, a tua vida será apenas uma folha seca ao vento.
O vento não pode derrubar uma montanha!"


                                                       Um poema de Buda:

"O vento não pode derrubar uma montanha.
 A tentação não pode tocar o Homem.
O que está desperto, forte e humilde, que é senhor de si mesmo obedece à Lei".

Um abraço
maria

 

Offline maria

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 182
  • Karma: +2/-0
Re: ENSINAMENTOS DE BUDA
« Responder #1 em: Janeiro 11, 2009, 16:05:06 pm »

Olá Amigos!

A Meditação desperta; torna o Homem desperto.
Porque lhe dá a primeira experiência de Si mesmo ! Você não é o corpo, nem é a mente. Você é a pura consciência observadora. Quando esta consciência observadora é tocada, acontece um despertar. É como se uma cobra estivesse enrolada e, de repente, se desenrolasse. É como se alguém estivesse dormindo e de repente, acordasse com outra pessoa sacudindo-a.
De repente acontece um grande despertar interior.Pela primeira vez você sente a Verdade do seu Ser e, certamente, que isso o torna forte. Você já não é mais frágil, não é como uma frágil planta que o vento pode derrubar; você torna-se agora numa montanha, tem agora uma base, está enraizado.
Nenhum vento pode derrubar uma montanha.
Você desperta, torna-se forte e, ao mesmo tempo, humilde. Essa força não lhe trás nenhum ego. Você torna-se humilde porque está atento.

A mesma alma observadora existe em todas as pessoas, até nos animais, nos pássaros, nas plantas e nas pedras.
Essas pedras são apenas maneiras diferentes de dormir. Uma pessoa dorme para o lado direito; outra para o lado esquerdo; outra ainda dorme de costas. São apenas modos diferentes de dormir. Uma pedra dorme duma maneira; uma planta dorme de outra maneira; um pássaro de outra etc. Mas a diferença está apenas na maneira de dormir. No fundo, no centro de cada ser, o observador é o mesmo. Deus é o mesmo!
Isto torna-nos humildes, porque mesmo diante de uma pedra você sabe que não é ninguém em especial, porque toda a existência é feita da mesma substancia, chamada Consciência.

Se você estiver desperto, forte e humilde, terá um domínio sobre si mesmo.

Outro poema de Buda

"Se os pensamentos do Homem são lamacentos,
se ele é negligente e cheio de falsidade,
como é que pode usar as vestes amarelas?"

Um abraço
maria




Offline maria

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 182
  • Karma: +2/-0
Re: ENSINAMENTOS DE BUDA
« Responder #2 em: Janeiro 12, 2009, 19:48:59 pm »

Olá Amigos!

Escrevi anteriormente ensinamentos de Buda comentados por Krishna Swami.

Agora vamos ver outro aspecto que é o Satori, a experiência do despertar de que fala este Swami, noutras escolas totalmente diferentes. São escolas Zen, japonesas. Relaciona-se isto com a definição que Suzuki deu do Satori, em 1870.

"O Satori pode ser definido como o olhar intuitivo para a natureza das coisas, em contraste com a compreensão lógica. Na prática significa a descoberta dum mundo novo, até então não percebido, na confusão dum espírito formado no dualismo matéria/espírito ou corpo/alma. Podemos ainda dizer que com o Satori tudo o que nos rodeia passa a ser olhado sob um ângulo de percepção totalmente inesperado.

Para aqueles que já alcançaram um Satori o mundo deixa de ser o que antes era; os seus rios continuam a correr, os seus termos de lógica podem manter-se, todas as suas oposições e contradições são unidas, harmonizadas num todo orgânico coerente. Isto é um milagre; mas de acordo com alguns Mestres Zen, tais milagres têm lugar todos os dias.

Não se pode perceber o Satori enquanto não se fizer a experiência pessoalmente".

                                                                                 (continua...)

Um abraço
maria