Autor Tópico: O Saber  (Lida 8350 vezes)

Offline Cascais

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 97
  • Karma: +3/-0
O Saber
« em: Abril 05, 2008, 14:37:03 pm »
O saber não vem de fora, nem é fabricado pelo cérebro. Vem de dentro e não é mais do que a aptidão para compreender o que já existe. Todo o saber é conhecido da Mente Universal e da nossa gota da mesma, e o "novo" saber que nos vem não é criado, mas é tirado daquilo que já existe; o Pleno Conhecimento (ou a Realização) vem da nossa aptidão para senti-lo _____do nosso desenvolvimento. E assim,enquanto que as mais altas almas hão-de aceitar " de Fé " certas questões a respeito do Absoluto, podem, entretanto, assegurar-se da existência deste Absoluto e familiarizar-se com o "Como" do mecanismo do Universo,  e até podem tomar uma parte consciênte na operação das coisas.
A mente pode ser usada para formar matéria por meio da Energia, e fazer coisas que parecem maravilhosas ao homem comum,mas que estão totalmente no domínio da Lei Universal de Causa e  Efeito.


A alma desenvolvida pode, mediante seu saber,  elevar-se a uma posição onde está imune da operação de causa e efeito nos planos inferiores da Manifestação.


Bem Hajam



Offline ajce1962

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 284
  • Karma: +4/-0
Re: O Saber (DIONISIO O AREOPAGITA)
« Responder #1 em: Junho 26, 2009, 13:22:40 pm »
Olá


Os simples, absolutos e imutáveis mistérios da Verdade divina estão ocultos na luminosa obscuridade desse silêncio que revela secretamente. Pois essa obscuridade, embora da mais profunda escuridão, é contudo radiantemente clara; e, embora fora do alcance do tato e da vista, enche até transbordar nossas cegas mentes com esplendores de transcendente beleza... Desejamos ardentemente morar nessa translúcida obscuridade e, por meio de não ver nem conhecer, ver aquele que está além da visão e do conhecimento_ pelo fato mesmo de não lhe ver nem lhe conhecer. Pois isto é na verdade ver e conhecer; mediante o abandono de todas as coisas, enaltecer Àquele que está mais à frente e por cima de todas as coisas. Pois isto não é dissemelhante à arte dos que esculpem na pedra uma imagem com aparência de vida; tirando em volta dela tudo o que impede uma clara visâo da forma latente, revelando sua oculta beleza apenas lapidando. Pois é, acredito eu, mais adequado exaltar tirando que atribuindo; pois lhe atribuimos atributos quando partimos dos universais e descendemos, pelos intermediários, aos particulares. Mas aqui nos separamos de todas as coisas, subindo dos particulares aos universais, para poder conhecer abertamente o incognoscível,  que está oculto em e sob todas as coisas que possam conhecer-se. E contemplamos a obscuridade que está mais à frente do ser, escondida sob toda a luz natural.

Adeus amigos

Offline Mario

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 22
  • Karma: +0/-0
Re: O Saber
« Responder #2 em: Dezembro 25, 2009, 13:14:36 pm »
Citação de: Cascais  link=topic=6.msg7#msg7 date=1207402623


A alma desenvolvida pode, mediante seu saber,  elevar-se a uma posição onde está imune da operação de causa e efeito nos planos inferiores da Manifestação.


Bem Hajam





Olá

Amigo Cascais

Fiquei interessado quando na sua mensagem diz:"elevar-se a uma posição onde está imune da operação de causa e efeito".

Como eu consigo ficar imune. Muito interessante isto.

Mário

Offline Cascais

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 97
  • Karma: +3/-0
Re: O Saber
« Responder #3 em: Dezembro 25, 2009, 21:31:14 pm »
Amigo

       Mario

Foi interessante o seu interesse, mas como vê estamos na margem do rio, largo e profundo onde tem que passa-lo sozinho, pois ninguém o pode ajudar.


Abraço Farterno

  Cascais   

« Última modificação: Dezembro 26, 2009, 16:30:07 pm por Cascais »

Offline Mario

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 22
  • Karma: +0/-0
Re: O Saber
« Responder #4 em: Dezembro 28, 2009, 12:49:50 pm »
Citação de: Cascais  link=topic=6.msg952#msg952 date=1261776674
Amigo

       Mario

Foi interessante o seu interesse, mas como vê estamos na margem do rio, largo e profundo onde tem que passa-lo sozinho, pois ninguém o pode ajudar.


Abraço Farterno

  Cascais   




Agradeço amigo Cascais.

Eu sei que preciso ir sózinho , mas antes quero me preparar e como muitos estão mais adiantados eu procuro colher informações para que quando vier a maré alta , vier a onda enorme, vier a tempestade, eu já tenha algumas experiências do qual irá me inspirar a tomar minha própria decisão.

Mário

Offline maria

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 182
  • Karma: +2/-0
Re: O Saber
« Responder #5 em: Dezembro 28, 2009, 17:59:51 pm »
Olá  amigos


Eu sei que preciso ir sózinho , mas antes quero me preparar e como muitos estão mais adiantados eu procuro colher informações para que quando vier a maré alta , vier a onda enorme, vier a tempestade, eu já tenha algumas experiências do qual irá me inspirar a tomar minha própria decisão.

Mário

Perguntou um discípulo ao Grande Mestre BHAGAVAN SRI RAMANA MAHARSHI

D- É de alguma valia a leitura de livros para aqueles que desejam a libertação?

M- Todos os textos afirmam que para lograr a libertação deve-se acalmar a mente; portanto, o ensinamento conclusivo é de que a mente deve ser acalmada; quando isso é compreendido, não é necessária a leitura interminável. A fim de acalmar a mente, basta indagar dentro de si sobre o que é o próprio Eu superior; sobre como essa busca pode ser efectuada nos livros? Deve-se conhecer o Eu superior com o próprio olhar da sabedoria. O Eu superior encontra-se protegido por cinco camadas; mas os livros não fazem parte delas. Como o Eu superior deve ser encontrado através da investigação, eliminando-se as cinco camadas, inútil busca-lo nos livros. Chegará o momento em que será preciso esquecer tudo o que foi aprendido.

D- o que é a libertação?

M-Indagar a natureza do próprio Eu superior que se encontra em cativeiro e compreender a sua verdadeira natureza é a libertação.

D - É necessário aquele que anseia pela libertação indagar qual a natureza das categorias (tattvas)?

M- Assim como aquele que deseja livrar-se do lixo não precisa analisá-lo e ver seu conteúdo, também o que deseje conhecer o Eu superior não precisa contar o numero de categorias, nem analisar suas características, o que ele tem a fazer é rejeitar por completo as categorias que ocultam o Eu superior. O mundo deve ser considerado um sonho.

Um abraço
maria








Offline ajce1962

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 284
  • Karma: +4/-0
Re: O Saber
« Responder #6 em: Dezembro 28, 2009, 20:17:05 pm »

Olá amigos, e a todo mundo!

Para complementar a mensagem da nossa amiga maria, deixo a compreensão.


" Krishnamurti "

" Compreensão "

INTERROGANTE: Não se pode estabelecer um meio de nos compreendermos uns aos outros, uma compreensão "comum"?


KRISHNAMURTI: Sabeis o que significa a palavra "compreensão" - não segundo o dicionário - o que significa "compreender"? Quando compreendeis uma coisa? A compreensão é um processo intelectual, emocional? Só compreendemos quando nossa mente está atenta e completamente em silêncio. Se tagarelo enquanto falais, como posso compreender o que dizeis? Se estou comparando o que dizeis com o que li ou sei ou experimentei, como pode haver comunicação entre nós? Tenho de ouvir-vos com atenção, zelo, afeição. E, desse zelo, dessa afeição, desse silêncio vem a compreensão, tanto verbal como não verbal. Eis a base comum. E, quanto à questão da meditação, ela não pode ser examinada no espaço de uns poucos minutos, pois é uma questão sobremodo complicada; temos de aprender a meditar, e não ser ensinados pelo orador "como meditar". No momento em que introduzis o "como", estais no caminho errado. Permiti-me sugerir-vos, respeitosamente: nunca peçais a ninguém o "como".

Não faltará quem, pressurosamente, vos ofereça um método, mas, se vedes a nocividade do "como", essa própria percepção é suficiente.



Namasté

Offline maria

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 182
  • Karma: +2/-0
Re: O Saber
« Responder #7 em: Dezembro 28, 2009, 22:13:06 pm »


 A compreensão é um processo intelectual, emocional? Só compreendemos quando nossa mente está atenta e completamente em silêncio. Se tagarelo enquanto falais, como posso compreender o que dizeis? Se estou comparando o que dizeis com o que li ou sei ou experimentei, como pode haver comunicação entre nós?

Continuando para isso a explicação do Mestre


Perguntou o discípulo:

D -É útil o voto de silêncio?

M- O silêncio interior é a entrega ao Eu superior. E isso é viver sem o sentido do ego.

D- A solidão é necessária ao sannyãsin?(asceta;aquele que renuncia)

M -A solidão está na mente do homem. É possível estar em plena vida mundana, mantendo-se, contudo, a serenidade perfeita da mente; tal pessoa está sempre em solidão. Outra pessoa pode permanecer na floresta e,ainda assim, ser incapaz de controlar sua mente.
Não se pode dizer que esteja em solidão. A solidão é uma atitude da mente, o homem apegado às coisas da vida não pode alcançar a solidão, onde quer que esteja. Um homem desapegado está sempre em solidão.

D- O que é mouna? (sãnscrito,mauna) silêncio

M-É o estado que transcende a linguagem e o pensamento, é meditação sem actvidade mental. A subjugação da mente é meditação, a meditação profunda é a linguagem eterna. O silêncio é a linguagem eterna; é o fluxo perene da "linguagem". Ele é interrompido pela fala, pois as palavras obstruem esta linguagem silenciosa.
Palestras podem entreter os individuos durante horas sem que estes progridam. o silêncio, por outro lado, é permanente e beneficia toda a humanidade...através do silêncio, chega-se à eloquência. Palestras não são tão eloquentes quanto o silêncio. O silêncio é a eloquência incessante. O silencio é a melhor linguagem. Existe um estado em que cessam as palavras e prevalece o silêncio
« Última modificação: Dezembro 28, 2009, 22:14:37 pm por maria »

Offline maria

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 182
  • Karma: +2/-0
Re: O Saber
« Responder #8 em: Dezembro 28, 2009, 22:19:19 pm »

D- Então como comunicar nossos pensamentos a outra pessoa?

M -Tal necessidade só surge quando existe o sentido da dualidade.

Um abraço
maria

Offline ajce1962

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 284
  • Karma: +4/-0
Re: O Saber
« Responder #9 em: Dezembro 29, 2009, 00:13:50 am »

Olá!

citar
" M -Tal necessidade só surge quando existe o sentido da dualidade. "
-----------------

Vamos compreendendo


" Swami Vivekananda "

Assim o homem, depois de procurar em vão os vários deuses fora de si próprio, completa o ciclo e volta ao ponto do qual iniciou sua busca - a alma humana. E descobre que aquele Deus procurado sobre montes e vales, que buscava encontrar em cada livro, em cada templo, nas igrejas e nos céus, aquele Deus que ele imaginava sentado no paraíso, a governar o mundo, era seu próprio Eu. Eu sou Ele, e Ele é Eu. Só Eu era Deus e o pequeno "eu" jamais existiu.

"Conhece a verdade e liberta-te num momento.` Toda a treva desaparecerá, então. Quando o homem se tiver visto como ..um- com o Ser infinito do universo, quando toda a separação cessar, quando todos os homens e mulheres, todos os deuses e anjos, todos os animais e plantas, e todo o universo, se tiverem desvanecido nessa Unidade, então o medo desaparecerá. Posso magoar-me? Posso matar-me? Posso injuriar-me? A quem posso temer? Podeis temer a vós mesmos? Então, todo o desgosto desaparecerá. Quem me pode causar desgosto? Eu sou a Existência única do universo. Então, todos os ciúmes desaparecerão. De quem terei ciúmes? De mim próprio? Então, todos os maus sentimentos desaparecerão. Contra quem terei maus sentimentos? Contra mim mesmo? Não há ninguém no universo a não ser eu.

Esse é o único caminho, dizem os vedantistas, para o conhecimento. Matai as diferenciações, matai essa superstição de que existem muitos. "O que está neste mundo de muitos, vê aquele Único. O que está nesta massa de inconsciência, vê aquele único Ser consciente. Quem está neste mundo de sombras, aprende aquela Realidade - e nela está a paz eterna e em ninguém mais, "em ninguém mais."


Namasté

Offline ajce1962

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 284
  • Karma: +4/-0
Re: O Saber
« Responder #10 em: Dezembro 29, 2009, 00:22:31 am »

Olá!

Vale a leitura, é simples e bonito, são cinco mensagens, todas seguidas.

É do meu amigo dim-dim, ele não se importa, antes pelo contrário, fica contente!

" Huberto Rohden "

POESIA DA AUTOREALIZAÇÃO:
Da lagarta à borboleta

http://www.forumespirita.net/fe/outras-doutrinas-espiritualistas/liberdade-18415/msg76328/#msg76328


Namasté

Offline Mario

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 22
  • Karma: +0/-0
Re: O Saber
« Responder #11 em: Janeiro 12, 2010, 18:07:24 pm »
Olá amigos ajce e maria

Foi um banho de ensinamentos. Obrigado. Entendi que devo buscar a mim mesmo no silêncio interior.
Estou tentando , mas confesso é bem difícil. Quando inicio o silêncio, minha mente navega a mil por muitos assuntos.
Não consigo ficar concentrado num só ponto.
Talvez com o tempo eu alcançe.

Visitei também o fórum espírita e não quis me cadastrar ainda. Tem bastante assunto , e profundo, mas tem muita confusão também. As idéias vão para vários lados e muitos são os que querem saber tudo. É difícil a definição dos assuntos.
Acho que ainda não é para mim. Vou continuar como visitante e ler um pouco mais.


Mario