Autor Tópico: o Bem e o Mal  (Lida 3044 vezes)

Offline maria

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 182
  • Karma: +2/-0
o Bem e o Mal
« em: Agosto 14, 2008, 03:11:55 am »

Queridos amigos

O Bem é o que está de acordo com a vontade divina; o que concorre para o progresso da alma, o que tende ao mesmo tempo fortificar a natureza superior do homem e educar a sua natureza inferior, subjugando-a.

O Mal é tudo o que retarda a evolução; o que prende a alma aos degraus inferiores, depois de lhes terem sido ensinadas as lições, é o que tende a firmar o domínio da natureza inferior sobre a superior; o que leva o homem a emparelhar com o bruto a quem deve deixar para trás, não o leva a Deus.

Antes que o homem possa distinguir o bem do mal é necessário que descubra uma lei. O Carma!

Os Senhores do carma são as grandes inteligências espirituais que guardam a súmula das acções dos seres humanos, ordenando e dispondo as complexas operações da lei carmica. Existem dum lado os Lipika, ou registadores do carma e do outro os Maharajas que são, com as suas legiões, os agentes do carma sobre a terra.

Um abraço
maria


Offline hermes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 181
  • Karma: +5/-0
Re: o Bem e o Mal
« Responder #1 em: Agosto 14, 2008, 10:52:22 am »
Amiga Maria
Desde sempre, o homem obedeceu mais ao intelecto do que ao Espírito, possuidor de atributos Divinos por filiação, criou regras para comportamento de relação com os seus semelhantes, construiu máquinas fabulosas, edifícios monumentais, viaja no espaço exterior, descobriu meios de tratamento de doenças e atingiu técnicas de variada ordem, que o levou a um progresso tecnológico inimaginável. Tudo em nome da ordem, do progresso, da segurança e da religiosidade.
Todas estas conquistas do génio humano serviram as duas partes. (o Bem e o Mal).
Deus tinha creado o #Bem" e o Homem criou aquilo a que chamamos o "Mal", o que desde o início da creação estava previsto, visto Deus ter consignado, através do Espírito, às suas creaturas a inteligência e o Livre Arbítrio.
Era previsível, por isso é infeliz e sofredor por sua exclusiva culpa. Talvez por desconhecer que existia a Lei de Causa e Efeito e que, portanto, só se evolui vivendo.
São as duas faces da mesma moeda, na aparente dualidade da creação, pois nada está errado porque Deus é a Suprema perfeição - os opostos não são opostos -, são complementos para um desígnio de unidade espiritual objectiva.
Toda esta estrutura social foi sendo gravada e acumulada na mente humana e tornando o homem escravo dela; transmitida às gerações seguintes através da educação de avós para pais e de pais para filhos, de ensino obrigatório nas escolas primárias, secundárias e superiores, pelo que faz parte do modo de estar do homem em sociedade.
Para que a alma humana possa dar o salto quântico, torna-se necessário que o Homem pare para se interiorizar. que deixe de analizar com os dados distorcidos, inquinados e preconceituosos da mente inferior, que ainda é a sede de informação do Ego físico, mental e emocional:" A PERSONALIDADE".
Que, observando-se, possa analizar todos os sentimentos negativos que possui, um a um, tomando consciência dos resultados que a sua acção nefasta produz em si principalmente e nos outros também, dissecando-os até ao extremo, não deixando nada por entender.

  ( Extraído de " A Transformação do Homem " de Abrame ) 
Hermes
« Última modificação: Agosto 14, 2008, 14:02:58 pm por hermes »

Offline kunti

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 438
  • Karma: +3/-0
Re: o Bem e o Mal
« Responder #2 em: Agosto 14, 2008, 13:33:27 pm »
Olá

Acima da lei do Karma , está a Lei do  DHARMA.

Gosto de pensar nela como sendo  "a Lei que Rege as Leis.

É conhecida como Virtude, ( por exemplo ). Ou "o caminho do meio"

Karma, pode ser entendido como "desvio da lei".

Um exemplo :
Tenho fome.  sei que necessito comer !  Até à satisfação.
Se comer de mais , dá-me um enfarte, e morro. 
Se comer de menos, morro de fraquesa.
Se respirar de mais, rebento os pulmões,
Se respirar de menos asfixio.

Aí o DHARMA, (a LEI que rege as Leis) "puxa-me" à moderação, e
"eleva-me"  à consciencialização.
( Para o "meio" e para "cima".

Foi como aprendi.
Estou disposto a "arranjar" melhores formas de compreender.
Partilhem também comigo.
Poderá ser "BOM" para todos.

----------------------------------------------------------------

Vêr :
Livro : DHARMA   por ANNIE BESANT  - Editora Pensamento.
Capítulos de :  Curso Adiantado de Filosofia Yoga, de Ramacharaca,
Editora Pensamento.
_____________________________________________________________

Agradeço a vossa compreensão.

Namasté


                Kunti

Offline hermes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 181
  • Karma: +5/-0
Re: o Bem e o Mal
« Responder #3 em: Agosto 14, 2008, 15:31:23 pm »
Amigos
Ninguém ensina ninguém já é sabido, apenas trocamos análises pessoais.
É nossa convicção, que toda a forma de estar do homem em sociedade obedece a preceitos e preconceitos que o próprio homem criou em presença do mundo material que o envolve.
Deste modo a sua mente, estrutura mental criada pela a aglomeração dos seus pensamentos desde o inicio, funciona como um computador cheio de informação, operando matematicamente, sendo como uma base de dados constituida sobretudo, pela estrutura social criada pelo "Ego físico, mental e emocional" do homem - que representa o seu eu inferior - que ditou as leis pelas quais a humanidade se rege.
Assim ela, a mente, encontra-se como um disco rígido que atingiu o limite da sua capacidade, tal como um copo cheio de água, que por via disso, não comporta mais àgua.(Peço desculpa pelos exemplos que não são radicais mas apenas figurativos).
O conhecimento foi dado ao homem desde o princípio e encontra-se no mais íntimo da alma humana, porque Deus sabia que o homem na sua evolução teria necessidade de colher dessa fonte a sabedoria para ultrapassar os obstáculos que se lhe iriam atravessar no seu caminho evolutivo.
E assim temos o recurso da meditação correcta que faz parte do caminho octuplo, ou seja do caminho do meio - Recta meditação. 
Falar de meditação é assunto vasto que não pode ser explanado neste pequeno espaço, até porque existem diversas experiências que na sua finalidade dependem da capacidade do meditador se conhecer e assim determinar o caminho final a seguir.
Nessa determinação final a tomar, que só pode ser tomada pelo meditador se chega à fonte de sabedoria interna, que não nos fazendo sábios nos legam conhecimento e, assim, vamos substituindo na fonte de dados os conceitos de que eramos portadores, que serviram mas já não servem, por outros de maior abrangência.
O Abrame tem um trabalho sobre meditação com o titulo "A Última Fronteita", basta pesquisar.   
Amigos, isto é apenas o nosso entendimento e por isso desculpem-me.
Hermes

Offline maria

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 182
  • Karma: +2/-0
Re: o Bem e o Mal
« Responder #4 em: Agosto 16, 2008, 22:30:20 pm »
Queridos amigos



"E assim temos o recurso da meditação correcta que faz parte do caminho octuplo, ou seja do caminho do meio - Recta meditação. "

 
Porquê Meditar?


Enquanto as pessoas se mantêm numa polarização absolutamente física, ou emocional, jamais é sentida a necessidade de meditar.
Quando o corpo mental se torna activo, mesmo assim, nenhuma força move o homem para valores mais altos.
É só após várias encarnações de dor e sofrimento, de mudanças e de instabilidade, de desilusões e de tristezas, que o homem começa a sondar as trevas da sua ignorância, inteiramente vencido pela sua personalidade limitada. Só então ele sente a insatisfação e o vazio.
Chega a um ponto em que a popularidade, o sucesso e os diversos talentos que adquiriu não lhe dá nenhuma satisfação; no entanto, o impulso activo persiste continuadamente nele, até que o sofrimento se torna tão penoso, que o desejo de atingir alguma coisa (ou alguém) remove todos os obstáculos. O homem começa então a virar-se para o interior e a procurar a fonte de onde vem!
Começa então a reflectir, a pensar, a meditar, a intensificar as suas vibrações até que, com o decorrer do tempo, ele recolhe enfim os frutos da meditação.

IMPORTANCIA DA MEDITAÇÃO

A meditação é fundamentalmente, estabelecida para se chegar à ordenação interior e permitir assim o contacto com o Eu; daí a sua instituição.
A importância dada à meditação resulta, naturalmente, da tomada de consciência, por parte do estudante, de que é absolutamente necessário que a Personalidade seja dominada pelo Eu.

RESULTADOS DA MEDITAÇÃO
                                     
1)   Torna o homem capaz de contactar e ordenar os 3 corpos inferiores: físico, etéreo e astral

2)   Coloca o homem numa atitude de equilíbrio. Nem totalmente receptivo e negativo, nem completamente positivo; mas sim num ponto de equilíbrio. Pela sua prática constante, o ponto central de equilíbrio, é, gradualmente, transferido
Para níveis cada vez mais elevados, até ao momento em que o ponto de atracção inferior não é já o físico, não toca mesmo o emocional (corpo astral), nem contacta sequer com o mental; o próprio corpo Causal desaparece e o homem fica então polarizado na consciência espiritual.

3)   Estabiliza as vibrações inferiores nos planos emocional e mental. Permite, pois, que os corpos físico, astral e mental do homem sejam dominados, alinhados e funcionem simultaneamente na mesma encarnação.
Como decorrência disto, começa a processar-se uma transferência para uma vibração mais elevada, de acordo com o Eu, tornando a personalidade de acordo com o mesmo. Não desregramento físico; as emoções não se sucedem umas após outras (com os consequentes resultados) e os pensamentos não variam (como o macaco louco).
 
Agora vamos seguir o conselho do nosso amigo

O Abrame tem um trabalho sobre meditação com o titulo "A Última Fronteita", basta pesquisar.


Um abraço
maria 

« Última modificação: Agosto 16, 2008, 22:32:32 pm por maria »