Autor Tópico: Evolução Humana  (Lida 5584 vezes)

Offline maria

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 182
  • Karma: +2/-0
Evolução Humana
« em: Setembro 23, 2008, 00:24:35 am »

Olá Amigos

A evolução humana no 4º e 5º planos pertence a um período futuro da nossa raça. Mas os que escolhem um caminho árduo do progresso mais rápido, podem realizá-lo desde já. Neste caminho o corpo da beatitude evolui rapidamente; o homem começa a viver conscientemente nesta região sublime e conhece a felicidade produzida pela ausência de barreiras exclusivistas: a sabedoria que o invade quando desaparecem as limitações da mente e da sua inteligência. A alma fica então liberta da roda que gira nos mundos inferiores e pode ante gozar a liberdade perfeita que encontrará no Plano Nirvanico.

A consciência nirvanica é a antítese do aniquilamento. É a existência elevada a uma realidade, a uma intensidade inconcebível para quem apenas percebe a vida dos sentidos e da inteligência.

Para um homem que atingiu o plano búdico, sente, palpitando em si, a fraternidade que para os outros é um ideal que apenas existe nos lábios; e ele difunde a todos os que dela necessitam, prodigalizando socorro mental, moral, astral ou físico, conforme o caso. Considera todos os seres como seu próprio ser, sente que tudo o que possui é tanto seu como deles- ainda mais deles, porque necessitam, por serem mais fracos. É assim que numa família os irmãos mais velhos suportam todos os encargos, protegendo os menores contra os sofrimentos e as privações.

Pela natureza da fraternidade, a fraqueza tem o direito à assistência, à protecção desinteressada e jamais servirá de pretexto à opressão. E por eles terem atingido este estado, e alturas ainda mais elevadas, os grandes fundadores de religiões têm manifestado uma grande ternura e uma compaixão transbordante, curando ao mesmo tempo misérias físicas e aflições morais, dando a cada um segundo as suas necessidades.

Censurar e menosprezar as almas infantis (mais ignorantes) que nos cercam, por não terem atingido o mesmo grau de evolução que nós, é o mesmo que menosprezar a semente por não ser ainda flor, ou o botão por não ter dado ainda fruto. Mas nós não nos repreendemos por não sermos semelhantes aos Anjos, Arcanjos ou Logos.

Mas esta efusão de vida atinge as formas de vida que evoluem, não directamente , mas por intermediários, também. Quando a raça humana conseguiu atingir o grau de receptividade desejado, Grandes Seres projectaram na mentalidade embrionária das formas a tríplice centelha monadica- Alma/Buddhi/Mente.Muitos houve, entre estes Seres poderosos que chegaram mesmo a encarnar em forma humana, a fim de serem os guias e instrutores da humanidade recém-nascida. Estes Seres já tinham completado a sua evolução intelectual noutros mundos, e vieram a este mundo mais jovens com o fim de auxiliar a evolução da raça humana. São verdadeiramente os pais espirituais da grande massa da nossa humanidade.

Outras inteligências muito inferiores,  às mencionadas acima, almas humanas já formadas em ciclos anteriores, noutros mundos, encarnaram como descendentes dos que acabavam de receber as suas almas nascentes, pois o corpo humano ia-se aperfeiçoando. E milhares de almas que esperavam a ocasião de encarnar a fim de prosseguir na sua evolução, vieram nascer entre os filhos da terra. Estas almas jovens, formaram castas dirigentes do mundo antigo, as classes intelectuais , melhores dotadas para adquirirem o conhecimento.Foram estes os dominadores na alta antiguidade dos seus irmãos menores, com menos evolução.

Esta é a origem das enormes diferenças da capacidade mental e moral que separam as raças mais evoluídas das mais atrasadas,e que, dentro da mesma raça, abrem um abismo entre o filósofo e o tipo quase animal ainda dos retardados da sua própria nação.

As coisas parecem-nos por vezes injustas, porque destacamos o nosso mundo do lugar que ocupa no conjunto geral da evolução,para o considerar isoladamente, como se não tivessem predecessores nem sucessores.
Somente a nossa ignorância vê a injustiça.


      ( Não posso deixar de agradecer estes conhecimentos aos nossos Irmãos Mestres Teresinha e Fernando)
                                    Bem Hajam

Um abraço
maria


Offline ajce1962

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 284
  • Karma: +4/-0
Re: Evolução Humana
« Responder #1 em: Dezembro 12, 2009, 00:32:59 am »

Olá!

" YOGUE RAMACHARACA "


As nossas palavras parecem ser insignificantes e pobres, quando consideramos a grandeza da verdade que por meio delas nos esforçamos por expor. Porque, quem pode achar palavras para expressar o inexprimível?

Tudo o que nós podemos fazer, é despertar um vivo interesse e atenção por vossa parte, para que pratiqueis o treinamento mental e assim obtenhais a evidência da verdade na vossa própria mentalidade.

A verdade não é verdade para vós, enquanto não a tenhais provado na vossa própria experiência; porém, uma vez assim provada, nada vo-la pode roubar e ninguém a destrói.

Haveis de chegar ao pleno conhecimento do facto de o vosso «Eu» ter todo e qualquer esforço mental.

Vós estais atrás dele. Vós ordenais à mente que trabalhe e ela obedece vosso vontade.

Vós sois o senhor, o amo, e não o escravo da vossa mente. Vós sois quem manda e não o que é mandado.

Sacudi de vós a tirania da mente que vos oprimia por tanto tempo. Sede firme e sereis livre.

Nós ajudar-vos-emos neste sentido durante o curso destas lições, mas antes de tudo haveis de vos mostrar como senhor da vossa mente.

Assinai a declaração mental da vossa independência em relação aos vossos hábitos, às vossas emoções e pensamentos não controlados, e afirmai o vosso domínio sobre eles.

Entrai no vosso reino, vós que sois uma manifestação do Espírito!


Esta lição tem por fim esclarecer na vossa consciência o facto de que o «Eu» é uma realidade, separada e distinta dos seus instrumentos mentais; o controlo (ou o domínio) das faculdades mentais, exercido pela vontade, fará parte de uma das lições futuras; mas, não obstante, julgamos que será bom apontar-vos agora as vantagens que provêm da realização do verdadeiro conhecimento do «Eu» e do aspecto relativo da mente.


Muitos de nós supúnhamos que as nossas mentes eram senhoras de nós mesmos e permitíamos que nos atormentassem e perturbassem com pensamentos que nos levavam consigo e que nos apresentavam em momentos inoportunos.

O iniciado está livre deste incómodo, porque aprende a afirmar o seu domínio sobre as diferentes partes da mente, controlando e regulando os seus processos mentais, da mesma forma que o faria com um delicado mecanismo.

Ele é capaz de dominar as suas' faculdades e de pensar conscientemente; e pode dirigir o trabalho destas forças para produzir o melhor possível, aprendendo também como deve dar ordens à região mental subconsciente e fazê-la trabalhar, quando ele dorme ou aplica a sua mente consciente em alguma outra matéria.


Namasté

Offline ajce1962

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 284
  • Karma: +4/-0
Re: Evolução Humana
« Responder #2 em: Dezembro 12, 2009, 00:34:21 am »

Olá!

" YOGUE RAMACHARACA "

«Mas isto é uma posição absurda para o homem, o herdeiro de todos os séculos; ser enfeitiçado pelas criaturas fantásticas do seu próprio cérebro. Se um seixo nos incomoda na nossa bota, tiramo-lo para fora.

Quando temos o necessário conhecimento, podemos, com igual facilidade, tirar da nossa mente uma ideia nociva que a invade. Sobre isto não deveria haver dúvida, nem duas opiniões. A coisa é evidente, clara e bem compreensível.

Deveria ser-vos tão fácil expulsar da vossa mente um pensamento intruso e desagradável, como sacudir da vossa bota uma pedrinha; e enquanto o homem não puder fazê-lo, é insensato falar dele como de um senhor sobre a Natureza e todos os demais. Ele é um mero escravo e presa dos fantasmas alados que lhe voam pelos corredores do cérebro.

«As faces tristes e cheias de cuidados, das quais encontramos milhares até no meio das classes ricas e civilizadas, provam-nos muito claramente como é raro obter-se o referido domínio sobre a mente.

Com efeito, como é raro encontrar-se um homem! E como é comum ver-se uma criatura perseguida por pensamentos tirânicos de cuidados ou desejos, que se curva sob o seu domínio — ou talvez se orgulhe de correr alegremente em obediência àquele que segura as rédeas, julgando-se e considerando que está livre; uma criatura com quem não é possível conversar confidencialmente, por causa dessa presença de um estranho na sua mente que não cessa de espiar.

«E uma das mais importantes doutrinas de Raja Yoga a afirmação de que é necessário adquirir-se o poder de dominar pensamentos ou matá-los instantaneamente, quando for necessário.

Esta arte exige, naturalmente, certa prática; mas, como outras artes, não apresenta mistérios ou dificuldades, quando a pessoa chegou a manejá-la. E merece ser praticada. Podemos até proclamar solenemente que a nossa vida começa a ser verdadeira vida somente quando temos adquirido esta arte.

Na realidade, quando, em vez de sermos dominados por pensamentos individuais nos tornamos senhores deles, na sua imensa multidão, variedade e capacidade, e os podemos dirigir, despachar e empregar à vontade (porque Ele faz os ventos Sens mensageiros e o fogo flamejante Seu ministro), a vida vem a ser Uma coisa tão vasta e grande que, comparando-a com o que foi anteriormente, achamos que o estado anterior aparece como antenatal, como existência de uma criança antes do nascimento.

Namasté

Offline ajce1962

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 284
  • Karma: +4/-0
Re: Evolução Humana
« Responder #3 em: Dezembro 12, 2009, 00:36:04 am »
 
Olá amigos! Até logo!


" YOGUE RAMACHARACA "


O segredo da teoria yogue e dos ensinamentos sobre o desenvolvimento das forças mentais está na palavra domínio. O estudante de Yoga chega a possuir este domínio por dois caminhos.

O primeiro caminho consiste em subordinar todos os sentimentos, todas as impressões dos sentidos, etc., ao domínio do «Eu» ou da vontade; e obtém-se este domínio afirmando a supremacia do «Eu» sobre as faculdades, emoções, etc.

O segundo caminho está no desenvolvimento e aperfeiçoamento do instrumento mental, e o yogue entra nele depois de haver afirmado o domínio do «Eu» sobre a mente; deste modo torna esta capaz de trabalhar melhor e o seu domínio estende-se por um território maior.

Para obtermos conhecimentos, será necessário fazermos o mais proveitoso uso dos instrumentos mentais que achamos à nossa disposição. E havemos de desenvolver e aperfeiçoar esses instrumentos.


Namasté

Offline ajce1962

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 284
  • Karma: +4/-0
Re: Evolução Humana
« Responder #4 em: Setembro 25, 2010, 19:58:20 pm »

 ::) :D

O último degrau da pobreza, ou o puro desprendimento consiste no esvaziamento do próprio saber:

O homem que tenha esta pobreza deve viver de tal modo que nem sequer saiba que vive a si mesmo, nem a Verdade, nem Deus. Deve antes estar de tal modo vazio de todo saber, que não saiba, nem conheça, nem sinta que Deus vive nele. Mais ainda: deve estar vazio de todo conhecimento que nele vive. Pois quando o homem ainda se encontrava na essência eterna de Deus, aí não havia nele nenhum outro. O que aí vivia era ele próprio. Dizemos portanto que o homem deve estar vazio de seu próprio saber, assim como ele o fazia quando ainda não era, permitindo que Deus opere o que queira e o homem permaneça vazio.
;)

(Mestre Eckhart)

A Deus

A Todos

Namasté
« Última modificação: Setembro 25, 2010, 20:01:33 pm por ajce1962 »

Offline Yungyurt

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 2
  • Karma: +0/-0
Re: Evolução Humana
« Responder #5 em: Maio 31, 2018, 08:34:27 am »
Eu sou muito bom em encontrar informações.

Offline Feytonshadow

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 3
  • Karma: +0/-0
Re: Evolução Humana
« Responder #6 em: Agosto 10, 2018, 04:39:50 am »
criaturas fantásticas do seu próprio cérebro. Se um seixo nos incomoda na nossa bota, tir