Autor Tópico: O SOFRIMENTO  (Lida 4612 vezes)

Offline Cascais

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 97
  • Karma: +3/-0
O SOFRIMENTO
« em: Junho 01, 2009, 14:02:06 pm »
Amigos!

Conversando com um amigo

Para quê tanto sofrimento ...
A realização deve ser algo deslumbrante, algo incrível!
O sofrimento é o preço do conhecimento!
No entanto sofre-se porque se quer. Sabemos que temos para o conhecimento, a via do sofrimento. Porquê então sofrer o sofrimento? Poderia o sofrimento ser encarado como uma disciplina? Poderá a humildade e a paciência suportar esse sofrimento?
Sofrimento é desejo de algo ...
Algo que nem se sabe o que é. Talvez uma procura! Sim! O sofrimento é uma PROCURA ...
Mas, como sair dessa procura!? É muito difícil ...
Quando há consciência de que as coisas materiais não levam o ser a nada, quando se sabe o que fazer, porquê mesmo assim, sofrer? Somos nós que sofremos ou temos mesmo que sofrer de acordo com o nosso carma?
Creio ser esta a fase mais difícil do sofrimento!
Está-se num caminho espiritual; há consciência de que o material é ilusório e finito; têm-se técnicas para meditar; um grupo onde escolher um caminho para evoluir; mestres, guias e auxiliares visíveis e invisíveis em todos os momentos ( ... ) Mesmo assim ainda se sofre! Há uma luta, há paixões da alma!
Aqui é que o sofrimento dói. É como que numa mão esteja a Maya, na outra a Chave do Conhecimento e, nós, de pé, olhando as mãos. Quero a Chave do Conhecimento - dizemos - optei pela mão que tem a chave do Conhecimento. Mas, mesmo assim o sofrimento não vai embora. Porquê? Será que a opção não foi consciente?
                                                                                   ( continua....)

Bem Haja
A Todos 

Tolerância está nas minhas conversas com a TERRA pela nossa ignorância.


Abraços
Cascais
« Última modificação: Junho 01, 2009, 21:21:47 pm por Cascais »

Offline Cascais

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 97
  • Karma: +3/-0
Re: O SOFRIMENTO
« Responder #1 em: Junho 02, 2009, 21:13:17 pm »
Amigos!

                                                                                           ......   continuando

....Mas o que é a consciência?

Será tudo uma questão de programação do cérebro? Dos sentidos?
Será que a consciência é uma coisa inata?
É como conhecermos o caminho, vermos os outros a ir por esse caminho e, nós não vamos porque estamos paralisados, não vamos porque não estamos programados para andar. Sabemos, mas não conseguimos. Então sofre-se e perguntamos, porquê?
Será o carma da encarnação presente?

Bem! Então há mesmo que admitir serem -inatas - as nossas ideias e acções e, apenas podermos actuar, de determinada forma e em determinado campo. Os factos dessa encarnação poderão levar-nos a que na próxima,as ideias inatas sejam mais evoluídas e aplicadas na vida (Plano Físico),de acordo com as -factícias - aprendidas pelo sofrimento e experiência na encarnação anterior.
Mas! Será mesmo assim?
....Se for assim...

Será a paciência suficiente para suportar o sofrimento?
E,se houver quem pense neste ponto assim:-Para evoluir tenho que sofrer nesta encarnação (e noutras), vou actuar como um roubot, farei serviço ao Senhor (com ou sem experiência),meditação (com ou sem experiência), participar em palestras e reuniões (com ou sem experiência).
-Ele apenas está presente e faz por não sair desse caminho.Mesmo assim não lhe assaltaria o sofrimento?!
E a depressão?
Há outra coisa....

Pela Astrologia sabe-se a personalidade de cada ser. É como uma gravação da personalidade. Personalidade essa que permite ao ser desenvolver-se em determinado campo e, assumir determinado tipo de vida. Esta personalidade é também-inata-.
Há depois a hereditariedade e o meio social, por fim a educação. Que tem de seu este ser?
Se nasce rico e sem carências materiais, quase se esquece de perguntar porque nasceu, porque há guerra ou injustiça. Alem do mais, por vezes, estes são os causadores destes dois factores. Têm "poder"!
Se nasce pobre e teve educação repressiva, dá um passo para a procura. Começa então a querer saber porque sofre, porque se "morre", porque há fome.
O rico também pode sofrer porque está saturado da riqueza e esta não o leva à verdadeira felicidade. O pobre sofre porque não sabe a razão de uns serem ricos, outros pobres.

                                                                                            Continua.....
Abraço
 Fraterno
Cascais

                                                 
« Última modificação: Junho 03, 2009, 00:40:13 am por Cascais »

Offline Cascais

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 97
  • Karma: +3/-0
Re: O SOFRIMENTO
« Responder #2 em: Junho 04, 2009, 09:02:58 am »
Amigos!

                                                            .....continuando

CARMA - SISTEMA ASTRLÓGICO - HEREDITARIEDADE - MEIO SOCIAL - EDUCAÇÃO

Tantas caras! Na cara de um só ser!
Cinco fardos bem pesados. São estas as características de um ser encarnado,logo nos primeiros anos.

Agora há duas questões!..
Qual o objectivo do ser humano nestas condições? Livrar-se dos fardos ou suportá-los, vivendo com eles pacientemente, com fé em serviço e meditação, até ao dia da sua realização?

Mas!...
E o sofrimento?
"Bem, o sofrimento acaba com a realização e a iluminação". - dizem alguns. Eu acredito! (...)
Creio que é difícil o ser libertar-se do sofrimento até atingir essa meta.
O SOFRIMENTO É MESMO O PREÇO DA LIBERTAÇÃO?
Bom! Mesmo sofrendo e, já que temos necessariamente passar por ele para evoluirmos, então há que encarar já esse sofrimento, essa expiação da encarnação e, assumi-la com humildade, sem lamentações e focados num só ponto.

A LIBERTAÇÃO!

                                                                                   o resto é com DEUS!....


Um abraço fraterno
Cascais
« Última modificação: Junho 04, 2009, 10:45:19 am por Cascais »

Offline kunti

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 438
  • Karma: +3/-0
Re: O SOFRIMENTO
« Responder #3 em: Junho 04, 2009, 10:31:37 am »
E deveremos aínda agradecer humildemente aos Senhores do Karma,
os Mestres Ascensos, o permitirem-nos resolver em duas ou trêz vidas,
o que poderia ser resolvido lentamente em séculos ou milénios.

E a sensação que vem depois de plena liberdade e plenitude ?

Mas... só terá valor, se feito com devoção e respeito, compreensão.
Se for com revolta, de pouco valerá, podendo ter de começar
 (quase) tudo de novo.
                           (Nós até pedimos mais !!!)

    Será assim ?
.........................................................................................


             (Meditemos)


.........................................................................................

  Namasté 
     
                          Kunti

Offline ajce1962

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 284
  • Karma: +4/-0
Re: O SOFRIMENTO
« Responder #4 em: Junho 06, 2009, 12:56:47 pm »
Estar só:

Como sbeis,para a maioria de nós "estar só" é uma coisa terrível.Não me refiro aqui à solidão que é coisa diferente.Refiro-me ao "estar só":estar só com alguém ou com o mundo:estar só com um facto.Só, no sentido de que a mente não está sujeita a influências,já não se acha presa ao passado,nem tem futuro,nem busca,nem teme:está só.O que é puro está só;a mente que está só conhece o amor,porque já não se enreda nos problemas do conflito,do sofrimento e do preenchimento.Só essa mente é uma mente nova,uma mente religiosa.E,talvez, só ela pode curar as feridas deste mundo caótico.

KRISHNAMURTI

A gota de água só atinge o infinito quando some no mar.

HERMÓGENES

Há metafísica bastante em não pensar em nada.
Que tenho eu meditado sobre Deus e a alma e sobre a criação do mundo?
Não sei.Para mim,pensar nisso é fechar os olhos e não pensar.

FERNANDO PESSOA

Bom fim de semana amigos

Offline ajce1962

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 284
  • Karma: +4/-0
Re: O SOFRIMENTO
« Responder #5 em: Julho 29, 2009, 12:41:25 pm »
Olá


  O sofrimento e o amor não podem coexistir, mas no mundo cristão idealizaram o sofrimento, crucificaram-no para o adorar, dando a entender que ninguém pode escapar ao sofrimento a não ser por aquela única porta; tal é a estrutura de uma sociedade religiosa, exploradora.

http://www.cuidardoser.com.br/coletanea-krishnamurti.htm


Adeus amigos

Offline maria

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 182
  • Karma: +2/-0
Re: O SOFRIMENTO
« Responder #6 em: Julho 29, 2009, 19:38:24 pm »

Para o ajce

Obrigado pela disponibilidade e pela partilha.
Bem haja!

um abraço a todos
maria

Offline ajce1962

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 284
  • Karma: +4/-0
Re: O SOFRIMENTO
« Responder #7 em: Agosto 26, 2009, 01:34:45 am »
Boa noite a nós todos

Krishnamurti
A Alegria de Viver:

Mas, por que razão, ao nos tornar-mos mais velhos, parecemos perder aquele ditoso pressentimento de algo transcendental, algo de mais significativo? Por que tantos de nós, ao alcançarmos a chamada maturidade, nos tornamos embotados, insensíveis à alegria, à beleza, ao céu sereno e às maravilhas da terra?
***

Um poema de F. Pessoa:

A vida
A mim ensinou-me tudo.
Ensinou-me a olhar para as coisas.
Aponta-me todas as coisas que há nas flores.
Mostra-me como as pedras são engraçadas
Quando a gente as tem na mão
E olha devagar para elas.

Adeus amigos