Autor Tópico: O Tesouro Espiritual (Conceitos de Mestres )  (Lida 18124 vezes)

Offline hermes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 181
  • Karma: +5/-0
Re: O Tesouro Espiritual (Conceitos de Mestres )
« Responder #15 em: Abril 14, 2010, 10:31:28 am »
Amigos
Como tinha também a parte 2 de Ramana indicada pelo Wagner Borges, a transcrevo para vodda apreciação.





   

Ramana Maharishi - Um Gigante-Menino nas flores do eterno - Parte 2
:: Wagner Borges ::

Ramana Maharishi - Um Gigante-Menino nas flores do eterno - Parte 2

Ah, Ramana!**
Quantas coisas em seu olhar...
O despertar da consciência;
E aquela Paz, que não é desse mundo.
E eu vejo você, em espírito.
Pois os meus olhos não vêem além...

Então, vejo-o com o coração.
Enquanto um Grande Amor me chama...
E eu penso nas dores da humanidade.

Os meus olhos vêem o mundo...
Mas o meu coração vê o mundo em seu olhar.
Em seu silêncio, eu sinto um abraço sutil.
E sei do bem que você faz anonimamente.

Ah, Ramana, o mundo não vê você.
Mas você vê todo mundo e abençoa a todos.
E eu vejo isso em seu olhar, que é só silêncio.
Enquanto um Grande Amor permeia a tudo.
E eu fico aqui, tímido, igual criança.
Como uma pequena estrela olhando o infinito...

Admirado, também me lembro de Jesus.
Ele ensinava que os olhos são as candeias do corpo.
Pois, através deles, se reflete o que está dentro do Ser.
E o Rabi estava certo: eles são as janelas da alma.
Então, o que dizer do seu olhar?
Os seus olhos são candeias do amor iluminando os homens...

Ah, Ramana, eu vejo o seu olhar sereno...
E novamente penso em Jesus - e no mundo.
E o Amor me sussurra algo no coração.
E também me lembro de Krishna - e me admiro mais...
E a alegria me possui... De corpo e alma.
E, de alguma forma, o olhar deles está no seu olhar.

Ah, Ramana, o Amor não tem fronteiras ou credo.
Só sabe amar...
E os seus olhos são candeias, sim.
Cheios daquela paz que não é desse mundo.

Eu vejo o que um Grande Amor fez com você.
Porque o seu olhar atravessa os planos...
E abençoa aos homens e espíritos, em silêncio.
E eu fico aqui, mais tímido ainda, igual criança.
Como uma pequena estrela olhando o infinito...
Admirado, com os olhos brilhando igual diamante.

P.S.:
Ramana, os seus olhos são candeias do amor***.
E o seu brilho iluminou meu coração, mais uma vez.
E eu virei criança-estrela olhando para o infinito...

No Amor.
Na Fé.

Paz e Luz.

- Wagner Borges
Com muita amizade do Hermes

Offline ajce1962

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 284
  • Karma: +4/-0
Re: O Tesouro Espiritual (Conceitos de Mestres )
« Responder #16 em: Dezembro 31, 2010, 13:10:44 pm »
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (Jo 8,32).
E não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma.
Temei antes aquele que pode destruir a alma e o corpo (Mt 10,28).
Alguém pagou alto pelo nosso resgate; não vos torneis escravos dos homens
(1Cor 7,23). 


A todo mundo!! Felicidades!!

Offline ajce1962

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 284
  • Karma: +4/-0
Re: O Tesouro Espiritual (Conceitos de Mestres )
« Responder #17 em: Janeiro 04, 2011, 17:54:41 pm »
"O homem é feito pelas suas crenças.
Conforme aquilo em que crê, assim ele é."

BHAGAVAD-GITA

...

A compreensão do Amor.

... E essa mente - que é então a verdadeira mente religiosa - pode compreender a natureza da morte. Pois, sem a compreensão, não há compreensão do amor. A morte não é o fim da vida. Não é uma consequência de doença, senilidade ou acidente. A morte é uma coisa com que temos de viver todos os dias, morrendo para tudo o que conhecemos. Se não conhecerdes a morte, jamais conhecereis o amor.

O amor não é memória, também não é simbolo, imagem, ideia; não é o amor um ato social; o amor não é uma virtude. Havendo amor, há virtude; não se precisa lutar para se tornar virtuoso. Se não conheceis o amor, é porque ainda não compreendestes o que é morrer - morrer para vossa experiência, morrer para vossos prazeres, morrer para qualquer nemória oculta, inconsciente. É quando tudo trouxerdes à luz e morrerdes a cada minuto - para vossa casa, vossas lembranças, vossos prazeres morrerdes voluntária e facilmente, sem esforço, sabereis então o que é o amor.

(Krishnamurti)


Namasté


Offline ajce1962

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 284
  • Karma: +4/-0
Re: O Tesouro Espiritual (Conceitos de Mestres )
« Responder #18 em: Janeiro 05, 2011, 12:02:34 pm »
“Inevitável é a morte para os que nascem; todo morrer é um nascer – pelo que não deves entristecer-te por causa do inevitável”.

Krishna  - Bhagavad Gita Cap. 2- v.27


Namasté


Offline maria

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 182
  • Karma: +2/-0
Re: O Tesouro Espiritual (Conceitos de Mestres )
« Responder #19 em: Janeiro 30, 2011, 18:11:59 pm »

Olá Amigos!

A ILUMINAÇÂO

A iluminação é o fruto da autopesquisa.
O silenciar dos desejos é o fruto da iluminação.
A paz é o fruto da auto-realização espiritual ainda em vida. Esse, em verdade, é o fruto do silenciar dos desejos.
Enquanto o último fruto não for atingido, o interior não fortificou, pois a libertação é o supremo contentamento e a incomparável alegria do eu universal.
O ser não perturbado pelos prazeres do mundo manifestado é fruto reconhecido da sabedoria, pois, depois que se obteve o discernimento, não mais praticará o homem as reprováveis acções do tempo em que estava envolto na grande ilusão do mundo.
Estar liberto do irreal. é o fruto da sabedoria, como o fruto da ignorância é ser presa do irreal. Se não for esta a distinção entre o sábio e o ignorante, como não reconhecimento da miragem, qual será então a recompensa do sábio?.
Quando for destruído o laço que prende o coração à ignorância sem se deixar  vestígios, a presença dos objectos não mais constituirá obstáculo para aquele que é sem desejo.
Quando nenhuma imagem dinâmica surge em presença dos objectos de desejo, existe então, a perfeita libertação.
Quando não brota mais o sentimento do eu pessoal, então, existe a perfeita iluminação.
Quando o eu pessoal é dissolvido no Ser Eterno, existe, então, o perfeito silêncio.
Rico e merecedor de honras é aquele que, permanecendo eternamente na natureza do Eterno, está liberto em seu espírito da tirania dos objectos exteriores, pois ele é como uma criança adormecida que não dá atenção aos brinquedos que atraem  as demais crianças.
Aquele que vê este mundo como um mundo de sonhos é aquele que colhe o fruto do Divino Ser.
O sábio permanece firme na sabedoria e sente a plenitude do Ser Universal, porque seu eu pessoal dissolveu-se no Eterno, sendo ele imutável e elevado acima da acção. Essa condição é chamada de sabedoria espiritual . É toda a consciência, sem sentimento de separatividade, profundamente mergulhada na unidade do Eterno e do eu universal.


                                                                                                Sri Maha Krishna Swami
Um abraço
maria

Offline maria

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 182
  • Karma: +2/-0
Re: O Tesouro Espiritual (Conceitos de Mestres )
« Responder #20 em: Fevereiro 20, 2011, 22:09:47 pm »
Olá Amigos!

A OUTRA FACE

Pagar o mal com o mal, a violência com a violência, o ódio com o ódio é dar início a um circulo que acabará por destruir os envolvidos nessa situação. O sublime principio de não resistir ao mal soa às pessoas como suicídio moral,como símbolo de fraqueza e covardia. No entanto, essa é a mais forte estratégia espiritual. Se nos opusermos a qualquer situação, estaremos fortalecendo-a e ela acabará por nos dominar; se lhe oferecermos não-resistência, ela se desmoronará diante de nós.
A não-resistência, na prática, não significa auto-aniquilamento diante de situações adversas. Significa ver o divino em tudo e procurar, por trás de uma acção do ego, sentir o divino que há na pessoa que age de forma não-divina. Com essa estratégica, o divino em nós e no próximo será vivido, ao mesmo tempo que enfraquecemos a ideia de ego pois, se o ego é ofensor por um lado, é, por outro, o ofendido."Não resistais ao mal.Se alguém vos bater em uma face, oferecei-lhe também a outra. " A outra face é a divina, aquela que está além da ofendibilidade.
Quando o ego de alguém procura ofender-nos, devemos mostrar-lhe a verdade, a harmonia, a compreensão, a compaixão. Essa é, na verdade, a mais poderosa das armas.
Um exemplo dessa força foi Mahatma Gandhi, que ajudou na libertação de seu povo com o uso da não-violência, com a resistência pacifica, com a fidelidade incondicional à Verdade.

                                                                                                    Sri Maha Krishna Swami

Um abraço
maria

Offline ajce1962

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 284
  • Karma: +4/-0
Re: O Tesouro Espiritual (Conceitos de Mestres )
« Responder #21 em: Abril 11, 2011, 21:34:40 pm »
Ramana Maharshi

Não há mistério maior que este: que sendo a Realidade nós buscamos alcançar a Realidade. Nós pensamos que existe algo ocultando a Verdade e que isso deve ser destruído a fim de que possamos atingir a Verdade. É ridículo. Chegará o dia em que você vai rir de todos os seus esforços pretéritos. Aquilo que será no dia em que você rir também é aqui e agora. A liberação, que é bem-aventurança, é natural a todos. A ignorância é uma ilusão da mente, uma falsa sensação. Apenas o ego é prisão, e a sua própria natureza, livre do contágio do ego, é liberação. Não há engano maior do que acreditar que a liberação, que está sempre presente como a sua verdadeira natureza, será alcançada em um tempo futuro. Até mesmo o desejo pela liberação é fruto da ilusão. Portanto, permaneça em silêncio. Se você permanecer como mera consciência, “eu sou”, a ignorância não existirá. Portanto, a ignorância é falsa; apenas a Consciência é real. O pensamento-“eu” é como um fantasma que, apesar de ser impalpável, surge simultaneamente com o corpo, vive e desaparece junto com ele. A consciência “eu sou o corpo/este é meu corpo” é o falso eu. Abandone-a. Você pode fazer isso buscando a fonte do sentimento “eu”. O corpo não diz “eu sou”. É você que diz “eu sou o corpo”. Descubra o que é este “eu”; busque sua fonte e ele desaparecerá.
 


Nisargadatta Maharaj

A mente pura vê as coisas como elas são – bolhas na consciência. Essas bolhas estão aparecendo, desaparecendo, e reaparecendo – sem ter uma existência real. Nenhuma causa em particular lhes pode ser apontada, já que cada uma é causada por todas e afeta a todas. O que foi alcançado poderá ser perdido novamente. Apenas quando você realizar a verdadeira paz, a paz que nunca perdeu, esta paz permanecerá com você, já que ela nunca esteve longe. Ao invés de buscar algo que você não tem, descubra aquilo que você nunca perdeu. A felicidade de ser completamente livre é indescritível. Esses são todos sinais de um crescimento inevitável. Não tenha medo, não resista, não atrase. Seja o que você é. Não há nada a temer. Confie e tente. Experimente honestamente. Dê uma chance ao seu verdadeiro Ser para que ele molde a sua vida. Você não se arrependerá. O que são o nascimento e a morte senão o início e o fim de uma sequência de eventos na consciência? (…) Tenha o seu ser fora deste corpo de vida e morte e todos os seus problemas cessarão. Eles existem porque você acredita que nasceu para morrer. Desiluda-se e liberte-se. Você não é uma pessoa.

Na realidade, você nunca nasceu e nunca morrerá. Mas você imagina que você é, ou tem, um corpo e pergunta o que o trouxe a esse estado. Dentro dos limites da ilusão, a resposta é: o desejo, nascido da memória, o atrai a um corpo e o faz pensar ser alguém com ele. Mas isso é verdadeiro apenas do ponto de vista relativo. Na verdade, não existe corpo, nem um mundo que o contenha; há apenas uma condição mental, um estado similar ao sonho, fácil de dissipar questionando sua realidade.

Amar e adorar a Deus é também ignorância. Meu lar é além de todas as noções, não importa quão sublimes.

Deixe tudo para trás. Esqueça. Vá em frente, descarregado de idéias e crenças. Abandone todas as estruturas verbais, todas as verdades relativas, todos os objetivos tangíveis.

Desista de todas as perguntas, exceto uma: 'Quem sou Eu?'. Além do mais, o único fato do qual você pode estar certo é de que você É. O 'Eu Sou' é certo. O 'Eu Sou isso' não é. Lute para descobrir o que você é na realidade.

A inteligência é a porta para a liberdade, e atenção alerta é a mãe da inteligência.




"As visões e apreensões dos sentidos não têm proporção alguma com Deus: não podem servir de meio para a união com ele."

"Quando a pessoa ama alguma coisa fora de Deus, torna-se incapaz de se transformar nele e de se unir a ele."

"A criatura atormenta, e o Espírito de Deus gera alegria."

(S. João da Cruz)



Álvaro de Campos (F. Pessoa)

Depus a máscara e vi-me ao espelho. —
Era a criança de há quantos anos.
Não tinha mudado nada...
É essa a vantagem de saber tirar a máscara.
É-se sempre a criança,
O passado que foi
A criança.
Depus a máscara, e tornei a pô-la.
Assim é melhor,
Assim sem a máscara.
E volto à personalidade como a um términus de linha.



Olá a todos!!

Namasté

http://www.4shared.com/dir/7720763/7463976c/sharing.html
« Última modificação: Abril 11, 2011, 21:58:51 pm por ajce1962 »

Offline ajce1962

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 284
  • Karma: +4/-0
Re: O Tesouro Espiritual (Conceitos de Mestres )
« Responder #22 em: Abril 14, 2011, 10:24:25 am »
S. Nisargadatta Maharaj

Nada morre. O corpo é apenas imaginado. Não existe tal coisa.

Quando você não exigir nada do mundo, nem de Deus, quando você não quiser nada, não buscar por nada, e não esperar nada, então o Estado Supremo virá até você sem ser convidado, e inesperado.

Um sábio comanda uma forma de percepção espontânea, não sensorial, a qual o faz conhecer as coisas diretamente, sem a intermediação dos sentidos. Ele está além do perceptual e do conceitual, além das categorias de tempo e espaço, nomes e formas. Ele não é nem o percebido nem o percebedor, mas o fator simples e universal que torna a percepção possível.

Atualmente, seu Ser está misturado com o experimentar. Tudo o que você precisa é separar o Ser da mistura das experiências. Uma vez que você tenha conhecido o puro Ser, sem ser isto ou aquilo, você vai discerni-lo entre as experiências; e não será mais enganado por nomes e formas. Auto-limitação é a própria essência da personalidade.

No sono profundo, você não é uma pessoa auto-consciente, mas, mesmo assim, está vivo. Quando você está vivo e consciente, mas não mais auto-consciente, você não é mais uma pessoa. Durante as horas de vigília você está, como se fosse em um palco, atuando em uma peça. Mas o que você é quando a peça termina? Você é o que você é; o que você era antes da peça começar você continua sendo quando ela acaba. Olhe para si mesmo como atuando no palco da vida. A performance pode ser esplêndida ou sofrível, mas você não está nela, você simplesmente a observa; com interesse e simpatia, claro, mas mantendo em mente o tempo todo que você está apenas observando enquanto a peça - a vida - está acontecendo.




O Caminho - J. Boehme

"Nem no céu, nem na terra; nem dentre as estrelas ou elementos, podemos encontrar algum caminho que nos leve ao repouso. Mal entramos na vida, e depois disso é o fim, quando nosso corpo nascerá de volta na terra e todas as nossas obras, trabalhos, ciências e glórias serão herdadas por outros, que também se incomodam por um tempo, com as mesmas coisas, e então nos seguem (para a morte). Isso ocorre desde o princípio do mundo até o seu fim. Durante nossa miséria nunca poderemos saber onde permanece nosso espírito quando o corpo cai e se torna cadáver, a menos que sejamos recém-nascidos, fora deste mundo; de modo que, embora vivamos neste mundo, em nosso corpo, habitamos na nossa alma e espírito em outra vida, nova, perfeita e eterna. Ali, um novo homem será encontrado em nosso espírito e alma, e ali deverá ele viver eternamente. Somente nesta nova forma aprenderemos a conhecer o que somos e onde está nossa verdadeira casa".


Namasté

Offline ajce1962

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 284
  • Karma: +4/-0
Re: O Tesouro Espiritual (Conceitos de Mestres )
« Responder #23 em: Abril 19, 2011, 12:23:12 pm »
Nada que você faça vai mudá-lo, porque você não precisa mudar. Você pode mudar sua mente ou seu corpo, mas sempre é algo externo a você que mudou, não você mesmo. Porque se incomodar em mudar? Compreenda, de uma vez por todas, que nem o seu corpo, nem a sua mente, nem sequer a sua consciência, é você mesmo, e permaneça sozinho na sua verdadeira natureza, além da consciência e da inconsciência. Nenhum esforço poderá levá-lo lá, apenas a clareza da compreensão.

Acredite em mim, não há meta, nem maneira de alcançá-la. Você é o caminho e a meta, não há nada mais a alcançar, exceto você mesmo. Tudo o que você necessita é compreender, e compreensão é o florescimento da mente. A árvore é perene, mas a florada e o amadurecimento dos frutos vêm no tempo certo. As estações mudam, mas não a árvore. Você é a árvore. Você teve inumeráveis galhos e folhas no passado, e você ainda os terá no futuro - mas você permanece. Você deve conhecer não o que era, ou virá a ser, mas o que É. Seu é o desejo que cria o universo. Saiba que o mundo é sua própria criação, e seja livre.

Desenvolva a atitude do testemunhar, e você descobrirá, pela sua própria experiência, que o desapego traz o controle. O estado do testemunhar é cheio de poder, não há nada de passivo nele.

S. Nisargadatta Maharaj

---
Testemunhar é meramente observar um evento ou um pensamento ou uma emoção conforme surjam, sem fazer nenhuma comparação, sem nenhum julgamento, meramente testemunhar. O testemunhar é impessoal e é vertical, portanto ele corta o envolvimento horizontal. Conforme o “eu” diminuir, o testemunhar irá acontecer mais frequentemente e por períodos mais longos. De repente chegará o momento em que as reações não mais acontecerão para um evento ou um pensamento, onde haverá um sentimento de paz, de bem-estar, mas não haverá “alguém” para sentir esse bem-estar. Não é que o “eu” repentinamente dirá: “Ah, eu desapareci!” Quem estará lá para dizer que desapareceu?

Ramesh
---
Quando falamos da observação silenciosa, referimo-nos a um modo de escutar, uma forma de ver, a qual permite o observar em sua expressão direta e não qualificada. No processo da escuta, você pode descobrir que o observador está sempre julgando, criticando, comparando e avaliando. Este discernimento o leva por si só a uma posição na qual você não está envolvido no percebido. Então, uma sensação de espaço se abre entre sua observação e o observado, suscitando a compreensão de que o percebido surge em você, mas você não está limitado a qualquer coisa perceptível. O silêncio é nossa verdadeira natureza.

Ler mais» http://dim-dim-universos.blogspot.com/2011/04/profunda-compreensao-liberdade-de.html
"A Simplicidade de Ser" Dialogos com Jean Klein


Olá a todos!!

Namasté
« Última modificação: Abril 19, 2011, 12:43:05 pm por ajce1962 »

Offline maria

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 182
  • Karma: +2/-0
Re: O Tesouro Espiritual (Conceitos de Mestres )
« Responder #24 em: Maio 03, 2011, 22:54:10 pm »

Olá Amigos!

O eu é o que você é. Você é Aquela
  Entidade insondável na qual surgem
   a experiência e os conceitos.
O eu é o Momento
Que não tem chegada ou partida.
É o Coração, o Atman, o Vazio.
Brilha para si mesmo, por si e em si mesmo.
O eu é a origem do sopro da vida,
Não é necessário  procurá-lo, ELE ESTÁ AQUI.
Você é Aquilo por meio do qual você empreenderia
               sua busca.
Você é aquilo que você busca!
E isso é tudo o que existe.
Apenas o eu existe.


                                                                                          H.W.L.Poonja
                                                                                            A Verdade É
Um abraço
maria
                                                                                             

Offline ajce1962

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 284
  • Karma: +4/-0
Re: O Tesouro Espiritual (Conceitos de Mestres )
« Responder #25 em: Maio 08, 2011, 21:26:40 pm »
O que é samadhi?

No yoga o termo é usado para indicar um certo tipo de transe ou absorção meditativa, e há vários tipos de samadhi. Mas o samadhi sobre o qual estou falando é diferente; é sahaja samadhi. Nesse estado você permanece calmo e sereno durante a atividade. Você percebe que é movido pelo Eu Real dentro de você, e permanece não afetado por qualquer coisa que você faça, diga, ou pense.

Tanto o homem Realizado quanto o não Realizado tem sensações. A diferença é que o não realizado se identifica com o corpo que tem sensações, enquanto que o Iluminado sabe que tudo isso é o Eu Real, que tudo é Brahman (O Absoluto). Se há dor deixe-a ser; ela também faz parte do Eu, e o Eu é perfeito.

R. Maharshi

Namasté

Offline ajce1962

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 284
  • Karma: +4/-0
Re: O Tesouro Espiritual (Conceitos de Mestres )
« Responder #26 em: Maio 25, 2011, 15:57:23 pm »
Vasishta: Elimine os pensamentos de todos os tipos – de coisas apreciadas, não apreciadas, ou outras. Como a madeira, ou a pedra, permaneça livre de pensamentos.

Rama: Devo eu esquecer tudo, completamente?

Vasishta: Exatamente, esqueça tudo completamente e permaneça como a madeira ou a pedra.

Rama: O resultado será a estagnação, como a das pedras ou da madeira.

Vasishta: Não é assim. Tudo isso é apenas ilusão. Esquecendo a ilusão, você estará livre dela. Embora pareça estar estagnado, você será a própria Beatitude. O seu intelecto ficará inteiramente claro e aguçado. Sem se embaraçar na vida mundana, mas parecendo ativo aos outros, permaneça como a própria Beatitude de Brahman e seja feliz. Diferentemente da cor azul do céu, não permita que a ilusão do mundo renasça no puro Espaço do Ser-Consciência. Esquecer essa ilusão é o único modo de matar a mente e permanecer como Bem-aventurança. Mesmo que Shiva, Vishnu ou o Próprio Brahman sejam seus mestres, a realização não é possível sem este meio. Sem esquecer tudo é impossível estabelecer-se enquanto Ser. Portanto, esqueça tudo, inteiramente.

D: Não é muito difícil?

M: Embora seja difícil para o ignorante, é muito fácil para os poucos que discernem. Nunca pense em nada, exceto no Brahman único e ininterrupto. Praticando isso longamente, você esquecerá facilmente o não-Ser. Não pode ser difícil ficar quieto, sem pensar em nada. Não deixe nenhum pensamento surgir na mente; pense sempre em Brahman. Assim, todos os pensamentos mundanos desaparecerão e só restará o pensamento de Brahman. Quando isso se tornar firme, esqueça até mesmo isso e, sem pensar “eu sou Brahman”, seja o próprio Brahman. Não pode ser difícil de praticar.

Agora, meu sábio filho, siga este conselho: pare de pensar em qualquer outra coisa que não seja Brahman. Com esta prática, a sua mente será extinta; você esquecerá tudo e permanecerá puramente como Brahman.

Luzes de Nisargadatta Maharaj


Namasté

Offline ajce1962

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 284
  • Karma: +4/-0
Re: O Tesouro Espiritual (Conceitos de Mestres )
« Responder #27 em: Maio 31, 2011, 22:46:14 pm »
"Bhagavad-gita Como Ele É"
S. Maharaj Prabhupada

Mas o que é o Bhagavad-gita especificamente? O propósito do Bhagavad-gita é liberar a humanidade da ignorância da existência material. Entre tantos seres humanos que sofrem, há poucos que realmente inquirem sobre sua posição, sobre o que são, por que foram colocados nesta situação complicada e assim por diante. A menos que a pessoa desperte para essa posição de questionar seu sofrimento, a menos que realize que não quer sofrer e em vez disso realizar uma solução para todos seus sofrimentos, não pode ser considerada um ser humano perfeito. Humanidade começa quando esse tipo de questionamento desperta dentro da mente.

A consciência suprema é similar ao ser vivo da seguinte maneira: ambas consciências do Senhor e dos seres vivos são transcendentais. Não é que a consciência é gerada pela associação com a matéria. Essa é uma idéia errada. A teoria de que a consciência se desenvolve sob certas circunstâncias da combinação material não é aceita pelo Bhagavad-gita.

Quando estamos contaminados pela matéria, somos considerados condicionados. A consciência falsa se exibe com a falsa impressão de que sou um produto da natureza material. Isso se chama ego falso. A pessoa que está absorta no pensamento das concepções corpóreas não pode entender essa situação. O Bhagavad-gita foi falado para liberar a pessoa do conceito corpóreo de vida, e Arjuna se pôs nessa posição a fim de receber esta informação do Senhor. A pessoa tem que se livrar do conceito corpóreo de vida; essa é a atividade preliminar do transcendentalista. A pessoa que deseja ser livre, que quer ser liberada, deve primeiro aprender que não é este corpo material.
Ler mais » http://dim-dim-universos.blogspot.com/search/label/O%20Canto%20do%20Senhor

Namasté
« Última modificação: Maio 31, 2011, 22:48:21 pm por ajce1962 »

Offline hermes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 181
  • Karma: +5/-0
Re: O Tesouro Espiritual (Conceitos de Mestres )
« Responder #28 em: Agosto 09, 2011, 16:58:16 pm »
Amigos de Jornada
Como achei muito interessante vos envio de Hubert Rohden 16 frases meditativas para vossa análise.

 SABEDORIA  DOS  SÉCULOS.

 1 - Uno-me com todas as minhas forças ao Espírito infinito.

 2 - Onde quer que eu esteja, lá Deus está - e que mal me poderia acontecer lá onde Deus está?

 3 - No meu íntimo SER eu sou o que Deus é - por isso. no meu extremo AGIR, quero também agir assim como Deus age.

 4 - Envolve-me, penetra-me todo a Luz Branca do Cristo eterno e interno - nenhum mal me pode tocar, todo o bem me deve caber.

 5 - Todas as coisas, mesmo as mais pequeninas, são grandes, quando feitas com grandeza de alma.

 6 - Livra-me, Senhor, da soberba mesquinhez de querer ser servido - ensina-me a humilde grandeza de querer servir.

 7 - Nenhum mal que os outros me façam me faz mal, porque não me faz mau - somente o mal que eu faço aos outros me faz mal, porque me faz mau.

 8 - Nunca farei depender a minha felicidade de algo que não dependa de mim.

 9 - Não sou melhor porque me louvam, nem sou pior porque me censuram - sou, na verdade, o que sou a teus olhos, Senhor, e à Luz da minha consciência.

10 - Deus, Tu que és Luz, Vida e Amor - manda-me através de todos os Teus mundos, visíveis e invisíveis, como um raio da Tua Luz, como um sopro da Tua Vida, como um brado de Teu Amor!
11 - Guia-me, Luz Divina, por Teus caminhos, para que nenhuma ingratidão me faça ingrato, nenhuma amargura me faça amargo, nenhuma maldade me faça mau, que eu queira antes sofrer todas as injustiças do que cometer uma só!

12 - Ensina-me, Senhor, a sintonizar diariamente as antenas da minha alma por Tuas ondas divinas, a fim de apanhar no meu receptáculo finito as vibrações da Tua Vida Infinita!

13 - E Deus tudo está, de Deus tudo vem, para Deus tudo volta.

14 - Não maldigo as trevas de ódio que me cercam - acendo em minha alma a luz do amor.

15 - Desde que me encontrei contigo, Senhor, faço com leveza as coisas pesadas, com suavidade as coisas amargas, com alegria as coisas tristes - e estendo o arco-íris da paz sobre todos os dilúvios das minhas lágrimas.

16 - Eu afirmo a soberania da minha substância divina sobre todas as tiranias das circunstâncias humanas.     

De autoria de HUBERTO ROHDEN
 Diz ele, para se ler antes de adormecer todos os dias. Hermes

Offline Abrame

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 99
  • Karma: +4/-0
Re: O Tesouro Espiritual (Conceitos de Mestres )
« Responder #29 em: Março 26, 2012, 16:57:49 pm »
Companheiros do Caminho

Há muitos anos encontrei  escrito em um livro, uma história que envolve um sacerdote Persa, um Judeu e por fim um Cristão, que vos envio para vossa apreciação.
 Esta história revela aquilo que eu já sabia: "Estamos todos a dizer a mesma coisa básica com palavras próprias e algumas conceções e análises, aqui e ali diferentes, que são constantemente reformuladas, mas que sabemos que no final se encontrarão num ponto único.   

Um Judeu entrou num templo persa e viu o Fogo Sagrado.
O que - disse ele ao padre - adorais o fogo?.

 Não o fogo - respondeu o sacerdote. - Ele é para nós o emblema do sol e do seu calor fecundante.

Então adorais o sol, como vosso Deus? Perguntou o Judeu e acrescentou: não sabeis vós que também este luminar é apenas uma obra do Onipotente Criador?

Nós o sabemos respondeu o sacerdote, porém o homem sem cultura precisa de um sinal sensível para formar uma conceção do mais Alto, e não é o Sol, incompreensível fonte de Luz, uma imagem deste invisível ser que abençoa e preserva todas as coisas?

Então o vosso povo, continuou o israelita, distingue a imagem do original? Chama o Sol, seu Deus, descendo a um objeto mais inferior, ajoelha-se diante de uma chama terrestre.
 Agradais à vista externa, porém cegais a interna; e enquanto lhe mostrais a luz terrestre, desviais dele a Luz celeste! Não fareis para vós qualquer imagem ou semelhança.

Perguntou o sacerdote persa: Como designais o Ente Supremo?

Chamamo-lo Jeová; isto é, o Senhor que é, foi e será, respondeu o Judeu. 
 
Disse o persa: A vossa apelação é grande e sublime, porém, é muito terrível.

Chegou, então um Cristão e disse:
Nós o chamamos  "Pai".
O Persa e o Judeu olharam-se mutuamente e disseram: "Aqui está, ao mesmo tempo, uma imagem e uma realidade; é uma palavra saída do coração.

Então levantaram os olhos ao Céu e disseram respetivamente com reverência - Amor e Fogo: Nosso Pai! e se deram as mãos, e chamaram-se mutuamente "Irmãos".

Assim os nomes atribuídos às diversas religiões podem ser diferentes, mas o princípio oculto é sempre o mesmo.

Como a história não é de minha lavra, a envio com muito gosto e apreço.  Abrame.