Autor Tópico: A Procura da Verdade  (Lida 3360 vezes)

Offline hermes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 181
  • Karma: +5/-0
A Procura da Verdade
« em: Julho 31, 2008, 17:58:26 pm »
11ª Mensagem Especial
Yogue Ramacharaka
Vamos reflectir.

   " A verdade não pode ser conhecida pelos que não têm vigor espiritual; nem pela indiferença; nem por austeridades que não são acompanhadas de renunciação. O Eu daquele conhecedor que se entrega à verdade, entra no grande Eu. Os sábios o acharam; conserva-te sempre contente na consciência espiritual; permanece sempre concentrado na verdade, livre de qualquer apego, e sempre em paz no interior e no exterior. Acha o que é incondicional e onipenetrante, e conhecendo a verdade em ti, unifica-te com o Todo. Com a fé firmemente fixada na verdade;  com a mente purificada pela renunciação; com a alma iluminada pela consciência espiritual, sê um com o imortal, um com o Uno.
   Quando a tua mente atinge o grau do saber intuitivo, segue-o; sê conduzido pela verdade que está dentro de ti. Até então segue os melhores livros e os melhores instrutores e os instrumentos lógicos do conhecimento - se bem que estas coisas sejam apenas como muletas, mas a sabedoria diz que não devem ser tiradas, enquanto não tiverdes crescido tanto que não tenhas delas precisão. Quando os desejos latentes estiverem queimados pelo fogo do espírito, e tiverdes obtido o conhecimento real do Uno, não precisarás mais de instrumentos externos do conhecimento, por melhores que sejam eles, os instrutores, os livros e os raciocínios lógicos.

   Os rios correndo e chegando ao oceano, perdem-se nele; sim, perdem, até o seu nome e sua forma, e unificam-se com o oceano, e até recebem o seu nome. Assim todas as miríades dos egos individuais correm ao Uno, e a ele vêm, perdendo-se nele, perdendo o nome e a forma e sendo conhecidos todos pelo nome dEle. Este Uno, em que todos se perdem - e perdendo-se, tudo acham, - é a verdade imortal, transcendente. Na verdade estão todas as formas, como o ponto central dos raios da roda dum carro está em seu meão.
   Conhecendo a verdade, o grande Uno que penetra todas as partes, e pelo qual se chega a experimentar o sonho e a vigília, o sábio se eleva acima da dor e aflição, porque a verdade neutraliza estas ilusões."

        " O Sábio procura sempre aquilo que sendo conhecido, É conhecido tudo ".                                               Ramacharaka

Hermes
« Última modificação: Agosto 04, 2008, 17:18:51 pm por hermes »

Offline hermes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 181
  • Karma: +5/-0
Re: A Procura da Verdade
« Responder #1 em: Julho 31, 2008, 19:09:47 pm »
                                                 “A VERDADE”

   ALCANÇAR A VERDADE É O OBJECTIVO PRIMEIRO DO HOMEM.

   POSSUIR A VERDADE É UM BEM SUPREMO. ELA ENCONTRA-SE CADA  VEZ  MAIS  DISTANTE  QUANTO  MAIS O  HOMEM PENSA ESTAR PERTO DELA, NO SEU CONCEITO ESTRUTURAL DO MUNDO MATERIAL.

   NESTE PRESSUPOSTO, A CIÊNCIA ESTÁ SEMPRE A DESCOBRIR VERDADES E A DESTRUIR MENTIRAS NAS SUAS VERDADES, MAS LÁ VAI CAMINHANDO, ADQUIRINDO CONHECIMENTO DOS ESTADOS MATERIAIS, O QUE NÃO DEIXA DE SER MUITO MERITÓRIO, NA NATURAL EXPRESSÃO DA PROCURA DA VERDADE.

   PARADOXO DOS PARADOXOS, É QUE A VERDADE ESTÁ SEMPRE PRESENTE E VIVE NA MAIS ÍNTIMA REALIDADE DO HOMEM.

   QUANDO O CHAMADO SANTO AGOSTINHO, BISPO DE HIPONA, SE ILUMINOU, OU REALIZOU, COMO QUEIRAM, NO CICLO EVOLUTIVO DO PLANO HOMINAL, PROFERIU UMA FRASE DE ESTUPEFACÇÃO: ONDE ESTAVAS TU SENHOR, QUANDO VIVIA NOS MEUS PECADOS ?.

   À QUAL O SENHOR RESPONDE: EU ESTAVA NO MEIO DA TUA ALMA.
                                                                                                                   COM ESPANTO E ESTRANHEZA, AGOSTINHO PERGUNTA: COMO PODIAS TU, SENHOR, INFINITA SANTIDADE, ESTAR DENTRO DE MIM, O MAIOR PECADOR DO MUNDO?.

   DEUS ESCLARECE: AGOSTINHO, EU ESTAVA SEMPRE PRESENTE DENTRO DE TI, MAS TU ANDAVAS SEMPRE AUSENTE DE MIM.       

   NUM RASGO DE COMPLETA COMPREENSÃO DIZ AGOSTINHO: POSSA EU CONHECER-ME A MIM, PARA QUE TE CONHEÇA A TI, SENHOR.

   NÃO SE PODE FALAR DA VERDADE EM TERMOS DE RELATIVIDADE. A VERDADE É ALGO DE ABSOLUTO.

   POR ISSO JESUS ADVERTE: SEJA O VOSSO MODO DE FALAR, UM SIMPLES SIM, UM SIMPLES NÃO, O QUE PASSA DAÍ VEM DO MAL.
 
   OS LIVROS SACROS DE TODOS OS POVOS ESTÃO REPLETOS DE  ENSINAMENTOS ESPIRITUAIS SAGRADOS, QUE CONSTITUEM A REVELAÇÃO. REVELAÇÃO QUE OS HOMENS INTERPRETARAM, SUPRIMINDO E ACRESCENTANDO, À SUA IMAGEM E SEMELHANÇA, SOB O DOMÍNIO DO SEU EGO FÍSICO, MENTAL, EMOCIONAL, EM PRESENÇA DAS SUAS NECESSIDADES E INTERESSES FÍSICOS E INTELECTUAIS, DE ACORDO COM AS ESTRUTURAS SOCIAIS DE CONCEITOS, PRECEITOS E PRECONCEITOS, ESTABELECIDOS PELO MESMO EGO HUMANO.

   PELA INTEGRIDADE DA VERDADE, BEBEU SÓCRATES A SICUTA  A  QUE FÔRA CONDENADO E NEGOUSE A FUGIR DA PRISÃO, QUANDO ISSO LHE FOI PROPORCIONADO PELOS SEUS SEGUIDORES.

   JOÃO BATISTA PREFERIU DEIXAR-SE TRUCIDAR, A NEGAR A VERDADE.

   TAMBÉM E SOBRETUDO JESUS, PELA VERDADE DA PRESENÇA DIVINA QUE PREGOU, SE DEIXOU ARRASTAR ATÉ AO MARTÍRIO DA CRUZ, QUANDO LHE TERIA SIDO FÁCIL DESAPARECER, COMO O FEZ EM OUTRAS OCASIÕES.

   E TANTOS OUTROS QUE, MAIS TARDE, FORAM TORTURADOS, SU- PLICIADOS E CRUCIFICADOS POR AMOR À VERDADE, QUE FALAVA EM  PLENITUDE DE DENTRO DE SUAS ALMAS.

   NO INTERROGATÓRIO ROMANO, PERGUNTA PILATOS A JESUS: O QUE É A VERDADE? OS LÁBIOS E A VOZ DE JESUS FICARAM QUEDOS. COMO PODERIA O RELATIVO EXPLICAR O ABSOLUTO?

   É O MENOR QUE PROVÉM DO MAIOR E NÃO O MENOR QUE CONTÉM O MAIOR.

   ALIÁS,  NÃO HÁ  CONHECIMENTO  QUE  ALGUM  REALIZADO  TIVESSE OU PUDESSE TER TRANSMITIDO AO MUNDO O QUE É O ESTADO DE ÊXTASE E DE SABEDORIA QUE PROPORCIONA O ENCONTRO COM A VERDADE.

   TOMÁS DE AQUINO, CUJAS ENCÍCLICAS SÃO PARTE DO FUNDAMENTO DA TEOLOGIA CATÓLICA, DEPOIS DESSE ACONTECIMENTO, APENAS REVELOU QUE TUDO QUANTO TINHA ESCRITO ERA PALHA.

   TENTAR EXPLICAR A VERDADE, OU SEJA, DEUS, É COMPLICAR. NO FIM DE TODAS AS EXPLICAÇÕES MERAMENTE ANALÍTICO/INTELECTUAIS ESTÁ O CAOS OU O NADA.

   SABER EXPLICAR O EXPLICÁVEL E ADORAR EM SILÊNCIO O  INEXPLICÁVEL, É GRANDE SABEDORIA.

   RAZÃO PORQUE JESUS NUNCA NOS EXPLICOU A NATUREZA  TRANSCENDENTE DO PAI.

   QUANDO O SER EM EVOLUÇÃO SE ENCONTRA COM A VERDADE, OU SEJA, QUANDO A ALMA RELATIVA É ENVOLVIDA PELA ALMA ABSOLUTA,  (PARÁBOLA DAS NOIVAS), CONHECE A DEUS IMANENTE, ATINGE A FÉ PURA, QUE NÃO É CRENÇA, MAS SIM VIVÊNCIA COM O CREADOR, QUE AINDA NÃO REPRESENTA  A VERDADE ABSOLUTA, POIS VIVEMOS EM INFINITO, EM CAMINHOS DE TRANSCENDÊNCIA DIVINA.

   FALÁMOS DE ALGUNS QUE, PELA VERDADE, DOARAM A SUA VIDA TERRENA EM COMPLETO  RESGATE  CÁRMICO,  MAS  TAMBÉM  HÁ AQUELES QUE, SOB O DOMÍNIO DO SEU EGO MENTAL, DETURPARAM E INQUINARAM A VERDADE, PARA PROVEITO PESSOAL.

   UM DOS MAIS CÉLEBRES FOI  CONSTANTINO MAGNO QUE, SENTINDO-SE  INCAPAZ  DE  FAZER  PARAR  A   ENTREGA TOTAL DOS CRISTÃOS, QUE ANTES SE DEIXAVAM MARTIRIZAR A NEGAR O DEUS QUE NELES VIVIA, MANHOSAMENTE ADERIU AO CRISTO, TRANSFORMANDO O CRISTIANISMO PURO VIGENTE, EM RELIGIÃO OFICIAL DO IMPÉRIO ROMANO.

   O RESULTADO É CONHECIDO ATRAVÉS DA HISTÓRIA UNIVERSAL. O PRÍNCIPE DESTE MUNDO SAÍA TRIUNFANTE POIS, A PARTIR DESSE MOMENTO, HOUVE POLÍTIVA PARA ENGANAR OS AMIGOS,  DINHEIRO PARA COMPRAR CONSCIÊNCIAS E ARMAS PARA MATAR QUEM NÃO ESTIVESSE DE ACORDO OU SE OPUSESSE ( NO ENTENDER  DE UM GRANDE PENSADOR).

   SEGUIU CONSTANTINO AQUELA MÁXIMA BEM POPULAR QUE DIZ QUE QUANDO NÃO PODES COM O TEU INIMIGO, JUNTA-TE A ELE.

   NÃO FOI O PRIMEIRO, NEM SEQUER O ÚLTIMO.  É  PRÁTICA CORRENTE DO EGO MENTAL QUE, ATRAVÉS DO INTELECTO AINDA NÃO RESGATADO, SUBTILMENTE SABE DAR A VOLTA ÀS DIFICULDADES, PARA SUA SATISFAÇÃO DE VAIDADE, ORGULHO, PROTAGONISMO E  PODER.

   FALÁMOS DE BEM, DE MAL E DE INIMIGOS, COMO SE ALGUMA COISA ESTIVESSE MAL. TODA A CREAÇÃO É DUALISTA,  PRECISAMENTE PARA QUE POSSA HAVER TERMOS DE COMPARAÇÃO A QUE AS CREATURAS  EM  EVOLUÇÃO POSSAM  RECORRER  PARA ADQUIRIR O CONHECIMENTO VIVIDO DA CREAÇÃO. É O  QUE NESTE MOMENTO AQUI ESTAMOS FAZENDO. COMPARANDO PARA PERCEBER.

   A PRÓPRIA IGNORÂNCIA DA INDIVIDUALIDADE EM FORMAÇÃO, FAZ PARTE DESSE DESIDERATO. EM ALGUMA ALTURA, LÁ LONGE, SEREMOS COMO ENGENHEIROS SIDERAIS, CONHECENDO NÃO POR TERMOS OUVIDO FALAR ( O QUE NÃO É SABER, É APENAS CRER) MAS  POR TERMOS VIVIDO (O QUE JÁ É SABER.)

   RELEMBREMOS AQUELA FRASE EM QUE JESUS NOS DIZ: VÓS SEREIS COMO DEUSES, FAREIS AQUILO QUE EU FAÇO E OUTRAS MAIORES.

   O MAL É COMPLEMENTO DO BEM. O BEM É A VERDADE EM REALIDADE. COMO PODERÍAMOS CONHECER E APRECIAR O BEM, SE NÃO TIVÉSSEMOS TIDO A EXPERIÊNCIA DO MAL?

   NÓS SOMOS SERES ESPIRITUAIS,  EM  EXPERIÊNCIA DE VIDA HUMANA, NO PLANO VIBRATÓRIO QUE LHE DIZ RESPEITO.

   DEUS NÃO É SÓ A SUPREMA INTELIGÊNCIA, COMO A DOUTRINA ESPÍRITA NOS DIZ, E BEM. DEUS É O SUPREMO EM TUDO, PORQUE É  ABSOLUTO. LOGO, É TAMBÉM A SUPREMA PERFEIÇÃO. NADA PODE EXISTIR DE IMPERFEITO NA CREAÇÃO. TUDO ESTÁ DEVIDAMENTE  PREVISTO E ORDENADO. TUDO TEM UMA RAZÃO DE SER E TUDO ACONTECE COM OBJECTIVO DETERMINADO, NO LUGAR CERTO E NO TEMPO CERTO.

   NADA HÁ DE ERRADO NA CREAÇÃO DIVINA.SE HOUVESSE, DEUS NÃO SERIA DEUS.

   VISIONANDO AS MUTAÇÕES DE IDEAIS RELIGIOSOS ATÉ  AOS  NOSSOS DIAS: DE UMA FORMA SUCINTA,VERIFICA-SE QUE OS HOMENS,  EM NOME DE DEUS E BASEADOS NAS DIVERSAS  INTERPRETAÇÕES DAS REVELAÇÕES SACRAS, SE AGLUTINARAM EM DIVERSAS  RELIGIÕES, LINHAS ESOTÉRICAS, DOUTRINAS ESPIRITUALISTAS, ETC, UMAS MAIS ANTIGAS, OUTRAS MAIS RECENTES, RECLAMANDO PARA SI, QUALQUER DELAS, A VERDADE.

   CRIARAM EDIFÍCIOS FILOSÓFICOS,TEOLÓGICOS E METAFÍSICOS, ESTRUTURANDO TUDO COM RIGOR E PORMENOR; ENCAIXANDO-SE, PELA LEI DA AFINIDADE, ESTADO EVOLUTIVO E ÁREAS GEOGRÁFICAS DE INCIDÊNCIA; AGRUPANDO-SE EM ENTENDIMENTO DOUTRINÁRIO, COM A IDEIA FIRME DE QUE O SEU CAMINHO ESPIRITUAL É O CORRECTO AOS OLHOS DO CREADOR; APRESENTANDO UM DEUS À SUA IMAGEM E SEMELHANÇA: IMPIEDOSO, CASTIGADOR, VINGATIVO E CRUEL.

   AS CONTROVÉRSIAS ENTRE ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS E ESPIRITUALISTAS PASSARAM A DIVIDIR OS HOMENS. A DEFESA ACÉRRIMA DOS POSTULADOS DE CADA DOUTRINA ORGANIZACIONAL, LEVADA AO EXTREMO, PROVOCA O MORTICÍNIO EM NOME DO MESMO DEUS.

   PARA CÚMULO, MESMO DENTRO DE CADA UMA DELAS, INSTALAM-SE LUTAS DE CONCEITOS, DE PRECONCEITOS, DE PROTAGONISMO, DE PODER E DE PREPOTÊNCIA.

   NO INTERIOR DE CADA HOMEM, EXISTEM DOIS EUS: O EU SUPERIOR, EMANAÇÃO DIVINA, ESPÍRITO À IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS, ENFIM O SER REAL, E O EU INFERIOR, A INDIVIDUALIDADE EM CRESCIMENTO, O EGO FÍSICO, MENTAL E EMOCIONAL, EM TRANSFORMAÇÃO EVOLUTIVA.

   O PRIMEIRO UNE, O SEGUNDO DIVIDE.

   COMO O HOMEM AINDA É DOMINADO PELO SEGUNDO, VIVE EM DIVISIONISMO.

   É INTERESSANTE OBSERVAR QUE BUDA, NA SUA CAMINHADA ASCENSIONAL, PASSOU POR DIVERSAS LINHAS INICIÁTICAS, QUE NÃO RESULTARAM NO OBJECTIVO QUE PERSEGUIA. APESAR DA SUA APLICAÇÃO, SÓ SE REALIZOU POR VIA PRÓPRIA, A QUE CHAMOU AS QUATRO NOBRES VERDADES, PRODUTO DA SUA OBSERVAÇÃO DO MUNDO EM QUE VIVIA, ESTABELECENDO A VIA OCTUPLA, OU SEJA, O CAMINHO DO MEIO, OU RECTO AGIR, QUE  O LEVOU À COMUNHÃO COM DEUS.

   PIETRO UBALDI, NO SEU ESFORÇO DE COMPREENSÃO, AUXILIADO PELA MEDIUNIDADE, ESTABELECEU TAMBEM O SEU ESQUEMA, “O SISTEMA E O ANTI-SISTEMA”, DE ACORDO COM O SEU SENTIDO DE COMPREENSÃO E RACIONALIDADE, NO ANSEIO DE ENCONTRAR A  VERDADE.

   A BLAVATSKY E SEUS SEGUIDORES, PELO ESTUDO DA CIÊNCIA VÉDICA, COMPILAM A TEOSOFIA, DITA RIGOROSAMENTE ESTABELECIDA PELA OBSERVAÇÃO IN LOCO, DOS DIVERSOS PLANOS DE FREQUÊNCIA VIBRATÓRIA, QUE RESPONDE À LÓGICA DOS SEUS ENTENDIMENTOS INTELECTUAIS E ESPIRITUAIS.

   OS ROSA-CRUZES, ATRAVÉS DA COSMOGONIA DE HEINDEL DÃO-NOS O SEU COMPLEXO ESQUEMA ESTRUTURAL, QUE TUDO EXPLICA, PARA SATISFAÇÃO DA LÓGICA E DA RACIONALIDADE DOS SEUS ADEPTOS.

   A DOUTRINA ESPÍRITA VEM,  EM TEMPO OPORTUNO,DAR O SEU IMPULSO RACIONAL E LÓGICO, EXPLICANDO COM ESFORÇO CIENTÍFICO, OS FENÓMENOS PSÍQUICOS QUE, ATÉ ENTÃO, NÃO TINHAM EXPLICAÇAO PLAUSÍVEL E SE PROCESSAVAM DE FORMA EMPÍRICA.

   PARA ALÉM DISSO, VEIO DAR RESPOSTAS A PERGUNTAS QUE FAZEM PARTE DAS LEIS DA EVOLUÇÃO E DA VIDA, E CUJA IGNORÂNCIA  ERA CAUSA DE MUITA INCOMPREENSÃO. A SUA SIMPLICIDADE,BLIMIDADE E RACIONALIDADE TORNOU-A MUITO POPULAR.

   A ELA ADEREM AQUELES QUE OBTÊM EXPLICAÇÃO PARA OS SEUS SOFRIMENTOS E CONTORVÉRSIAS DO RELACIONAMENTO HUMANO E AINDA DE SITUAÇÕES QUE ATÉ ENTÃO ERAM INEXPLICÁVEIS PARA O VULGO DA HUMANIDADE, LEVANDO-OS A ACREDITAR QUE ENCONTRARAM A VERDADE.

   ALLAN KARDEC, O SEU CODIFICADOR, ERA UM HOMEM INTELIGENTE,  DE BASE CIENTÍFICA E,  PORTANTO,  SABIA  QUE TUDO SE ENCONTRA EM MUTAÇÃO. POR ISSO, DEIXOU PORTAS ABERTAS PARA O INEVITÁVEL PROGRESSO DA CIÊNCIA E DAS IDEIAS. SALVO RARAS EXCEPÇÕES, MUITO POUCOS O ENTENDERAM.

   CITANDO UM ESPÍRITA  CREDÍVEL, WALDO VIEIRA, EM UM DOS SEUS ESCRITOS, CAUTELOSAMENTE ADVERTE: NÃO ESTRANHE O LEITOR ESPÍRITA SE ENCONTRAR CAPÍTULOS COM TEMAS RARAMENTE ABORDADOS NAS PERQUIRIÇÕES DOUTRINÁRIAS. COMO AFIRMARA ALLAN KARDEC, A DOUTRINA DOS ESPÍRITOS É EVOLUTIVA.

   PARA QUEM TEM ACESSO À INTERNET, VERIFICA QUE SÓ HÁ  BEM POUCO TEMPO,  UMA MASSA CRÍTICA DE ESPÍRITAS VEM DESENVOLVENDO PROGRESSOS.

   O HOMEM COMUM, O PROFANO, PENSA SOBRE A VIDA E A MORTE, PROCURANDO ENCONTRAR RESPOSTAS QUE EXPLIQUEM ESTE  ROSÁRIO DE MISÉRIA, FÍSICA, MORAL E INTELECTUAL, TODO  ESTE  TURBILHÃO DE LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA E LÁ VAI CONSTRUINDO A SUA VERDADE, COM DEUS OU SEM DEUS.

   NESTE CONTEXTO DIVISIONISTA, APARECE O FANÁTICO, QUE ACTUA NO ÂMBITO FUNDAMENTALISTA, NA IDEIA DE QUE FORA DA  SUA CRENÇA NÃO HÁ MAIS NADA, E CUJA MANIFESTAÇÃO PODE SER DE VIOLÊNCIA OU DE PASSIVIDADE CONFORMISTA.

   QUALQUER DELES DEMONSTRA QUANTO A MENTE HUMANA SE ENCONTRA  APRISIONADA, ENCARCERADA, NO EDIFÍCIO POSTULAR DA SUA CRENÇA ESPIRITUAL.
PAULO DE TARSO ACONSELHAVA, A QUEM O OUVIA, O EXAME NÍTIDO, RACIONAL, INTELIGENTE, DE TODAS AS ESCRITURAS, NA PROCURA DA VERDADE, DIZENDO:  EXAMINAI TUDO, MAS ABRAÇAI SÓ O QUE É BOM.

   NINGUÉM  POSSUI A VERDADE. TODOS TÊM ALGO DA VERDADE,¬QUER SEJA ENTIDADE COLECTIVA, QUER SEJA INDIVIDUAL.

   EXISTEM PARTES DA VERDADE, DISPERSAS, CONFUSAS E IMPERFEITAS, MAS NÃO SÃO A VERDADE, TAL COMO TUDO QUE CONHECEMOS É PARTE DO TODO, MAS NÃO É O TODO, PORQUE O TODO É O ABSOLUTO E O ABSOLUTO É DEUS.

   NÃO SE PODE RETER, PRENDER A VERDADE. ELA DÁ SINAIS DE SI EM TUDO E EM TODOS, PORQUE TUDO ESTÁ EM TUDO E TUDO INFLUENCIA TUDO.

   AQUELES QUE, DE FACTO, ATINGIRAM A VERDADE, ESTÃO NO  MUNDO SEM SEREM DO MUNDO. PORQUE A VERDADE, ESTANDO IMPLÍCITA NO MUNDO, ESTÁ PARA ALÉM DO TRANSITÓRIO, DO ILUSÓRIO. A VERDADE É REALIDADE ABSOLUTA.

   PARA ENCONTRAR A VERDADE, TEM O HOMEM DE PROCEDER A UMA TRANSFORMAÇÃO TOTAL DO SEU EGO FÍSICO, MENTAL E EMOCIONAL, VISTO QUE NINGUÉM DESCOBRE DEUS. DEUS É QUE SE REVELA AO HOMEM QUANDO ESTE OBTEVE, POR MÉRITO PRÓPRIO, AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA O EVENTO.

   PARAFRASEANDO A ANÁLISE DE SENSIBILIDADE ESPIRITUAL DE PENSADORES, DIREMOS:

   O HOMEM PROFANO NO MEIO DOS PROFANOS, É NA GENERALIDADE, RUIDOSAMENTE SOCIAL.

   O MÍSTICO LONGE DOS PROFANOS, É SILENCIOSAMENTE SOLITÁRIO.

   O CRÍSTICO NO MEIO DOS PROFANOS, É SERENAMENTE SOLIDÁRIO. PARA QUE O HOMEM POSSA SER SERENAMENTE SOLIDÁRIO COM TODA A HUMANIDADE, SÓLIDAMENTE CRÍSTICO, É NECESSÁRIO QUE TENHA PASSADO PELO ESTÁGIO DA SOLIDÃO SILENCIOSA, PROFUNDAMENTE MÍSTICO, LONGE DA SOCIEDADE DOS PROFANOS, RUIDOSAMENTE PROFANOS.

   É NESTE PERÍODO DA MÍSTICA SOLITÁRIA, QUE O HOMEM LANÇA OS ALICERCES INABALÁVEIS PARA O SEU EDIFÍCIO CRÍSTICO DE SOLIDARIEDADE UNIVERSAL.

   SÓ DEPOIS O HOMEM APRENDEU POR EXPERIÊNCIA ÍNTIMA, NO  SILENCIOSO ABISMO DA MÍSTICA, O QUE ELE É, E O QUE É DEUS. SÓ DEPOIS É QUE SE PODE ATREVER A SER DE TODAS AS CREATURAS DE DEUS, SEM DEIXAR DE SER DE DEUS.

   PODE ENTÃO ANDAR POR TODOS OS MUNDOS DE DEUS, SEM DEIXAR DE SER DO DEUS DOS MUNDOS.

   EM TODA A CREAÇÃO ESTÃO INSERIDAS, INTRÍNSECAMENTE, INFINITAS CONDIÇÕES E VIAS DE AUXÍLIO À EVOLUÇÃO DOS SERES, PORQUE NADA ACONTECE POR ACASO, TUDO TEM UMA RAZÃO DE  SER.

   AS RELIGIÕES, LINHAS E DOUTRINAS ESPIRITUALISTAS, SÃO CAMINHOS POR ETAPAS DA ASCESE HUMANA, NA PROCURA DA VERDADE, COM TODOS OS CHAMADOS ERROS E DESVIOS DOS HOMENS, QUE FAZEM PARTE DA CREAÇÃO, DESDE O PRINCÍPIO, IMPLICITAMENTE PREVISTOS.

   OBTER ESTA COMPREENSÃO, LEVA O HOMEM A UM ESTADO DE UNIVERSALISMO, A UM SENTIMENTO DE QUE PERTENCE A TODAS AS VIAS DA ESPIRITUALIDADE E NÃO É EXCLUSIVAMENTE DE NENHUMA.

   A FILOSOFIA ORIENTAL TEM DUAS FRASES, QUE SÃO LAPIDARES PARA O ENTENDIMENTO DA CHEGADA DO HOMEM À VERDADE:

   HOMEM, CONHECE-TE A TI MESMO.

   QUANDO O DISCÍPULO ESTÁ PRONTO, O MESTRE APARECE.

   E JESUS, O NOSSO MESTRE DOS MESTRES HOMINAIS, AO MOSTRAR-NOS O CAMINHO QUE NOS CONDUZIRÁ A CASA DO PAI, ESCLARECEU-NOS SOBRE A VERDADE, DIZENDO:

              “ UM DIA, CONHECEREIS  A  VERDADE E A VERDADE VOS
               LIBERTARÁ “.


                                                                                     
      10-09-2003               Abrame                          

Hermes
« Última modificação: Agosto 04, 2008, 17:25:13 pm por hermes »

Offline Cascais

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 97
  • Karma: +3/-0
Re: A Procura da Verdade
« Responder #2 em: Agosto 03, 2008, 22:48:26 pm »
Companheiros


Toda a gente recebe os mesmos sinais de Deus. O desejo de agir da forma espiritual mais elevada chega até nós a partir de algo que se situa para além dos cinco sentidos.
Recusamos acreditar que nos encontramos interligados. Mas na verdade quando se apela ao amor, toda a gente procura mostrar o perfeito amor; quando se apela à compaixão, cada pessoa procura mostrar perfeita compaixão. Isto tanto vale para o criminoso, o santo, o empresário, o ditador, ou o operário fabril.
 A mensagem é cristalina; o filtro é impuro.

Uma palestra de D. Chopra

Um abraço
Cascais

Offline Cascais

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 97
  • Karma: +3/-0
Re: A Procura da Verdade
« Responder #3 em: Agosto 04, 2008, 11:42:06 am »
Companheiros

Deus o Protector enquadra-se num mundo de sobrevivência difícil, pleno de ameaças físicas e de perigos.
Deus o Todo-Poderoso enquadra-se num mundo de lutas pelo poder e ambição, onde a competição desenfreada é rainha.
Um Deus de Paz enquadra-se num mundo de solidão íntima onde a reflexão e a contemplação são possíveis.
Deus o Redentor enquadra-se num mundo onde o crescimento pessoal é encorajado e os conhecimentos se mostram frutuosos.
Deus o Criador enquadra-se num mundo em constante renovação, onde a inovação e a descoberta são apreciados.
Um Deus dos Milagres enquadra-se num mundo de profetas e videntes, onde a visão espiritual é alimentada.
Um Deus do Puro Ser - (Eu Sou) - enquadra-se num mundo que transcende todas as fronteiras, um mundo de possibilidades infinitas.

Se aceitas que o mundo é o que formos, é lógico aceitar que Deus é o que formos.

A maneira do pensar de D. Chopra

Abraço Fraterno

Cascais


Offline hermes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 181
  • Karma: +5/-0
Re: A Procura da Verdade
« Responder #4 em: Agosto 04, 2008, 18:07:54 pm »
AMIGO cASCAIS
Uma pequena história para relembrar o segredo esotérico que estando vendo não vê e ouvindo não ouve.

             RELIGAR       


   ERA UMA VEZ UM HOMEM QUE, EM PEQUENINO, FOI LEVADO PARA MUITO LONGE, A FIM DE INICIAR A SUA EDUCAÇÃO.
   
   NÃO OBSTANTE A SUA TENRA IDADE, LEVOU NO SEU CORAÇÃO A IMAGEM E A BELEZA DO AMBIENTE PARADISÍACO DA QUINTA ONDE NASCERA, JUNTO À AZENHA MOVIDA PELAS ÁGUAS DO RIO, ONDE TANTAS VEZES NADARA E BRINCARA.

   JAMAIS SE PÔDE SEPARAR DA NOSTALGIA DAQUELE AMBIENTE,  DE UMA NATUREZA CHEIA DE ENCANTO, HARMONIA E  PAZ, EM QUE A FLORA  REGADA POR ÁGUA CLARA, DE UMA PUREZA SAGRADA, ERA O HABITAT DE PASSARINHOS DE MIL CORES,E DE LINDOS E BELOS ANIMAIS, QUE DELICIOSAMENTE PASTAVAM EM VERDES PRADOS.

   PERCORREU MUNDO, E FOI INICIADO EM DIVERSOS OFÍCIOS. APRENDEU NO MUNDO, NO TRABALHO ÁRDUO E NAS VICISSITUDES DE QUE ELE É COMPOSTO, O SEGREDO DA VIDA, TENDO SEMPRE NA SUA MENTE, A IDEIA DE VOLTAR ÀQUELE LOCAL ONDE NASCEU.

   E ASSIM ACONTECEU.QUANDO LÁ CHEGOU, JÁ NÃO ENCONTROU
NINGUÉM QUE O CONHECESSE. OS PAIS E OS FAMILIARES JÁ TINHAM PARTIDO, PORQUE TINHA HAVIDO UMA GRANDE CATÁSTROFE CLIMATÉRICA. O RIO E A TERRA TINHAM  SECADO; TUDO ERA ÁRIDO E DESOLADOR. A ÚNICA COISA QUE  LHE  DISSERAM,  FOI QUE OS PAIS LHE HAVIAM DEIXADO A QUINTA POR HERANÇA.

   CANSADO DA VIDA E DO MUNDO, NÃO DESANIMOU; TINHA  UM ÚLTIMO TRABALHO A EFECTUAR. A SUA ALMA ASSIM LHE PEDIA, QUERIA QUE A SUA QUINTA VOLTASSE A SER O PARAÍSO  QUE, EM TANTOS ANOS, ACALENTARA. QUERIA VOLTAR A SER PEQUENINO, PARA PODER VIVER DE NOVO A INOCENTE  FELICIDADE DA LIBERDADE INFANTIL.

   AQUELA TERRA NÃO DEIXAVA ENTRAR ENXADA, ERA VERDADEIRAMENTE
AMARGA; NECESSITAVA DE ÁGUA REVIGORANTE, PORQUE TINHAM SIDO MUITOS ANOS DE INFORTÚNIO, DE UMA SECURA IMENSA NAQUELA SOLIDÃO, ONDE PADECIA DE MUITA SEDE.

   PERCORREU MONTES E VALES,  ATÉ QUE, AO VOLTAR, CRENDO AINDA, ENCONTROU, SURPREENDIDO, BEM PERTINHO, UM RIACHO QUE SEMPRE ALI ESTIVERA, SEM QUE TIVESSE DADO POR ISSO, E POR ONDE BORBULHANTE DESLIZAVA ÁGUA DE UMA PUREZA IMACULADA. PRECIPITOU-SE NO RIO, LOUCO  DE ALEGRIA, SACIANDO A SUA SEDE E, DE IMEDIATO, TRATOU  COM ESMERO, DE COLOCAR CANAIS PARA QUE A ÁGUA IRRIGASSE A SUA HERDADE.

   TRABALHOU SEM DESCANSO, CAVANDO A TERRA  JÁ  MALEÁVEL, PLANTOU ÁRVORES, JARDINS CHEIOS DE  FLORES, RELVOU OS CAMPOS, REUNIU ANIMAIS E TRATOU DELES, TORNANDO-OS MANSOS E COOPERATIVOS; OS PASSARINHOS VOLTARAM A ENCHER OS CÉUS COM OS SEUS CHILREIOS E A SUA GRAÇA.

   REFEZ O LAR DA SUA FELICIDADE. TODO O DEAMBULAR   PELO MUNDO, POR TUDO QUE NELE PASSOU, PELO ESFORÇO DE RECONSTRUÇÃO DA SUA QUINTA, FORAM  APRENDIZAGEM E  ELEVAÇÃO, QUE LHE DERAM A SATISFAÇÃO DO CUMPRIMENTO DE SER VIDA CONSCIENTE.

           DEPOIS DE TANTO TEMPO, ERA O REGRESSO E A RECONSTRUÇÃO DA CASA DE ONDE SAÍRA.

16-11-2005                                                 Abrame

Hermes                                                                                                                                                                                                   
« Última modificação: Agosto 04, 2008, 20:25:45 pm por hermes »