Autor Tópico: Princípios espirituais de mestres  (Lida 10011 vezes)

Offline hermes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 181
  • Karma: +5/-0
Princípios espirituais de mestres
« em: Outubro 28, 2010, 15:02:40 pm »
Companheiros do Caminho
Aqui vos transcrevo algo do Osho que o Abrame muito apreciou e quero partilhar convosco.

O verdadeiro mestre.
Ao folhearmos o livro de palestras de Osho " A semente de Mostarda " deparámos com um texto, que nos chamou a atenção por ser algo que todos os entendidos de assuntos espirituais focam.

Ninguém pode capacitar ninguém da sabedoria espiritual, por muito sábio que seja, se o ouvinte ainda não tiver atingido as condições evolutivas necessárias para poder entender em profundidade o que lhe está a ser transmitido, porque isso requer uma grande transformação pessoal de sensibilidade da alma humana já destituída dos conceitos materiais incorrectos que a mente incorporou como real e que não fazem parte da verdadeira realidade, porque esta é infinita e a primeira é ilusória.

Por isso a frase: "Ouvindo não ouvem e vendo não vêm".

Necessário se torna, que o iniciante da demanda se disponha a lutar com perseverança e força de vontade de libertar-se dos valores do mundo, não esquecendo que quando o discípulo estiver pronto o mestre aparece, para que  possa  alvorecer na iluminação da realidade.

_________________________________________________________

Mas vamos ao texto: ( Segundo o livro o evangelho de que se serviu foi o apócrifo de Tomé).

            " Jesus disse:
    - Possivelmente, os homens pensam que eu vim trazer a paz ao    mundo, porque não sabem que na verdade eu vim à terra trazer a    divisão, e com ela o fogo, a espada, a guerra."   

   Quando procura um mestre como Jesus, o leitor vem em busca de paz. A questão é que não tem consciência de que veio ter com a pessoa errada. No seu estágio evolutivo, tal como ele é, agora não é possível alcançar a paz. E se alguém lhe proporciona paz, é uma paz de morte. Para o tipo de pessoa que você é, o que significa tornar-se «pacífica»?. Significa que deixou de lutar antes de ter conquistado o que quer que fosse. Para uma pessoa com as suas características, o que significa atingir o silêncio?  Significa que assume o silêncio sem ter tocado o seu eu superior, É um mero silêncio conformado. É assim que se distingue um verdadeiro mestre de um falso mestre. Um falso mestre dá-lhe consolo e paz, independentemente do caminho que você tiver percorrido. Funciona como um tranquilizante, um comprimido para dormir.
  Mas se estiver perante um verdadeiro mestre, o critério é outro: qualquer que seja o tipo de paz que você atingiu, ele vai destruí-la; qualquer que seja o conforto que você possui, ele será desmantelado. Um verdadeiro mestre cria perturbação e conflito. Um verdadeiro mestre não o pode consolar, porque não é seu inimigo. Todas as formas de consolo são venenosas. Um verdadeiro mestre ajuda a pessoa a crescer, e crescer é difícil; há inúmeros obstáculos. Perante um verdadeiro mestre, muitos são os momentos em que gostaria de fugir dele, mas não pode fazê-lo, porque ele encontrá-lo-á onde quer que você esteja. O consolo não pode constituir um objectivo. Um verdadeiro mestre não pode proporcionar-lhe uma paz falsa. Proporciona-lhe crescimento, e, através desse crescimento, um dia você desabrochará. E nesse desabrochar haverá a verdadeira paz, o verdadeiro silêncio. O consolo é falso.
  Há muitas pessoas que vêm ter comigo, e eu compreendo porquê, e percebo os problemas que as levam a consultar-me. A maioria das pessoas procura consolo. As pessoas dizem-me: «Estou a passar grandes dificuldades. Não tenho paz, estou muito tenso. Dê-me alguma coisa - abençoe-me para que me possa sentir em paz.»
  O que significa isto? Se eu conseguir dar paz a estas pessoas, que significado tem esta paz? Se o fizer, estas pessoas nunca mudarão. Este não é seguramente o caminho correcto. Mesmo que um verdadeiro mestre também console as pessoas, esse consolo funciona como uma rede. O consolo cativa-o, e, entretanto, o mestre começa a desconstruir, a criar o caos em si.
  É imprescindível que passe pelo caos, porque, tal como é neste momento, você está absolutamente errado. Se alguém o consolar no seu estado actual, esse alguém só poderá ser seu inimigo. Ao apoiar-se neste tipo de pessoa, é certo que só irá perder tempo, vida e energia, e, no fim, o consolo de pouco lhe servirá. No momento da morte, todos os consolos se desvanecem, evaporando-se como por encanto.

__________________________________________________________     
Estamos lendo neste momento este livro de palestras, e, sinceramente estamos gostando muito do que trata. Nada perde em lê-lo, guardando para si o que achar de bom.
Abrame

Um abraço do vosso amigo Hermes

Offline hermes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 181
  • Karma: +5/-0
Re: Princípios espirituais de mestres
« Responder #1 em: Novembro 07, 2010, 18:40:06 pm »





Companheiros do Caminho
Não posso deixar de vos enviar mais um texto de Wagner Borges para vossa apreciação -Hermes
O Todo - Inspiração nas viagens espirituais
:: Wagner Borges ::

Antes de mais nada, saudações a todos os estudantes das experiências fora do corpo.
Este é um tema que merece muita atenção, lucidez e objetividade na abordagem. Trata-se de um estudo sobre uma das maiores aberturas que o espírito enredado na carne pode conseguir durante o seu estágio de aprendizado na Terra.

Por conseguinte, pode-se dizer que tal abertura propicia inúmeras possibilidades e cada estudante buscará aquilo que for de encontro às suas próprias características e tendências.
Por isso, os antigos mestres e hierofantes espirituais sempre aconselhavam seus pupilos e aprendizes a buscarem objetivos elevados e aspirações sublimes. Dentro da disciplina aplicada no contexto iniciático de seus estudos, esses professores da consciência ensinavam a seus pupilos a arte dos grandes vôos espirituais. Primavam pelos valores éticos e universalistas na abordagem das viagens espirituais para fora da matéria densa.

Além da postura responsável, eles também falavam de uma alegria e de um amor que surgem como estados de consciência dentro do coração, que serve sob os desígnios do Grande Anônimo. Falavam de uma luz que brilha mais do que bilhões de sóis juntos, pura essência divina animando cada ser, sutilmente na casa do coração, sede do espírito.

E quando eles falavam do "Todo que está em tudo", os seus olhos brilhavam tanto... Então, os seus pupilos notavam que os seus professores também eram pupilos de consciências mais vastas, sediadas algures, na imensidão interdimensional da vida.
E, acima de tudo, O Todo, O Supremo Hierofante de todos os seres.
Quantas vezes, naqueles momentos de inspiração profunda, os alunos perceberam que os seus mestres se colocavam, durante uma instrução, sob o efeito de uma luz suprema que vertia sobre eles trazendo as inspirações celestes e sublimes. Nesses momentos, as lágrimas desciam, sob efeito do amor, operando as sutis transformações no coração e na mente.
E ali, no cerne das iniciações espirituais - muitas delas, fora do corpo, em grupo - realizadas com os amparadores que davam assistência àqueles trabalhos, os alunos aprendiam a valorizar as aberturas de consciência e as possibilidades de descerrarem novos horizontes, sempre em nome da luz.

Essa mesma luz que brilha no coração.
Essa mesma luz que ama e sorri, e que inspira as viagens espirituais profundas, e que sempre afirma, dentro do próprio ser, a sua imortalidade perene.
Sim, essa mesma luz que faz o estudante espiritual voar sorrindo e tranqüilo, consciente de suas possibilidades, contente consigo mesmo, agradecido pela abertura e sonhando com O Todo, seu verdadeiro Hierofante, a Causa de sua vida, o Amor de seu amor, a Luz de sua luz, o Sol Criador de todos os sóis...
O Todo, sua inspiração nas viagens espirituais.

P.S.: Enquanto o seu corpo físico dorme, você, em espírito, alça vôo para outros planos e realidades conscienciais. Ou seja, você dá uma volta em sua casa real, o plano extrafísico, seu lugar de origem antes desta vida atual. E aí, você encontra os seus afetos extrafísicos, amigos dessa e de outras jornadas, todos muito vivos, também em espírito. O resultado disso é uma profusão de abraços altamente energéticos, verdadeira festa da vida em outros planos de consciência. Essa é uma das riquezas das experiências fora do corpo: elas levam o espírito projetado para fora do corpo diretamente ao plano espiritual, sem intermediários, e lhe provam, cabalmente, a existência da consciência além da matéria. O resultado disso é óbvio: desaparece o medo da morte e seu terror, e fica no lugar uma grande alegria, por reconhecer-se como consciência imperecível e participante da existência cósmica.
Agradeço aos amparadores extrafísicos do grupo dos Iniciados pela inspiração e apoio nesses escritos projetivos.
Wagner Borges
Um abraço do vosso amigo Hermes

Offline hermes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 181
  • Karma: +5/-0
Re: Princípios espirituais de mestres
« Responder #2 em: Novembro 16, 2010, 17:21:55 pm »
Companheiros do Caminho
Este nosso amigo que não conheço pessoalmente escreve umas coisas muito boas e eu quero partilhar convosco aquilo que acho que é muito bom.

O Tao da lembrança vital
:: Wagner Borges ::

(Falando de Viagens Espirituais Pelos Nove Céus)

Você se lembra de seu tempo de liberdade extrafísica, quando voava montado no dorso do dragão de Chi? Quando visitava os sábios espirituais na morada celestial?
Você se lembra dos nove céus e das viagens espirituais? E dos sábios risonhos, cheios de contentamento, ensinando que o riso dissolve diversos males do espírito e solta o fluxo do Chi?
Você se lembra de rir junto com eles? E se lembra de que o poder não é do homem, mas do Tao, a suprema urdidura vital?
Você sente saudades dos vôos espirituais? E seu coração clama pelas luzes sutis?
Você deita o corpo no leito pensando nisso? Ou apenas adormece no turbilhão de pensamentos e memórias do dia?
Você deita e eleva os pensamentos ao Tao? Ou somente mergulha nas formas mentais do dia-a-dia, que gravitam ao seu redor?
Você ainda medita nos nove céus? Ou se deita agitado demais?
Você sabe relevar os dramas e desculpar os outros?
Você ainda ri de si mesmo? Sabe transformar seu próprio ridículo em alegria e liberdade?
Você ainda aprecia o dia ensolarado? E o cheiro de terra molhada de chuva?
E vê, na natureza - e nos seres -, o grande mistério do Tao?
Você ainda se encanta com o misterioso principio vital?
Você se sente feliz, só por existir, simplesmente?
Você ainda carrega a jóia do discernimento em seu coração?
Você se sente honrado de participar da existência?
E agradece ao Tao por isso?
Os sábios ainda se lembram de você.
Então, lembre-se deles também e voe novamente...
E ria, agradecendo ao Tao, por tudo.

Paz e Luz.

São Paulo, 04 de setembro de 2007.

- Notas:
* Tao - do chinês - O Caminho; a essência de tudo; O Todo. Na verdade, o TAO não pode ser descrito ou explicado por palavras humanas. Por isso, deixo a cargo do sábio Lao-Tzé uma explicação mais apropriada:
"Há algo natural e perfeito, existente antes de Céu e Terra.
Imóvel e insondável, permanece só e sem modificação.
Está em toda parte e nunca se esgota.
Pode-se considerá-lo a Mãe de tudo.
Não conhecendo seu nome, chamo-o TAO.
Obrigado a dar-lhe um nome, o chamaria Transcendente."
- Lao Tzé - in "Tao Te Ching" - China; Século VI a.C.

* Chi - do chinês - força vital, energia. Dentro dos ensinamentos taoístas, a força vital é polarizada na natureza das coisas em dois aspectos fenomênicos: o Yin e o Yang, as alternâncias do Chi, as polaridades da energia.

* Nove Céus - metáfora taoísta para os diversos níveis dos planos extrafísicos.

* Dragão de Chi - metáfora taoísta significando o equilíbrio das energias; ou seja, para voar montado no dorso do dragão - controle das energias -, é necessária grande força de vontade. Por isso os sábios chineses de outrora eram representados simbolicamente - nas iniciações taoístas - montados nos dorsos dos dragões.

* Viagens Espirituais - experiências fora do corpo; viagens astrais; projeções astrais; projeções da consciência; viagens fora do corpo; desprendimentos espirituais.

* Enquanto digitava essas linhas, lembrei-me de um outro texto que apresenta grandes correlações com as idéias contidas nesse aqui. Penso que sua leitura poderá enriquecer a compreensão dos leitores em cima dessa temática projetiva e espiritualista com nuances taoístas. Por isso reproduzo o mesmo na seqüência.

O TAO DA SERENIDADE E DA ALEGRIA

Observe a flor que desabrocha no momento certo.
Ela sorri para as gotinhas de orvalho e para o sol.
Em seu sorriso está o Chi.
Ela não pensa, mas sua sensibilidade agradece ao Tao.

Observe a cascata correndo por entre as pedras.
Ela nunca olha para trás.
O seu destino são as grandes águas.
Ela corre junto com o Chi e sente o Tao.

Sorva tranqüilamente uma caneca de chá morno.
Pense que cada gole é o Tao.
Faça isso de olhos fechados e medite.
Seja suave, amigo e sereno.

Nunca renegue a si mesmo.
Para o Tao, tudo é sagrado.
Os opostos são alternâncias do Chi.
Yin e Yang são irmãos, equilíbrio é paz.

Persevere nos bons princípios.
Feche os olhos, e sente-se com paciência.
Junte as mãos em frente ao peito.
Faça o azul do céu entrar em sua testa.

Arremesse longe a arrogância.
Agradeça ao Tao, venere a vida.
Seja flor e cascata, saúde o Chi.
Limpe as emoções, seja sereno.

Viaje espiritualmente aos nove céus.
Deite o corpo no leito, arremesse longe o medo.
Pense numa bola azul acima da cabeça, outra abaixo dos pés.
Sinta o azul preenchendo o seu corpo, por cima e por baixo.

Medite no Tao.
O azul eletrificado percorre o seu corpo.
Decole o espírito nas correntes de luz.
Visite os sábios extrafísicos nos planos celestes.

Por favor, remova as dores da tristeza.
Isso faz estragos nos pulmões.
Não respire apenas o ar, respire o Chi junto.
Pense que o Chi é o ouro da vida.

Duas maravilhas: paciência e simplicidade.
O Tao admira essas duas qualidades.
Por isso os sábios são fortes e serenos.
Eles são cascata e flor e sempre agradecem...

P.S.: Essas são as orientações por hoje.
Os amigos do Tao-Chi sempre agradecem a oportunidade de fluir pela existência nos nove mundos.
Nunca se esqueça: quando você sorri, o Chi circula melhor pela sua aura.
O segredo do segredo é apenas esse: seja sereno e sorria.
Caminhe contente, pois o Tao a tudo abençoa.
Por favor, circule o Chi, e seja alegre.

- Tao-Chi -
(Recebido espiritualmente por Wagner Borges - São Paulo, 04 de dezembro de 2002).

- Nota de Wagner Borges - escrita em 06 de dezembro de 2002:
Em relação ao trecho desse texto que indica uma técnica projetiva visualizando bolas de luz azul, quero fazer uma colocação que acho pertinente.
Muitas pessoas ficam sideradas por técnicas projetivas e tornam-se presas da ansiedade. Na verdade, a melhor técnica projetiva que existe é dormir tranquilamente. Enquanto o corpo denso dorme, os laços energéticos que prendem o psicossoma em sua estrutura se soltam parcialmente, e a aura e o duplo etérico - campo energético que permeia o corpo físico - se abrem.

Então, o psicossoma se desprende temporariamente do casulo físico e alça vôo às paragens extrafísicas ou físicas para onde suas afinidades lhe direcionem. É um processo natural e ocorre não somente com os seres humanos, mas também com os animais. Ou seja, ele acontece por comandos automáticos da própria natureza.
A questão importante não é como se projetar, pois isso já acontece naturalmente, mas sim como despertar a lucidez extrafísica e, posteriormente, imprimi-la no cérebro físico no momento da entrada no corpo. Outra ponderação séria diz respeito ao que fazer numa projeção, aonde ir e com qual intenção.

Talvez seja interessante o candidato a projetor consciente ponderar sobre o seguinte:
"Carrego para dentro do meu sono a carga dos meus pensamentos e sentimentos, e isso determina a condição vibracional do meu psicossoma durante o desprendimento. Será que estou levando para o extrafísico o peso das minhas ansiedades ou aquela leveza vibracional permeada pelas minhas melhores aspirações de crescimento consciencial?"
Durante uma projeção é possível descansar espiritualmente e refazer-se energeticamente em ambientes saudáveis da natureza ou do plano extrafísico. Da mesma forma que no plano físico é possível alguém sair apenas para passear, como forma de lazer, também é possível fazer o mesmo durante uma projeção. Contudo, até mesmo nisso há que existir o bom senso. Alguém gosta de passear em zonas escuras e cheias de presenças desagradáveis?
Alguém pode pensar: "Estou cansado demais, será que posso me projetar apenas para dar um passeio e flutuar à toa, sem maiores preocupações?" Isso é absolutamente normal, da mesma forma que alguém no plano físico pode passear à toa para descansar a mente. Contudo, há uma grande distância disso para a leviandade de pensar o seguinte: "Será que posso ver minha vizinha tomando banho pelada enquanto eu estiver projetado? Será que posso ir projetado conhecer Paris? Projeção astral é tão legal, pois posso sair do corpo e conhecer o meu duende da sorte, ver a vida alheia e perguntar para o meu anjo qual é a cor da minha aura."

Portanto, até mesmo em um simples passeio extrafísico estará vigorando a sintonia espiritual dos objetivos da própria pessoa. Voltando à questão das técnicas projetivas, pode-se dizer que quem fica muito siderado nisso, e não presta atenção no que porta em seu mundo íntimo, acaba por ficar retido por sua própria ansiedade.
Uma técnica projetiva é útil na medida em que faz a pessoa motivar-se sadiamente para o despertar da lucidez extrafísica. É útil para desviar os pensamentos das preocupações do cotidiano e direcionar o psicossoma para parâmetros mais elevados. Para uma melhor compreensão desse ponto, vamos fazer uma analogia com a prática do Ioga.
A respiração é algo absolutamente natural e ninguém ensina um bebê a respirar. Porém, alguém que pratica Ioga poderá aprender diversas técnicas de controle respiratório e bioenergético e desfrutar dos benefícios conscienciais oriundos de sua prática disciplinada.
Da mesma forma, a projeção da consciência para fora do corpo físico é absolutamente natural, basta dormir ou relaxar o suficiente para o padrão de ondas cerebrais chegar naquelas condições projetivas adequadas.
Por diversas vezes, vi crianças e também animais projetados durante o sono. Que livro eles leram? Que técnicas eles usaram?
Eles estavam projetados de forma absolutamente natural, sem ansiedades ou dramas existenciais.
Porém, embora a projeção seja algo natural, assim como respirar, também é verdade que quem estuda o tema de forma profunda poderá desfrutar dos benefícios conscienciais oriundos de sua prática disciplinada.
Nesse aspecto, uma técnica projetiva, bioenergética ou meditativa poderá ajudar em muito o desenvolvimento de um projetor atento ao seu potencial interno.
O alerta aqui fica por conta da ansiedade das pessoas, que imaginam que técnicas psicofísicas são uma espécie de fast-food da espiritualidade.
Finalizando esse esclarecimento, sugiro aos interessados que prestem atenção nessa técnica sugerida pelos amparadores chineses do Tao-Chi, que são craques nessa área. Tenho aprendido muito com eles ao longo dos anos.
No entanto, o que mais admiro neles é sua alegria e serenidade apresentadas em todas as ocasiões. E essas duas coisas são mais importantes do que qualquer técnica.
Tomara que todos nós, eternos neófitos da vida, possamos fazer boas viagens espirituais, dentro ou fora do corpo, sempre objetivando que aconteça o melhor para todo mundo. Sempre pensando no progresso consciencial de todos os homens.
Sempre vibrando PAZ E LUZ nos objetivos.

P.S.: Esses escritos adicionais foram feitos horas antes de uma palestra pública no IPPB - onde a presença média é de cerca de 200 presentes por palestra -, justamente sobre projeção da consciência e maturidade espiritual. Cada pessoa presente recebeu uma cópia desses escritos.

- Notas do texto:
* Tao-Chi: equipe extrafísica de amparadores chineses ligados à egrégora - atmosfera espiritual - do Taoísmo. Originalmente eram duas equipes: a equipe Tao e a equipe Chi. Posteriormente, as duas equipes se fundiram numa só: Tao-Chi.
Esse grupo me passa ensinamentos oriundos do Taoísmo adaptados à realidade ocidental e aos estudos espirituais modernos, notadamente sobre as projeções da consciência e os estudos de Bioenergia.
No meu livro "Viagem Espiritual III" - publicado pela Editora Universalista - há diversos textos desse grupo extrafísico. Também há diversos textos deles em nossa seção de textos periódicos - projetivos e espiritualistas - em meio aos textos já postados no site.
Wagner Borges

Com um abraço amigo do Hermes.
 
é bom.

Offline hermes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 181
  • Karma: +5/-0
Re: Princípios espirituais de mestres
« Responder #3 em: Dezembro 13, 2010, 16:55:32 pm »
Companheiros do Caminho
Mais uma vez vos trago um artigo do Walter Borges para vossa apreciação. « Nas trilhas de Luz do Eterno»

Nas trilhas de Luz do Eterno
:: Wagner Borges ::

Amigos e irmãos de senda espiritual, ergam o olhar e os pensamentos para o infinito.

Com o coração, que sabe ver o Eterno, vejam a Mão do Grande Ancião dos Dias sustentando miríades de orbes e sóis na imensidão sideral.

Olhem a Via Láctea, que é grande aos olhos dos homens, mas é apenas um ponto minúsculo diante do olhar cósmico d'Ele.

Imaginem a imensa trama sideral e os inumeráveis universos, todos vivendo no mesmo Sopro Vital do Eterno.

Pensem nas luzes dos incontáveis sóis, todos acesos e brilhando por causa da Luz d'Ele.

Agora, olhem para si mesmos e pensem no Incomensurável Poder que os trouxe à existência. Percebam o milagre que é existir.

Meditem: Aquele que acendeu todos os sóis, também acendeu todos os seus chacras.

Aquele que, com apenas um sopro, criou o infinito, também sopra em seus corações.

Ele é a respiração de tudo que respira! É o Sopro Vital do Eterno.

Luz das luzes, Amor do amor, O Grande Espírito sopra por onde quer...

Então, a vida se expressa, em todos os planos.

Sob o aceno d'Ele, tudo vive. Brilhamos na Luz d'Ele.

Ele, O Grande Arquiteto do Universo, que engendrou o grande mistério.

Ele, O Grande Ancião dos dias, que acende os sóis e sopra em nossos corações.

O Único. O Profundo. O Supremo. O Inefável. O Todo.

P.S.: Como o sábio estelar Hermes Trismegistro ensinava aos iniciados de outrora, "O Inefável é invisível aos olhos da carne, mas é visível à inteligência e ao coração"
Wagner Borges´

Com muita amizade Hermes
 

Offline hermes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 181
  • Karma: +5/-0
Re: Princípios espirituais de mestres
« Responder #4 em: Dezembro 19, 2010, 11:17:47 am »
Companheiros do Caminho
Por ser um tema pouco abordado e doi qual gostei muito vos envio mais uma mensagem de Walter Borges para vossa apreciação.

Mulheres - Sagradas e Amadas
:: Wagner Borges ::

(Centelhas Vivas da Mãe Divina)

Todas as mulheres são sagradas.
Porque elas são nossas irmãs!
Devem-lhe respeito o parceiro, o pai, o filho, o irmão, e todos os homens.
Porque a Mãe Divina está dentro delas.
Elas são Suas joias preciosas e veículos da Vida,
Podemos desejá-las, pois isso faz parte do jogo vital da Natureza.
Mas não podemos aviltá-las, de forma alguma.
Porque elas são nossas irmãs!
E, mesmo quando elas se esquecem de sua essência espiritual e cometem erros, ainda assim são centelhas vivas da Grande Fonte Imanente.
Podemos olhá-las e amá-las, mas conscientes de que estamos nos fundindo à Mãe Divina, por intermédio delas.
Ah, parceira, mãe, filha, prima, tia, avó, amiga... São todas elas nossas irmãs!
E todas elas são muito amadas pela Mãe Divina.
E não importa o jeito que têm ou o que fazem, pois são sempre pedacinhos vivos de um Grande Amor, que permeia a tudo.
Às vezes, elas falham (assim como nós mesmos), mas a Mãe Divina as abraça, incondicionalmente.
E elas também choram por seus parceiros, filhos, pais, irmãos e amigos...
E a Mãe Divina, em silêncio, transforma suas lágrimas em pétalas de luz.
Sim, elas são nossas irmãs!
E a luz da Grande Mãe brilha nos olhos delas.
Então, vamos respeitá-las e honrá-las!
E, assim, transformaremos a nossa arrogância e machismo em novas expressões de equilíbrio e alegria na jornada afetiva com elas.
E, juntos, honraremos a Mãe Divina.
Para a parceira, a nossa admiração e amor.
Para a mãe, a nossa gratidão.
Para a filha, o apoio incondicional.
Para as amigas, o compartilhamento da lealdade no convívio.
Para todas elas, nossas irmãs, um grande beijo no coração.

P.S.:
Ah, Mãe Divina, nós lhe agradecemos, por tudo.
E pedimos a Sua inspiração para transformarmos a nossa prepotência masculina em compreensão e luz.
Porque masculinidade não se prova por meio da violência e da opressão.
E caráter firme não é teimosia nem truculência.
Caráter é integridade! E o que integra o Ser é o Amor.
Chega de arrogância e violência contra as mulheres.
Porque elas são nossas irmãs!
Vamos deixar para trás aquela mentalidade antiga e dolorida.
E vamos escutar os nossos corações cantando uma nova jornada criativa nas relações com as mulheres de todas as condições e lugares.
Porque elas são nossas irmãs!

- Wagner Borges -

Com muita amizade do vosso companheiro de percurso Hermes.


Offline hermes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 181
  • Karma: +5/-0
Re: Princípios espirituais de mestres
« Responder #5 em: Dezembro 26, 2010, 12:02:17 pm »
Companheiros do Caminho.
Mais uma mensagem do Wagner Borges intitulada «Onda após Onda.Tudo é Ele». São assunto profundos onde a nossa alma se alimenta.

Onda após onda. Tudo é Ele!
:: Wagner Borges ::

Onda após onda, a vida segue...
É tudo oceano do Todo.
Praias, surfistas, golfinhos... tudo é onda d'Ele!

Há ondas de todos os tipos: grandes, pequenas, suaves...
Há também maremotos ocasionais, e baías tranqüilas...
Homens, navios, pescadores... tudo é onda d'Ele!

Onda após onda, cada coisa tem seu momento.
No fluxo e refluxo das marés, cada ser aprende o que é preciso.
Seres celestes, ou das profundezas abissais, tudo é onda d'Ele!

Onda após onda, na Terra ou no Astral, a vida segue...
E, para quem sabe ver com o coração, tudo é lição.
Na infinita tapeçaria sideral, homens e estrelas, tudo é onda d'Ele!

Tudo passa. Tudo muda. As ondas vão e vêm...
É preciso navegar pela vida com sabedoria e equilíbrio.
O que vale é a lição, que também é onda d'Ele!

Onda após onda, vale a pena viver.
Há dias ensolarados e, outros, chuvosos, e a vida segue...
Sol e chuva, homem e mulher, estrela e chão, tudo é onda d'Ele!

Chão de estrelas, céu dos espíritos, a vida segue...
Chá gelado ou café quentinho, na Terra e além, sempre vida...
Escritor e leitor, no eterno livro da vida, tudo é onda d'Ele!

Tudo é Ele. Tudo é Ele. Tudo é Ele...

Paz e Luz.

- Nota:
Enquanto eu escrevia esse texto, rolava no som o belo CD "Open Sky", da banda pop-celta inglesa Iona - lançado na Inglaterra no ano de 2000. A segunda música do disco chama-se "Wave After Wave" - "Onda Após Onda". Foi daí que tirei o título desse texto.
Obs.: A terceira música também é maravilhosa.


Prema

Há um Amor que governa a existência, além de toda medida.
Não possui forma ou tamanho, não está submetido à ação do tempo.
Esse Amor não tem nome. Está em tudo!
É Ele que gera toda luz.
É Ele que encanta o coração dos sábios.
Esse Amor age de formas admiráveis, além daquilo que os homens percebem...
No âmago dos sóis ou dentro da luz do coração, é Ele que faz a vida acontecer...
Desde o Multiverso até uma simples bola de gude, em tudo Ele está!
É incondicional!
É Prema!

Paz e Luz.

- Nota:
* Prema - do sânscrito - amor divino. Comparado com o amor dos homens, que é condicional e sujeito a alterações emocionais, Prema é o amor cósmico, incondicional, além das emoções convencionais. Ou seja, é puro amor e bênção contínua. Jamais condena e a tudo compreende.


CORAÇÃO-OLHOS DE LÓTUS

Krishna, Senhor dos Olhos de Lótus!
Ontem, eu não te viHoje, te vejo melhorAmanhã, certamente te verei mais claramente.
E, mais à frente, te encontrarei em meu coração.
Então, verei refletido no brilho dos teus olhos, o brilho do meu próprio olhar.
Na luz desse reencontro, no silêncio que só o céu estrelado pode compreender, o despertar na consciência cósmica.
No entanto, ainda tenho muito que aprender, para chegar nessa condição consciencial.
Por enquanto, basta-me apenas sentir o teu toque em meu coração, para que o brilho do amanhecer surja em meus olhos.
Sim, My Lord, só me basta ter o vislumbre espiritual do teu olhar, apenas por um momento, em meu coração, para tudo virar sol e canção.
Para que eu sinta a luz do teu olhar viajando nessas modestas linhas, até outros corações...
Talvez mais alguém sinta que ganhou o dia, só por te sentir um pouquinho, mesmo sem te ver em todo o teu esplendor.
Sim, talvez outros olhos brilhem mais, algures...
Nessa mesma sintonia gloriosa, que não se explica, só se sente...
Jay Krishna!
Wagner Borges

Com um grande abraço do vosso amigo Hermes

 

Offline ajce1962

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 284
  • Karma: +4/-0
Re: Princípios espirituais de mestres
« Responder #6 em: Janeiro 08, 2011, 15:55:14 pm »
Todas as vezes que o homem deseja alguma coisa desordenadamente, torna-se logo inquieto. O soberbo e o avarento nunca sossegam; entretanto, o pobre e o humilde de espírito vivem em muita paz. O homem que não é perfeitamente mortificado facilmente é tentado e vencido, até em coisas pequenas e insignificantes. O homem espiritual, ainda um tanto carnal e propenso à sensualidade, só a muito custo poderá desprender-se de todos os desejos terrenos. Daí a sua frequente tristeza, quando delas se abstém, e fácil irritação, quando alguém o contraria.

Se, porém, alcança o que desejava, sente logo o remorso da consciência, porque obedeceu à sua paixão, que nada vale para alcançar a paz que almejava. Em resistir, pois, às paixões, se acha a verdadeira paz do coração, e não em segui-las. Não há, portanto, paz no coração do homem carnal, nem no do homem entregue às coisas exteriores,  mas somente no daquele que é fervoroso e espiritual.

Não há melhor e mais útil estado que se conhecer perfeitamente e desprezar-se a si mesmo. Ter-se por nada e pensar sempre bem e favoravelmente dos outros, prova de grande sabedoria e perfeição.

Oh! Como passa depressa a glória do mundo! (Tomás de Kempis)



http://ezequiel-universos.blogspot.com/ Participem e comentem, amigos e amigas!!

Namasté

Offline ajce1962

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 284
  • Karma: +4/-0
Re: Princípios espirituais de mestres
« Responder #7 em: Dezembro 02, 2011, 15:35:39 pm »
A resignação

"Não sou um mestre da literatura ou das ciências deste mundo, mas um homem de mente simples. Nunca desejei aprender ciência alguma, mas desde tenra idade busquei a salvação de minha alma, e descobrir como poderia herdar ou possuir o reino do céu. Encontrei em meu interior um poderoso contrarium, ou seja, os desejos pertencentes ao corpo e ao sangue; Ingressei numa árdua batalha contra a minha natureza corrupta, e com o auxílio de Deus, decidi superar a vontade demoníaca que havia herdado, vencê-la e penetrar totalmente no amor de Deus no Cristo. Daquele momento em diante, resolvi considerar-me como um morto quanto a minha forma herdada, até que o Espírito de Deus tomasse forma em mim, para que Nele e através Dele, pudesse conduzir a minha vida. Isso era praticamente impossível, mas permaneci firme em minha sincera resolução, travando uma dura batalha contra mim mesmo. Enquanto buscava e lutava, com o auxílio de Deus, uma luz maravilhosa surgiu em minha alma. Era uma luz completamente estranha à minha natureza descontrolada; nela reconheci a verdadeira natureza de Deus e do homem, a relação existente entre eles, algo que nunca havia compreendido, e que nunca teria buscado".

A compreensão da verdade de que nada somos, mas que Deus é tudo, é o princípio da verdadeira fé, que forma a base do verdadeiro conhecimento e o primeiro passo no caminho do desenvolvimento espiritual.

Querer, desejar, saber, depositar a vontade, não fazer nada além do que Deus quer, deseja, sabe ou faz no homem e através do homem é a verdadeira resignação; é a mais profunda humildade para a mente carnal; é, ao mesmo tempo, a glorificação de Deus no homem, e portanto o estado mais elevado que se pode alcançar. F. H.(J.Boehme)


Offline ajce1962

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 284
  • Karma: +4/-0
Re: Princípios espirituais de mestres
« Responder #8 em: Dezembro 26, 2011, 19:27:44 pm »
O Conhecimento

"Agrada ao Supremo revelar seus segredos através do tolo, olhado pelo mundo como sendo um nada; percebe-se que seu conhecimento não procede destes tolos, mas Dele. Portanto, peço que considerem meus escritos como sendo os de uma criança a quem o Supremo manifestou Seu poder. Há tanto dentro deles, que nenhum tipo ou quantidade de argumentação ou raciocínio pode compreender ou alcançar; mas para os iluminados pelo Espírito, sua compreensão é fácil, e não passa de uma brincadeira de criança".

"O entendimento nasce de Deus. Não é produto de escolas onde a ciência humana é ensinada. Não condeno o aprendizado intelectual, e se eu tivesse obtido uma educação mais elaborada, com certeza isso seria uma vantagem para mim, quando minha mente recebia o dom divino; mas agrada a Deus, transformar a sabedoria deste mundo em tonteira, e dar Sua força ao fraco, a fim de que todas as coisas se curvem diante Dele".

"Enquanto Deus me guia com Sua mão protetora, entendo aquilo que escrevi; mas quando Ele se oculta, não reconheço meu próprio trabalho; isso prova a impossibilidade de penetrar os mistérios de Deus sem o auxílio do Espírito Santo".

"Quem lê esses escritos e não pode compreendê-los, não deve colocá-los de lado, imaginando que nunca serão compreendidos. Deve buscar mudar a sua vontade, elevar sua alma a Deus, rogando-lhe a graça e a compreensão, e então ler novamente. Com certeza, irá perceber mais verdade do que antes, até que por fim o poder da vontade de Deus se manifeste nele, atraindo-o para as profundezas, para o fundamento supranatural – isto é dizer, na eterna unidade de Deus. Então ele irá ouvir as reais mas inexprimíveis palavras de Deus, que irão conduzi-lo através da radiação divina da luz celestial, mesmo com as formas mais grotescas da matéria terrestre, e daí novamente de volta para Deus; e o Espírito de Deus irá buscar todas as coisas nele e com ele".

Aquele que não deseja nada para si mesmo, a ele tudo será dado. O infinito não pode ser contraído, a fim de ser compreendido pela mente finita do homem; a mente do homem é que deve se expandir através do poder do Espírito, tornando-se consciente de sua infinidade e assim irá conceber a verdade infinita.

"O conhecimento espiritual não pode ser comunicado de um intelecto para outro, mas deve ser buscado no Espírito de Deus.
(J. Boheme)

Namasté

Offline ajce1962

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 284
  • Karma: +4/-0
Re: Princípios espirituais de mestres
« Responder #9 em: Janeiro 07, 2012, 01:17:37 am »
O que quer que você faça, na busca pela iluminação, te aproxima. O que quer que você faça, sem se lembrar da iluminação, te afasta. Mas para quê complicar? Apenas saiba que você é além de todas as coisas e pensamentos. O que você quer ser, você já é. Apenas mantenha isso em mente.
Nisargadatta

Namasté

Offline maria

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 182
  • Karma: +2/-0
Re: Princípios espirituais de mestres
« Responder #10 em: Outubro 10, 2012, 03:16:31 am »

Olá Amigos!


Apenas por si próprio é feito o mal. Ele é autocriado.
Por si mesmo alguém é corrompido, por si mesmo
se evita o mal.

SRI MAHA KRISHNA SWAMI

APEGO AO SOFRIMENTO


O homem não nasceu para sofrer, mas sim para ser feliz, para ser consciente do divino. Essa afirmação não é muito conhecida, não por culpa dos Mestres, mas de quem profere ensinamentos em nome dos Mestres, sem estar preparado. Esses falsos orientadores indicam que o sofrimento é a maneira de se libertar porque não sabem qual é a solução para a libertação da dor. Provocam o sofrimento e se valem de um ensimamento do Mestre Jesus de desapego do corpo para dizerem que temos que sofrer para sermos conscientes do Ser Supremo. Mas somos divinos em essência e não temos que sofrer. Se sofremos é porque queremos.

Para se viver em harnonia não pode haver apego à dor.
Um maha yogue permanece em estado de felicidade perfeita e não deseja as coisas mundanas nem as celestiais, não se importa se o mundo o louva ou censura-o, não se preocupa se faz frio ou calor: se faz frio coloca uma roupa mais grossa, não reclama; e se faz calor, tira-a. É simples. Por que reclamar do tempo, do quotidiano, do mundo?

Deve-se ter confiança em si mesmo, confiança nos ensinamentos dos Mestres. Só assim o homem não será perturbado pela dualidade das tendências mentais.Terá purificado os seus sentimentos, seus impulsos e poderá sentir a realidade divina. É fácil vencer o ódio com o amor supremo, o apego com o discernimento, a falsidade com a verdade, a maldade com a bondade, a cobiça com o desapego. Muitos vencem batalhas, ganham fama no mundo e são aclamados como heróis. Porém somente aquele que elimina seus próprios apegos é um autêntico vencedor,

A tristeza e a dor surgem do egoísmo. Quando o ego desaparece, a tristeza e a dor cessam. é preciso esforçar-se para eliminar o ego profano para que possa viver a felicidade perfeita. Todos procuram essa felicidade, mas cada um já é a própria felicidade. É preciso apenas romper a idéia falsa de que não se é o divino, e desativar essa parte de forte apego eliminando o medo de que vai faltar algo, de que não se pode mais participar das coisas do mundo se tentar viver a essência divina. Porém é a pessoa com fantasias, com problemas que está proibida de participar do mundo. somente quando se vai pelo caminho da autoconscientização é possível emancipar-se, é possível realmente decidir se se vive ou não determinada experiência. A pessoa terá o discernimento, saberá o que é certo, o que é errado e assim tudo o que fizer será bem consciente. Nem por isso estará entrando ou saíndo do caminho espiritual.



Um abraço
Maria

Offline kunti

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 438
  • Karma: +3/-0
Re: Princípios espirituais de mestres
« Responder #11 em: Dezembro 05, 2013, 20:34:36 pm »
   

         Além do horizonte - Vida que segue...

                  Wagner Borges


Não há morte! Só há mudança de endereço e de planos.
Não posso provar isso para você. Mas provei para mim. E isso me basta.
Não é questão de doutrina espiritualista, essa ou aquela. É facto!
Pelo menos para mim. E também para outros que já venceram a barreira da carne.
Pessoas que se vêem como centelhas vivas, como pássaros livres, durante o sono.
E que se recordam das coisas do espírito, com as quais se identificam.
Não, não posso lhe provar nada disso, e nem quero. Isso é com o tempo e a vida.
Já me sinto feliz com a certeza que tenho e com os vôos espirituais que faço.
E, se escrevo sobre essas coisas do espírito, só eu é que sei os motivos.
Não sou mestre de nada. Nem discípulo de coisa alguma. Sou só eu mesmo.
Portanto, não espere nenhuma revelação contundente de minha parte.
Não tenho respostas para questões universais e nem tenho tal pretensão.
Mal conheço a mim mesmo. Mas o que sei já dá para o gasto de me fazer feliz.
Não posso lhe dar uma fé que não tenha nascido de seu próprio coração.
Assim como não posso viver e amar por você. O seu viver é seu!

Parece-me que minha certeza incomoda sua incerteza e suas dúvidas.
No entanto, suas dúvidas não incomodam minha certeza.  Nem me tiram o sono.
Então, como posso lhe dar uma certeza sobre uma dúvida que não é minha?
Ou seja, se você está incomodado com suas dúvidas, o problema é seu, não é?
E por que eu deveria me esforçar por um problema que é só seu?
Não, não sou eu que eliminarei suas dúvidas. É o tempo. É a vida. É a experiência.
Nada posso provar. Somente escrevo o que sinto e vejo em outros planos.
E, se alguém se sentir bem lendo e lembrar-se de uma Causa Maior, já está bom.
Não sou profeta. Graças a Deus! E nem super-médium ou mega-yogue.
Sou só eu mesmo, seu irmão de jornada nessa vida, aprendendo um monte de coisas.
Mas, que tem muita vida além da morte, ah, isso tem, sim. E que coisa legal é isso!
Como diz minha filha mais velha, que mora no Rio de Janeiro: "Aí, que maneiro!"
Ou, como diz um grande amigo espiritualista, que mora em Salvador: "Que massa!"
Já minha filha caçula, que mora aqui em São Paulo, hoje me perguntou o seguinte:
"Pai, espírito é gente, né?"
E eu apenas respondi o que sei: "Sim, filha. Os espíritos são gente.
E, alguns deles, são muito legais, iguais a gente mesmo.
E outros, meio atrapalhados, também iguais à gente.
Sim, eles são gente que vive além da carne, sorrindo ou chorando, alegres ou tristes,
maravilhosos e imperfeitos, simples e complexos, iguais à gente mesmo...
Estão vivos, como a gente. Vivem, amam e seguem, sempre aprendendo"...
Então, é isso. Digo para você o mesmo que disse para ela: "Os caras estão vivos!"
E que legal ter certeza disso! Mesmo que isso não prove nada para os outros.
Ah, mas que dá uma alegria danada de boa no coração, isso dá!
E isso não se explica, só se sente. É como a vida, não se explica, só se vive...
É como o amor, não se explica, só se sente...
E quem ama, sabe.
E quem sente, sabe que, quando o coração fala ao coração, não há mais nada a dizer.

No mais, Paz e Luz para você.

(Resposta a Carta de um Leitor)

(Esses escritos são dedicados aos trabalhadores espirituais,
encarnados e desencarnados, de todas as linhas,
que operam a favor do bem da humanidade, cada um de seu jeito,
mas sempre em nome da Luz.)

Wagner Borges - sujeito com qualidades e defeitos, 47 anos de "encadernação",
pai da Helena e da Maria Luz, mestre de nada e discípulo de coisa alguma,
contente só por existir e saber que a vida continua...
E por saber que espírito é gente desencarnada, e gente é espírito encarnado,
todos vivendo na mesma Fonte Imanente:
O Coração do Grande Arquiteto do Universo, Senhor de todas as vidas.



----------------------------------------------------------------------------------------------


    Om Shanti